Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou o filme "Antes que eu me esqueça"

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 17h24 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 17h24

No dia 05 de outubro de 2019, sábado, a partir das 9h30 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Antes que eu me esqueça”, uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Ricardo, Beatriz, Vinicius, Nicoli e AndréRicardo, Beatriz, Vinicius, Nicoli e André

A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de estudantes voluntários, tais como Nicoli Rocha Santos, Beatriz Aguida Gomes e Ana Julia Santos Oliveira, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professores Mauro, Ricardo e AlexandreProfessores Mauro, Ricardo e Alexandre

 A ideia original da realização deste cinedebate partiu dos professores Ricardo Plaza, Mauro Ribeiro Chaves e Alexandre Machado Rosa. Este cinedebate fez parte de um rol maior de atividades (tais como palestras e oficinas) que aconteceram no IFSP-Caraguatatuba na manhã de 05/10/2019, na semana do idoso, pois o dia 1º de outubro é celebrado como sendo o dia internacional do idoso. Estas atividades estiveram associadas ao componente curricular de “Projeto Integrado Aplicado” (PIA), que tem como fundamento motivador a integração e transferência de conhecimentos acadêmicos adquiridos nas demais disciplinas do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, para provocar uma maior reflexão sobre temas e questões sociais e culturais de nossa comunidade local, segundo o professor Mauro.

Ator José de Abreu que faz o papel do juiz Polidoro no filmeAtor José de Abreu que faz o papel do juiz Polidoro no filme

Participaram ativamente deste cinedebate tanto estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, bem como membros da comunidade externa ao IFSP, como foi o caso do Sr. João Carlos Moreira Cardoso.

João Carlos e professor Ricardo PlazaJoão Carlos e professor Ricardo Plaza

 O filme “Antes que eu me esqueça” foi produzido no Brasil, dirigido por Tiago Arakilian e lançado em 2018. Ele conta a história de Polidoro, um juiz aposentado de 80 anos (interpretado pelo ator José de Abreu de forma bem divertida) que vive sozinho na cidade do Rio de Janeiro e que há muito tempo não tem contato como seu filho Paulo (interpretado pelo ator Danton Mello), um pianista fracassado. Quando sua filha (interpretada pela atriz Letícia Isnard) entra com uma ação na justiça para interditá-lo, ele toma decisões que mudam bastante a sua vida. Uma das atrizes que se destaca bastante no filme é Guta Stresser (a “Bebel Carrara” do seriado “A Grande Família”) que faz o papel da dançarina Joelma. Mais informações em português sobre esta película podem ser encontradas em português no link <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-255393/> e em inglês no link <https://www.imdb.com/title/tt6544318/>. O seu trailer oficial pode ser assistido em <https://www.youtube.com/watch?v=Yq2IXr-SryY>.

Um dos temas abordados neste filme é o Alzheimer, uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta sobretudo em idosos e que está associada a uma deterioração cognitiva e da memória; mais informações podem ser encontradas no artigo intitulado “Alzheimer: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção” que está disponível para ser lido no link <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/alzheimer>. No filme, uma das frases ditas pelo juiz Polidoro – já bastante idoso – a esse respeito, permite entender melhor a questão: “É uma sensação horrível você ter a lucidez suficiente para perceber que parte dessa sua lucidez está lhe abandonando”.

Duas boas análises críticas sobre esta obra são: “Crítica – Antes Que Eu Me Esqueça – Agridoce, divertido e otimista na medida certa” disponível para ser lida no site “Cine Pop” no link <https://cinepop.com.br/critica-antes-que-eu-me-esqueca-agridoce-divertido-e-otimista-na-medida-certa-175615> e “Crítica – Antes que eu me esqueça” disponível para ser lida no site “Cinema Sim” no link <http://www.cinemasim.com.br/antes-que-eu-me-esqueca-critica/>.

Ana Julia, Ricardo, Nicoli e BeatrizAna Julia, Ricardo, Nicoli e Beatriz

A trilha sonora é um dos pontos fortes desta obra, talvez devido ao fato de que um dos personagens ser um pianista; as músicas dessa trilha sonora podem ser escutadas no link <https://tratore.com.br/um_cd.php?id=12663>. Em particular uma das músicas mais bonitas é “Gymnopédie No.1” do compositor francês Erik Satie e que pode ser escutada no link <https://www.youtube.com/watch?v=S-Xm7s9eGxU>. Outra bela música do filme é “Asturias” do compositor espanhol Isaac Albeniz e que pode ser escutada no link <https://www.youtube.com/watch?v=oEfFbuT3I6A>.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página