Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu filme “O violino vermelho”
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu filme “O violino vermelho”

Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 16h16 | Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 16h18 | Acessos: 1823

No dia 30 de agosto de 2018, quinta-feira, a partir das 13h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “O violino vermelho”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Caio Cesar Nogueira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza e do ex-bolsista de iniciação científica João Pereira Neto, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate foi organizado pelo professor Ricardo Plaza em conjunto com os professores Mauro Ribeiro Chaves e Ticiana Couto Roquejani.

Público presente no cinedebate sobre o filme “O violino vermelho”

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, em especial das duas turmas do ensino médio integrado com o técnico e dos cursos superiores de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. O público presente manifestou de diversas formas um envolvimento grande com o filme exibido, que ficou perceptível pela reação de entusiasmo da plateia.

Professor Ricardo Plaza com estudantes que organizaram o cinedebate sobre “O violino vermelho”

O filme “O violino vermelho” (o título em francês é “Le violon rouge”) foi dirigido por François Girard e lançado em 1998. Mais informações sobre este filme estão disponíveis (em inglês) aqui e (em português) aqui. O trailer deste filme pode ser apreciado aqui. Esta película aborda a trajetória (fictícia) de um violino de cor vermelha – considerado um instrumento perfeito e que teria despertado muitas paixões – ao longo de três séculos e por 5 países, com um mistério como trama de fundo.

Professores Ricardo Plaza, Ticiana e Mauro

A trilha sonora deste filme, de responsabilidade de John Corigliano, arrebatou um Oscar. Uma “playlist” que permite escutar as belas músicas deste filme pode ser acessada (“The Red Violin Soundtrack”) aqui. É importante lembrar que entre 1988 e 1989, John Corigliano escreveu sua Sinfonia n. 1 que homenageia seus amigos que estavam morrendo de AIDS nos primeiros anos desta pandemia; esta sinfonia pode ser apreciada aqui.

Diego Peres toca violino para os presentes após a exibição do filme

Após a exibição do filme, o estudante Diego Peres tocou ao violino duas músicas para o público presente: “Romance para violino Nº1” de Beethoven e “Gavotte en rondeau” de Bach; a gravação desta apresentação de Diego está disponível aqui.

Público aplaude a apresentação ao violino de Diego Peres

Diego lembrou que um dos personagens deste filme (Frederick Pope) é baseado em Niccolò Paganini, que ficou conhecido, de forma lendária, como sendo o “violinista do diabo”, pois teria feito um pacto com o diabo em troca da perfeição com que tocava violino, algo que acabou por consequência atraindo uma legião de fãs histéricas e apaixonadas, em cenas que se assemelhavam no século 19 às multidões de moças encantadas pelos Beatles e que compareciam maciçamente em seus shows nos anos 1960. Mais informações sobre a vida de Paganini podem ser obtidas pela leitura do artigo “Nicolo Paganini: O violinista do inferno” disponível aqui e no vídeo de 7 minutos “História da Música - Paganini - por João Vitor Braga” disponível aqui.

Diego Peres e professor Ricardo Plaza

Diego Peres é estudante do 4º semestre da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e está atualmente desenvolvendo um trabalho de pesquisa em nível de iniciação científica, com bolsa PIBIFSP, intitulado “Divulgação científica e ensino de física envolvendo energia escura e matéria escura”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Cena do filme “O violino vermelho”

Durante o debate, o professor Ricardo Plaza lembrou os presentes que atos de intolerância política podem vir de setores políticos de extrema-direita (como ocorreu na Alemanha nazista de 1933 a 1945 e como tem acontecido recorrentemente no Brasil), mas também de setores de extrema-esquerda; como mostra o filme, a partir de 1966, a China vivenciou por três anos a chamada “revolução cultural” com episódios de violência política contra suspeitos de deslealdade ao regime comunista: qualquer cidadão que, por exemplo, apreciasse a música clássica produzida por grandes compositores ocidentais era considerado um traidor da “luta dos trabalhadores” e perseguido por causa de seus gostos musicais.

Ao final, João Pereira Neto, que é estudante de Licenciatura em Matemática, lembrou que para quem se interessa por música, uma boa introdução é o vídeo intitulado “Por que gostamos de música?” do canal do Nerdologia do Youtube.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página