Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou o filme “O Carteiro e o Poeta”

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 12h48 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 12h48

No dia 14 de junho de 2018, quinta-feira, a partir das 16h15 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “O carteiro e o Poeta”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Diego Bortoleto Licca, Caio Cesar Nogueira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC do CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), e da ex-bolsista de iniciação científica Adriana de Andrade (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com bolsistas que organizaram o cinedebate sobre o filme “O Carteiro e o Poeta”

O filme “O Carteiro e o Poeta” (o título original em italiano é: “Il Postino”) foi dirigido por Michael Radford e lançado em 1994. O poeta Pablo Neruda é interpretado pelo ator francês Philippe Noiret. Já o ator italiano (napolitano) que faz o papel do carteiro, Massimo Troisi (que foi indicado ao Oscar de melhor ator), morreu no dia seguinte ao último dia de filmagem deste filme, de um ataque do coração. O coração de Troisi já se mostrava enfermo durante os trabalhos de filmagem, tanto é que o diretor sugeriu suspendê-lo, afirmando: "Em primeiro lugar, a saúde. Um filme não vale uma vida". Massimo Troisi teria respondido: "Mas acontece que este filme é a minha vida".

Estre filme se baseia no livro homônimo de autoria do escritor chileno Antonio Skármeta. A história do filme (que não é verdadeira, mas ficcional, apesar de mesclar alguns acontecimentos reais) narra a respeito da relação de amizade entre um carteiro italiano e o poeta chileno Pablo Neruda, exilado numa nas cercanias de um pequeno vilarejo pesqueiro em uma bela ilha da costa italiana no início dos anos 1950. Neruda recebeu o Prêmio Nobel de Literatura (em 1971) e foi um importante militante comunista em seu país natal, tendo sido pré-candidato a presidente do Chile pelo Partido Comunista Chileno em 1970 e retirado a sua candidatura em favor de Salvador Allende que se elegeu presidente pelo Partido Socialista Chileno, mas foi deposto pelo golpe militar de 11 de setembro de 1973 que estabeleceu uma ditadura militar brutal encabeçada pelo general Pinochet. O livro “Confesso que vivi” escrito por Pablo Neruda e com um caráter autobiográfico pode ser baixado (em pdf) gratuitamente no site “LeLivros”. O filme é uma obra profundamente humanista que discute questões filosóficas importantes, por exemplo, quando, em uma fala, Neruda afirma: “Morre lentamente quem se torna escravo do hábito”.

Cena do filme “O Carteiro e o Poeta”

Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no site IMDB e em português no site “Outras Palavras” e no site “A Casa de Vidro”. Um vídeo curto de 1 minuto que apresenta algumas das belas cenas deste filme pode ser assistido aqui.

Adriana debate a respeito do filme “O Carteiro e o Poeta”

A amizade estabelecida entre o carteiro e o poeta – pelo fato de o primeiro ter que entregar as cartas para o segundo – na história do filme permite que o carteiro aprenda o que é uma metáfora, o que o ajuda a conquistar uma bela mulher pela qual se apaixonou: Beatrice. O professor Ricardo Plaza afirmou que pessoalmente considera este um dos mais belos filmes da história do cinema. Há neste filme uma relação de aprendizagem mútua entre o carteiro e o poeta, como ressaltou a estudante Adriana, que lembra bastante a relação entre professor e estudante, na perspectiva do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. O estudante João, complementando, destacou que, na sua essência, esta obra cinematográfica trata da relação entre o erudito e o popular.

O debate ressaltou a bela trilha sonora deste filme, o que inclusive o levou a ser premiado com o Oscar de melhor trilha sonora original, produzida por Luis Bacalov; a linda música tema do filme está disponível para ser admirada aqui. O próprio filme “O Carteiro e o Poeta” (legendado) está disponível para ser assistido integralmente no site youtube aqui.

Ao final do cinedebate, a pedido do bolsista Rafael Brock, foi apresentado um vídeo em que é declamado o poema 20 de Pablo Neruda, “Puedo escribir los versos más tristes esta noche” (“Posso escrever os versos mais tristes esta noite”), disponível para ser escutado aqui. A tradução deste poema para a língua portuguesa pode ser lida no site “O Pensador” aqui. A este respeito, um dos belos momentos do filme é quando o carteiro argumenta: “A poesia não é de quem a escreve, mas sim de quem precisa dela”.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página