Cinedebate

Cinedebate abordou o filme “Feliz Natal” e a 1ª Guerra Mundial

Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 10h11 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 10h17

No dia 26 de novembro de 2018, segunda-feira, a partir das 16h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Feliz Natal”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Diego Bortoleto Licca), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Rafael do Nascimento Sorensen e Diego Corrêa Peres de Souza, e do ex-bolsista de iniciação científica João Pereira Neto, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a presença e participação do aposentado Miguel Angel.

Público presente ao cinedebate sobre o filme “Feliz Natal”

O filme “Feliz Natal” (o título original em francês é “Joyeux Noël”) foi dirigido por Christian Carion e lançado em 2005. O eixo narrativo principal desta obra envolve uma história ocorrida no início da 1ª Guerra Mundial (1914-1918), na guerra de trincheiras que ocorria em uma região do território da França nas proximidades da fronteira com a Alemanha; neste conflito em que estavam, de um lado das trincheiras, as tropas francesas e escocesas e, do outro lado, as tropas alemãs, na noite de Natal de 1914, os soldados de ambos os lados saíram de suas trincheiras e deixaram seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar a festividade. Neste ano de 2018 está fazendo 100 anos do final da 1ª Guerra Mundial (o Armistício de Compiègne entre os aliados e a Alemanha foi assinado em 11/11/1918): portanto é um bom momento para lembrarmo-nos dos retrocessos e da mortandade que conflitos militares como estes acarretaram para milhões e homens e mulheres. O filme ressalta a confiança no melhor lado da natureza humana: mesmo quando os tempos são sombrios é fundamental nunca perder a esperança e lutar para que que melhores tempos sucedam a barbárie! Deste modo, o filme “Feliz Natal” é uma obra antibelicista com uma mensagem de solidariedade.

Cena do filme “Feliz Natal”

O trailer legendado deste filme pode ser apreciado aqui. A bela cena em que os soldados de lados opostos se aproximam para uma confraternização natalina por ser vista aqui. O Hino dos Confraternizados (“Hymne des Fraternisés”) deste filme pode ser apreciado aqui. Mais informações sobre esta obra que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro podem ser obtidas em inglês aqui e em português aqui e também aqui.

Dentre os vários personagens do filme estão um tenente francês (interpretado por Guillaume Canet), um padre escocês (interpretado por Gary Lewis), um tenor alemão que se alistou no Exército (interpretado por Bruno Fürmann) e uma soprano dinamarquesa (interpretada por Diane Kruger), que consegue autorização para visitar o namorado na trincheira alemã no período do Natal. A cena em que é cantada a música “Ave Maria” pode ser assistida aqui.

Professor Ricardo Plaza e Miguel Angel

O debate salientou que na guerra o objetivo é eliminar o inimigo, algo que só consegue ser feito de modo maciço se foi realizada uma campanha em larga escala de desumanização do outro, ou seja, dos seres humanas que estão no campo oposto da batalha. Foi destacado também que em tempos de paz, a disputa política deve se dar entre adversários e não entre inimigos, ou seja, o objetivo da atividade política não pode ser a eliminação de quem pensa diferente, mas sim deve ocorrer pelo convencimento racional a partir de bons argumentos. O discurso de ódio que se opõe ao diálogo acaba no limite levando a uma situação favorável à guerra.

Cena do filme em que soldados se confraternizam

O site da prefeitura de Caraguatatuba, como ocorreu em diversos outras cinedebates deste ano de 2018, ajudou a divulgar previamente este cinedebate acerca da obra “Feliz Natal”, aqui. Toda a equipe deste programa de extensão que organiza os cinedebates agradece imensamente à secretária de comunicação social de Caraguatatuba, Malu Baracat, bem como à sua equipe, pela divulgação que vem realizando das atividades culturais que são realizadas no âmbito IFSP-Caraguatatuba.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.