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Cinedebate abordou o filme “O menino que descobriu o vento”

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h42 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 18h42

No dia 05 de junho de 2019, dia mundial do meio ambiente, quarta-feira, pela manhã, entre 09h45 e 12h15, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “O menino que descobriu o vento”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e estudantes voluntários, tais como Ryan Nepomuceno Montemor e Rafael Brock Domingos, todos eles sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público que debateu o filme O menino que descobriu o ventoPúblico que debateu o filme O menino que descobriu o vento

Este cinedebate que – como todos os outros – foi aberto a qualquer interessado das comunidades interna e externa ao IFSP, foi organizado a partir de uma conversa inicial do professor Ricardo Plaza com as professoras Janice Peixer e Ticiana Couto Roquejani, coordenadora do curso técnico em informática integrado ao ensino médio.

Vinicius, Ryan, Rafael e Ricardo, na preparação do cinedebateVinicius, Ryan, Rafael e Ricardo, na preparação do cinedebate

Estiveram presentes neste cinedebate a cidadão Julia Balio, que mora em Ubatuba, e o aluno Vinicius Oliveira, que estuda na Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou, no Sertão da Quina, em Maranduba, município de Ubatuba.

Vinicius, Julia e RicardoVinicius, Julia e Ricardo

Dentre os vários docentes presentes estiveram os professores Renato Aurelio Mainente, Priscila Cristini dos Santos, Janice Peixer, Renan Cavichi de Freitas e Ângela Maria dos Santos. A equipe que organizou esta atividade cultural agradece também aos professores Wanderson Santiago dos Reis e Marilene Esquiavoni que apoiaram esta iniciativa, autorizando que seus alunos participassem deste cinedebate.

Professores Priscila, Ricardo e RenatoProfessores Priscila, Ricardo e Renato

O filme “O menino que descobriu o vento” foi lançado em 2019 pela Netflix e foi dirigido por Chiwetel Ejiofor que também trabalha como ator nesta película fazendo o papel do pai de um menino africano (em Malawi) que tenta usar os conhecimentos que tem sobre ciência para produzir eletricidade a partir da energia do vento.

Professores Ricardo e JaniceProfessores Ricardo e Janice

Em uma lista de 189 nações, o Malawi está no 171º lugar em desenvolvimento humano, segundo um índice do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD): portanto trata-se de um país extremamente pobre.

Professores Renan e RicardoProfessores Renan e Ricardo

O filme “O menino que descobriu o vento” aborda a história real de William Kamkwamba (interpretado no filme por Maxwell Simba), um menino curioso, afável, nascido em 1987 e cuja vida nunca foi fácil; depois de frequentar clandestinamente a biblioteca da escola que o expulsara por falta de pagamento da mensalidade, com a ajuda de um livro intitulado “Using Energy” (“Usando a Energia”), conseguiu fazer um moinho de vento que acionava eletricamente uma bomba para captar água do solo da região seca onde morava.

Professores Ângela e RicardoProfessores Ângela e Ricardo

Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês aqui <https://www.imdb.com/title/tt7533152/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1> e em português aqui <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-259993/>. O seu trailer legendado pode ser visto aqui <https://www.youtube.com/watch?v=OBprnlpM744>.

Após a exibição do filme ocorreu um debate sobre vários temas, em particular sobre a importância da educação pública, gratuita e de qualidade, bem como sobre a concepção de que o planeta Terra deve ser considerado como um todo, em relação ao qual não há “lado de fora”, no sentido em que usamos esta expressão quando dizemos que vamos colocar o nosso lixo doméstico na rua (para o caminhão de lixo pegar), “no lado de fora da casa”. Assim, é muito importante pensar globalmente, bem como agir em cada localidade na qual se habita de modo a diminuir os impactos ambientais das ações humanas.

Público presente nesta atividade sobre o filme O menino que descobriu o ventoPúblico presente nesta atividade sobre o filme O menino que descobriu o vento

Um relato sobre a história na qual se baseou este filme pode ser lido no artigo “O Menino que Descobriu o Vento: Conheça a história real que inspirou o filme” disponível aqui <https://www.huffpostbrasil.com/entry/netflix-o-menino-que-descobriu-o-vento_br_5c882330e4b038892f485674>.

Cena do filme O menino que descobriu o ventoCena do filme O menino que descobriu o vento

Ao final do debate foi projetado o vídeo de 3 minutos com o discurso da menina sueca Petra Thunberg – que é uma jovem ativista ambiental – na conferência COP24 que aconteceu em dezembro de 2018 na Polônia e que pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=skCmq5b74Rg>.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

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