Câmpus recebeu palestra sobre as obras do hospital regional de Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 17h35 | Última atualização em Quarta, 16 de Mai de 2018, 17h35

No dia 09 de maio, o câmpus recebeu a palestra sobre as obras do hospital regional de Caraguatatuba, ministrada pelo Eng. Klaus Wilhelm - gerente de contrato do Consorcio - CDG Planova, e pela Tec. em edificações Bianca Braga Viola Chagas – responsável pelo setor de planejamento-controle-qualidade CDG Planova, na qual foram apresentados aspectos gerais do processo de planejamento e execução das obras, as dificuldades e as soluções inerentes ao processo construtivos de uma obra deste porte.

A palestra, que foi organizada pela professora Elaine Barreto, coordenadora de extensão do câmpus e pelo professor Samir Fagury, orientador de estágio do curso técnico em Edificações, ambos da área de construção civil, abordou também alguns aspectos de sustentabilidade do processo construtivo da obra, e os que serão instalados no futuro hospital regional.

Inicialmente o Eng. Klaus fez um breve descritivo sobre o processo licitatório que culminou na contratação do consórcio CDG-PLANOVA, apresentando detalhes do histórico profissional de cada empresa. Em seguida, foram apresentadas todas as etapas da obra, já na fase de execução, passando pelas soluções sobre aterro, e nível topográfico do hospital, visando possíveis alagamentos no bairro, em função do alto índice pluviométrico em determinadas épocas na região. A solução no caso citado, foi elevar a cota de base do piso térreo do hospital, com isso, mesmo que aconteçam alagamentos no bairro, ainda assim, o hospital não sofrerá danos.

Com relação às fundações, a escolha foi por estacas metálicas, em vez de estacas de concreto armado, ambas cravadas in loco. A escolha se deu em função da quebra de estacas e do baixo aproveitamento pós-cravação das estacas de concreto armado; fatos estes que já não acontecem com as estacas metálicas, com excelente aproveitamento de cravação e de reaproveitamento para continuidade de cravações.

Segundo o Eng. Klaus, as obras do Hospital Regional Litoral Norte, em Caraguatatuba, conquistaram, nas fases pré-projeto e projeto, a principal certificação internacional de sustentabilidade na construção civil, a AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental) − de origem francesa e concedida no Brasil pela Fundação Vanzolini. O Hospital Regional Litoral Norte, que faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão da Saúde do Estado de São Paulo, programa financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e pelo Governo do Estado, será o terceiro empreendimento da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo a receber a certificação AQUA-HQE. Os demais hospitais em processo de certificação são o Hospital Regional de Registro e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em construção e reforma, respectivamente.

Entre as soluções de sustentabilidade do projeto, estão aquecimento de água por energia solar, a utilização de água de reuso nas bacias e jardins, teto verde; bicicletário, utilização de produtos sustentáveis, como piso de borracha ou marmoleum (fibra natural), pisos drenantes nas áreas externas; iluminação com lâmpadas LED, brises para redução da incidência solar nas faces Leste e Oeste, além do estudo prévio de implantação do hospital na malha urbana e do edifício no terreno, garantindo  acessibilidade ao empreendimento e otimização da climatização ao edifício.

Outro importante processo inovativo presente no hospital será o correio pneumático. Os sistemas de transporte pneumático, também chamados tubulações de cápsulas ou tubulações de Lamson, constituem-se de uma rede de tubos pelos quais recipientes cilíndricos (cápsulas) são propulsionados por ar comprimido ou por vácuo. No hospital, esses sistemas serão utilizados para transportar pequenos objetos, material para exame, resultados etc.

Ficou claro, portanto, através das informações apresentadas pelo eng. Klaus e tec. Bianca, que cidade receberá um hospital que, desde sua locação e fundações, infraestrutura, passando pelos sistemas construtivos, instalações prediais de acordo com as necessidades hospitalares, foi projetado através de soluções tecnologicamente avançadas e inovadoras, de sustentabilidade e economia energética.

A palestra foi uma excelente oportunidade, não só para os estudantes da área de construção civil, mas também a todos os demais usuários do câmpus de conhecerem detalhes de uma obra que será um marco da construção civil no litoral norte do estado São Paulo.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba, através dos professores da área de construção civil, agradecem aos diretores e funcionários do Consórcio CDG Planova, na pessoa do Gerente de Contrato Sr. Klaus Wilhelm, e aos ensinamentos compartilhados com nossos alunos e futuros profissionais da região.

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury