Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme Muito além do jardim no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 12h07 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h12

No dia 11 de agosto de 2017, sexta-feira, a partir das 16h15, ocorreu uma nova sessão de cinedebate no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição – seguida pela posterior discussão – do filme “Muito além do jardim”. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de seus bolsistas deste programa de extensão (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Rafael Honório Morais de Oliveira, Rafael do Nascimento Sorensen e Thiffany Souza do Nascimento), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (Rafael Brock Domingos). Estiveram presentes também, participando ativamente deste evento, Dalila Munhoz (professora de história da Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou) e Ada Munhoz.

Professor Ricardo junto com estudantes que organizaram este cinedebate

O filme estadunidense “Muito além do jardim” (o título original em inglês é “Being there”) foi dirigido por Hal Ashby e lançado em 1979. No seu elenco ele conta com os importantes atores Peter Sellers e Shirley MacLaine, o primeiro no papel central do filme. Ele é baseado no livro “O videota” escrito por Jerzy Kosinski e é uma crítica contundente ao papel da televisão como veículo de comunicação de massas, sobretudo uma crítica ao seu caráter “descivilizatório” na nossa sociedade do espetáculo, das aparências e da alienação. Diversas informações sobre este filme (em inglês) podem ser obtidas no site do IMDB no link: <http://www.imdb.com/title/tt0078841/?ref_=fn_al_tt_1>.

Trata-se de uma comédia dramática que conta a história de um jardineiro de baixa inteligência que após a morte de seu patrão tem que sair da casa onde sempre viveu; quase toda a sua experiência de vida ocorreu por meio da sua interação com a televisão: ele não pensa, só absorve e repete os clichês que vê e escuta na TV! Os seus conhecimentos foram quase que na íntegra obtidos a partir da sua condição como telespectador ou no trabalho como jardineiro. Em todo momento, o jardineiro fala obviedades e platitudes, mas as pessoas que o cercam cada vez mais tendem a ver significados ocultos cheios de sabedoria em sua fala – que se limita aos termos televisivos superficiais a que teve acesso durante a vida. Mesmo assim ele acaba tendo cada vez mais influência em termos econômicos e políticos, em uma crítica bem humorada à futilidade da própria sociedade norte-americana: em certo momento ele é até mesmo considerado por alguns para uma possível candidatura presidencial! A cena final do filme – com uma referência religiosa – é, em certo sentido, ambígua e aberta para diversas leituras e interpretações. Esta é considerada a melhor atuação de Peter Sellers – foi seu penúltimo filme – em toda a sua carreira que sempre esteve muito associada ao papel do divertidíssimo inspetor Clouseau nos filmes da série “A pantera cor de rosa”.

Ada e Dalila juntamente com o professor Ricardo Plaza

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.