Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate discutiu documentário "Nós que aqui estamos por vós esperamos"

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 19h58 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 15h14

No dia 17 de abril de 2018, terça-feira, a partir das 09h45 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de ex-bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy e Rafael Honório Morais de Oliveira), bem como dos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação também do professor Rodrigo Ribeiro de Oliveira. 

Público presente neste cinedebatePúblico presente neste cinedebate

A ideia original de exibir e debater este documentário surgiu em uma conversa do professor Rodrigo Oliveira com o professor Ricardo Plaza; ambos então decidiram pela realização deste cinedebate. Estiveram presentes estudantes de diferentes cursos (tais como Engenharia Civil, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, etc), bem como interessados por cinema, em geral.

Imagem do documentário Nós que aqui estamos por vós esperamosImagem do documentário Nós que aqui estamos por vós esperamos

O documentário brasileiro “Nós que aqui estamos por vós esperamos” foi dirigido por Marcelo Masagão e lançado em 1999. O filme é uma leitura cinematográfica de “Era dos Extremos” – livro escrito pelo brilhante historiador britânico Eric Hobsbawm sobre o século XX – por meio da colagem de imagens e da música melancólica composta por Wim Mertens como base no piano, de modo a evidenciar os contrastes de um mundo que se envolveu em dois grandes conflitos internacionais, a banalização da violência, o desenvolvimento tecnológico, a esperança por um mundo melhor e a loucura das pessoas. O livro “Era dos Extremos” pode ser obtido gratuitamente (em versão pdf) no site “LeLivros” (<http://lelivros.cricket>).

Professores Ricardo Plaza e Rodrigo OliveiraProfessores Ricardo Plaza e Rodrigo Oliveira

O mosaico – desenvolvido pelo documentário – de imagens poéticas e fascinantes do século XX tem o propósito de revelar assuntos sobre a vida e a morte neste período histórico e também as transformações culturais e sociais vividas. A mistura de fato e ficção objetiva questionar a condição humana, as suas contradições e as suas ironias.

Professor Rodrigo Oliveira analisa o documentárioProfessor Rodrigo Oliveira analisa o documentário

O filme pode ser assistido gratuitamente no site youtube no link: <https://www.youtube.com/watch?v=-PXo5oGztiw>. Esta obra cinematográfica utiliza de arquivos de filmes clássicos, bem como de fotos, pinturas e textos históricos e literários. Segundo o diretor trata-se de um "filme-memória", com imagens reais e textos criados com o objetivo de dar vida a personagens anônimos que permearam o século XX: as imagens falam por si só e não se faz necessária uma narração.

Cena apresentada no documentárioCena apresentada no documentário

O título do filme é inspirado em um letreiro localizado na entrada do cemitério da cidade de Paraibuna, no interior do Estado de São Paulo, onde está escrita a frase "Nós que aqui estamos, por vós esperamos": a obra de fato procura refletir sobre como o século XX se caracterizou pela banalização da vida e da morte e pela maximização da violência das guerras. Esta referência permite refletir sobre como a vida humana é frágil e concluir que todos os homens se igualam na hora da morte e vão para o mesmo local independente de suas realizações em vida e da quantidade de riqueza que acumularam. Este documentário foi premiado no Festival de Gramado em 1999 por sua montagem e, também, no Festival do Recife como melhor filme, melhor roteiro e melhor montagem.

Estudantes que organizaram este cinedebate juntos com professor Ricardo PlazaEstudantes que organizaram este cinedebate juntos com professor Ricardo Plaza

Trata-se – em certo sentido – de uma obra ao mesmo tempo perturbadora e comovente por diferentes aspectos. Dois bons artigos de análise a respeito deste filme são “Sobre o filme: "Nós que aqui estamos, por vós esperamos"” (<http://www.estrategiasarte.net.br/papeis-avulsos/sobre-filme-nos-que-aqui-estamos-por-vos-esperamos>) e “Nós que aqui estamos por vós esperamos - a morte em prol do progresso” (http://lounge.obviousmag.org/back_to_71/2014/01/amorteemproldoprogresso.html>).

Frase de McLuhan: Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homensFrase de McLuhan: Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens

Esta obra cinematográfica procura fazer uma reflexão sobre as histórias associadas aos personagens comuns e cotidianos do século XX. Uma ênfase especial é conferida às transformações pelas quais passou o papel da mulher na sociedade ao longo deste tumultuado século, em associação com a luta das sufragistas pelo direito de voto feminino, a industrialização, a guerra, a mudança de costumes, a revolução sexual e a emancipação feminina. Os historiadores Nicolau Sevcenko (1952-2014) e Eduardo Valladares foram os consultores de História deste documentário.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página