Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu episódio da série Além da Imaginação
Cinedebate

Cinedebate discutiu episódio da série Além da Imaginação

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 12h43 | Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 12h43 | Acessos: 1841

No dia 08 de outubro de 2018, segunda-feira, a partir das 18h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do episódio “O Abrigo”, da série “Além da Imaginação”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Caio Cesar Nogueira e Gabriel Xavier Luz), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Bolsistas que organizaram este cinedebate juntamente com o professor Ricardo Plaza

A série original “Além da Imaginação” (o seu título em inglês é “The Twilight Zone”) foi lançada em 1959 e até 1964 produziu 164 episódios em 5 diferentes temporadas. Esta foi uma série de televisão americana criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, e envolveu histórias que misturavam ficção científica, suspense, fantasia e terror.

Cartaz de divulgação de “Além da imaginação” (“The Twilight Zone”)

Mais informações acerca da série original (clássica) “Além da Imaginação” podem ser obtidas (em inglês) aqui e (em português) aqui. A grande maioria dos episódios abordava histórias com elementos inexplicáveis, tais como viagens no tempo, mundos paralelos, viagens espaciais, guerras nucleares e invasões alienígenas ambientadas numa "Zona do Crepúsculo" (“Twilight Zone”). Ela discutiu com um olhar crítico diversos problemas políticos e sociais de sua época. Em certo sentido, muitas séries atuais, como “Black Mirror”, bebem bastante da fonte de “Além da Imaginação”. Um bom artigo de análise da série original “Além da Imaginação” pode ser lido aqui. Outras duas séries com o mesmo título e a mesma perspectiva surgiram nos anos 1980 e nos anos 2000. Uma quarta série com mesmo título é esperada para ser lançada em 2019, segundo a imprensa especializada. Uma playlist com “The Twilight Zone Soundtrack” completa pode ser apreciada aqui.

“O Abrigo” (“The shelter”, no título em inglês), que é o terceiro episódio da terceira temporada de “Além da Imaginação”, descreve um jantar entre vizinhos que são amigos e que é interrompido por um boletim de alerta de um ataque nuclear iminente; alguns vizinhos então se voltam contra a única família que instalou um abrigo permanente contra bombas atômicas. Este episódio aborda a questão de como o nosso comportamento civilizatório é apenas um verniz que desaparece rapidamente quando sentimentos de medo afloram, fazendo surgir também manifestações de ódio e de intolerância. Mais informações sobre este episódio podem ser lidas em inglês aqui e também aqui.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.