Cinedebate abordou o filme “O menino que descobriu o vento”
No dia 05 de junho de 2019, dia mundial do meio ambiente, quarta-feira, pela manhã, entre 09h45 e 12h15, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “O menino que descobriu o vento”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e estudantes voluntários, tais como Ryan Nepomuceno Montemor e Rafael Brock Domingos, todos eles sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.
Este cinedebate que – como todos os outros – foi aberto a qualquer interessado das comunidades interna e externa ao IFSP, foi organizado a partir de uma conversa inicial do professor Ricardo Plaza com as professoras Janice Peixer e Ticiana Couto Roquejani, coordenadora do curso técnico em informática integrado ao ensino médio.
Estiveram presentes neste cinedebate a cidadão Julia Balio, que mora em Ubatuba, e o aluno Vinicius Oliveira, que estuda na Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou, no Sertão da Quina, em Maranduba, município de Ubatuba.
Dentre os vários docentes presentes estiveram os professores Renato Aurelio Mainente, Priscila Cristini dos Santos, Janice Peixer, Renan Cavichi de Freitas e Ângela Maria dos Santos. A equipe que organizou esta atividade cultural agradece também aos professores Wanderson Santiago dos Reis e Marilene Esquiavoni que apoiaram esta iniciativa, autorizando que seus alunos participassem deste cinedebate.
O filme “O menino que descobriu o vento” foi lançado em 2019 pela Netflix e foi dirigido por Chiwetel Ejiofor que também trabalha como ator nesta película fazendo o papel do pai de um menino africano (em Malawi) que tenta usar os conhecimentos que tem sobre ciência para produzir eletricidade a partir da energia do vento.
Em uma lista de 189 nações, o Malawi está no 171º lugar em desenvolvimento humano, segundo um índice do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD): portanto trata-se de um país extremamente pobre.
O filme “O menino que descobriu o vento” aborda a história real de William Kamkwamba (interpretado no filme por Maxwell Simba), um menino curioso, afável, nascido em 1987 e cuja vida nunca foi fácil; depois de frequentar clandestinamente a biblioteca da escola que o expulsara por falta de pagamento da mensalidade, com a ajuda de um livro intitulado “Using Energy” (“Usando a Energia”), conseguiu fazer um moinho de vento que acionava eletricamente uma bomba para captar água do solo da região seca onde morava.
Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês aqui <https://www.imdb.com/title/tt7533152/?ref_=nv_sr_1?ref_=nv_sr_1> e em português aqui <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-259993/>. O seu trailer legendado pode ser visto aqui <https://www.youtube.com/watch?v=OBprnlpM744>.
Após a exibição do filme ocorreu um debate sobre vários temas, em particular sobre a importância da educação pública, gratuita e de qualidade, bem como sobre a concepção de que o planeta Terra deve ser considerado como um todo, em relação ao qual não há “lado de fora”, no sentido em que usamos esta expressão quando dizemos que vamos colocar o nosso lixo doméstico na rua (para o caminhão de lixo pegar), “no lado de fora da casa”. Assim, é muito importante pensar globalmente, bem como agir em cada localidade na qual se habita de modo a diminuir os impactos ambientais das ações humanas.
Um relato sobre a história na qual se baseou este filme pode ser lido no artigo “O Menino que Descobriu o Vento: Conheça a história real que inspirou o filme” disponível aqui <https://www.huffpostbrasil.com/entry/netflix-o-menino-que-descobriu-o-vento_br_5c882330e4b038892f485674>.
Ao final do debate foi projetado o vídeo de 3 minutos com o discurso da menina sueca Petra Thunberg – que é uma jovem ativista ambiental – na conferência COP24 que aconteceu em dezembro de 2018 na Polônia e que pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=skCmq5b74Rg>.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
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