Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou filme "Nise" no CAPS do bairro Sumaré de Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 17h39 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 17h41

No dia 10 de outubro de 2019, quinta-feira, a partir das 9h da manhã, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II do bairro Sumaré de Caraguatatuba (localizado nos fundos do prédio da UBS – Unidade Básica de Saúde deste mesmo bairro), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme brasileiro “Nise – O coração da Loucura”, em um evento que contou com o apoio da equipe de bolsistas orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Foto: Público presente no cinedebate no CAPS - SumaréFoto: Público presente no cinedebate no CAPS - Sumaré

A organização deste cinedebate contou com a contribuição do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais”, do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate” e da bolsista de iniciação científica Nicoli Rocha Santos (que desenvolve o projeto de pesquisa “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news” com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Foto: André, Vinicius e Nicoli em frente à UBS-SumaréFoto: André, Vinicius e Nicoli em frente à UBS-Sumaré

O convite para a realização deste cinedebate partiu da psicóloga e terapeuta ocupacional Giovana Moreno que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do bairro do Sumaré e entrou em contato com o professor Ricardo Plaza de modo a avaliar a possibilidade da realização desse evento. A equipe de estudantes do IFSP-Caraguatatuba agradece profundamente a Giovana Moreno pelo apoio dado para que este cinedebate fosse um sucesso e atingisse os seus objetivos, dentre os quais o de debater sobre a importância de tratamentos humanizados para os transtornos mentais que acometem as pessoas. Mais informações sobre o CAPS-Sumaré podem ser obtidas no artigo “Unidade do CAPS II é inaugurada no Sumaré para atender mais 1 mil pacientes” disponível para ser lido no link <https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2019/06/unidade-do-caps-ii-e-inaugurada-no-sumare-para-atender-mais-1-mil-pacientes/>.

Foto: Giovana Moreno e Ricardo PlazaFoto: Giovana Moreno e Ricardo Plaza

Essa atividade contou com o apoio decisivo da coordenadora Cecília de Oliveira Alves Piauí que colaborou para a organização do evento, inclusive no que diz respeito ao espaço no qual o filme foi exibido. Acompanhando a equipe do IFSP-Caraguatatuba a este evento, esteve também a Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos que é docente do Centro Universitário Módulo nas áreas de psicologia e educação.

Foto: Ricardo, Divina e CecíliaFoto: Ricardo, Divina e Cecília

Participaram ativamente deste cinedebate servidores, pacientes e familiares que se utilizam dos serviços prestados pelo CAPS do bairro Sumaré no atendimento ao público, como, por exemplo, em práticas terapêuticas e de tratamento a transtornos mentais.

Foto: Público presente ao eventoFoto: Público presente ao evento

Ao chegar no CAPS-Sumaré, a equipe foi recebida por Giovana e por Cecília, e tiveram a oportunidade de conhecer o enfermeiro Robson de Lima Baldasso e o o professor Benedito Fernandes (Ditinho) que presta serviços na área da ginástica terapêutica.

Foto: Robson, Giovana, Cecília, Benedito e RicardoFoto: Robson, Giovana, Cecília, Benedito e Ricardo

Antes do início do cinedebate ocorreu uma pequena festa (organizada por membros da equipe do CAPS-Sumaré) de recepção aos cidadãos que vieram assistir o filme “Nise”, inclusive com “comes e bebes”.

Foto: Festa com comes e bebes que ocorreu antes da exibiçãoFoto: Festa com comes e bebes que ocorreu antes da exibição

A psicóloga Mirna Fleck de Sá esteve também presente participando ativamente de todas as atividades que aconteceram nessa manhã.

Foto: Professor Ricardo e psicóloga MirnaFoto: Professor Ricardo e psicóloga Mirna

Mirna estava presente com uma camiseta que fazia alusão à significativa frase de Nise da Silveira: “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”!

Foto: Mirna com camiseta estampada com frase de Nise da SilveiraFoto: Mirna com camiseta estampada com frase de Nise da Silveira

Também esteve colaborando decisivamente com a organização deste evento a assistente social Renata Garcia Ferreira.

Foto: Professor Ricardo e assistente social RenataFoto: Professor Ricardo e assistente social Renata

A musicista Rachel Guedes compareceu ao evento, convidada pela equipe que o organizou, de modo a incluir um pouco de música nas atividades dessa manhã.

Foto: Ricardo e RachelFoto: Ricardo e Rachel

Antes da exibição do filme “Nise”, Rachel acompanhou ao violão um coral que cantou algumas belas músicas antes do início da exibição do filme “Nise”.

Foto: Rachel e o coral cantam belas músicas aos presentesFoto: Rachel e o coral cantam belas músicas aos presentes

Dentre os vários cidadãos que participaram do coral e engrandeceram ainda mais o evento, esteve a estimada dona Cida Waack que com os seus 93 anos de idade continua ativa e participante das questões sociais e culturais da comunidade. 

Foto: Ricardo e Divina junto com a dona Cida WaackFoto: Ricardo e Divina junto com a dona Cida Waack

Foram também apresentados antes do início do evento os membros e colaboradores da equipe que atua no âmbito do CAPS-Sumaré, destacando-se a importância que todos eles têm para o sucesso das suas atividades.

Foto: Equipe de membros e colaboradores que atuam no CAPS-SumaréFoto: Equipe de membros e colaboradores que atuam no CAPS-Sumaré

Cecília e Giovana também destacaram para os presentes a importância da data deste cinedebate: desde o ano de 1992, o dia 10 de outubro foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental como sendo o Dia Internacional da Saúde Mental. Os problemas relacionados à saúde mental são considerados uma prioridade pela Organização Mundial de Saúde (OMS), vinculada à ONU, devido ao grande número de dias de incapacidade que transtornos mentais podem causar.

Foto: Cecília e Giovana explicam a importância do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro)Foto: Cecília e Giovana explicam a importância do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro)

Também esteve presente ao evento a psicóloga Giseli A. Prando que ao final do cinedebate procurou a equipe que organizou a sessão para elogiar a iniciativa e destacar a sua importância. Giseli se formou em psicologia na PUC-SP e atualmente trabalha como psicóloga no litoral norte paulista. 

Foto: Professor Ricardo juntamente com a psicóloga GiseliFoto: Professor Ricardo juntamente com a psicóloga Giseli

Por volta das 10h, o professor Ricardo Plaza apresentou algumas informações a respeito do filme “Nise – O coração da loucura” e a exibição dessa película se iniciou. O espaço em que aconteceu a sessão desse cinedebate ficou completamente lotado pelos interessados em assistir o filme. 

Foto: Cena do filme Nise exibido no CAPS-SumaréFoto: Cena do filme Nise exibido no CAPS-Sumaré

O filme “Nise – O Coração da Loucura” foi lançado em 2015 e teve a direção de Roberto Berliner. O seu trailer pode ser assistido em <https://www.youtube.com/watch?v=UeAUNvcM_xk>. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em português no site “Adoro Cinema” em <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-240724/>. A atriz Gloria Pires interpretou a psiquiatra Nise da Silveira, uma mulher de vanguarda que atuou durante o século XX para humanizar o tratamento de pacientes com transtornos mentais atendidos em hospitais psiquiátricos no Rio de Janeiro em particular, mas com impactos em todo o Brasil e no mundo inteiro.

Foto: Nise da Silveira, filósofa da almaFoto: Nise da Silveira, filósofa da alma

Em 1952, Nise da Silveira fundou o Museu de Imagens do Inconsciente (<https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Imagens_do_Inconsciente>) naquele que até então era o Centro Psiquiátrico Nacional do bairro de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Atualmente, esta instituição conta com um acervo grande de cerca de 350 mil obras de arte de pacientes com transtornos mentais, elaboradas a partir da metodologia da arte-terapia aplicada pela Doutora Nise. O vídeo de 13 minutos “Museu de Imagens do Inconsciente” apresenta um relato acerca da vida e do trabalho de Nise da Silveira e pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=eY8g0j8gyu8>.

Foto: Glória Pires (ao centro), a atriz que interpretou a psiquiatra Nise da SilveiraFoto: Glória Pires (ao centro), a atriz que interpretou a psiquiatra Nise da Silveira

A psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) foi a única mulher a se formar na turma de 1926 da Faculdade de Medicina da Bahia. Posteriormente, a partir de uma denúncia de que ela possuía livros marxistas, ela foi presa em 1936, por 18 meses, acusada de subversão e de envolvimento com o comunismo. A partir de meados dos anos 1940, ela revolucionou o tratamento mental no Brasil, manifestando-se contra as formas que julgava agressivas e violentas em tratamentos – tais como eletrochoques, confinamentos e lobotomia – e a favor de formas de tratamentos que consideravam a humanidade dos pacientes, como por exemplo pela interação com animais de estimação (como cachorros) e pela terapia ocupacional, em ateliês estruturados para que os doentes pudessem reatar os vínculos com a realidade se expressando por meio da arte, processo esse que ela chamava de um “caminho de cura”. Durante o debate foi salientado que uma das enfermeiras que mais ajudou o trabalho de Nise da Silveira e que é retratada no filme foi a dona Yvonne Lara (1922-2018) que posteriormente se tornou uma das sambistas mais importante do Brasil. Mais informações sobre este fato podem adquiridas pelo artigo “Dona Ivone Lara: ícone do samba brasileiro e enfermeira pioneira na Humanização em Saúde Mental” que pode ser lido no link <http://redehumanizasus.net/dona-ivone-lara-icone-do-samba-brasileiro-e-enfermeira-pioneira-na-humanizacao-em-saude-mental/>. O vídeo de 7 minutos “A importância de Nise da Silveira – Ocupação Dona Ivone Lara (2015)” tem informações valiosas sobre o trabalho de Nise da Silveira e pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=tBol9NeeJVE>. 

Foto: Nicoli, André e Vinicius, antes do início do cinedebate sobre o filme NiseFoto: Nicoli, André e Vinicius, antes do início do cinedebate sobre o filme Nise

Em particular, o filme destacou a relevância da troca de correspondências que ocorreu entre Nise da Silveira e o austríaco Carl Gustav Jung (1875-1861), fundador da denominada psicologia analítica e criador de conceitos muito importantes como os de arquétipo e de inconsciente coletivo. Ao final do evento, os presentes ganharam um marcador de livros com uma foto de Nise da Silveira e a frase: “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade”. 

Foto: Imagem em que Nise é a única mulher da turma de formandos 1926 da Faculdade de Medicina da BahiaFoto: Imagem em que Nise é a única mulher da turma de formandos 1926 da Faculdade de Medicina da Bahia

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página