FÍSICA

Atividade Discutiu o Modo Como a Educação Pode Ajudar no Combate ao Machismo

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 15h49 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 14h09

Em 18 de setembro de 2021, sábado, a partir das 18h00, ocorreu uma atividade de extensão, de forma virtual, sobre o tema “A Educação como ferramenta de combate ao machismo”, cujas conferencistas foram a Profa. Ma. Thais Travassos e a estudante Camila Alves Ferreira, aluna do curso de Licenciatura em Matemática do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e orientada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba, no projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Bruna Souza de Medeiros Nunes, aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, também coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Também participaram deste evento a licencianda em matemática Izabella Chemello Bersani de Souza e as licenciandas em física Nicoli Rocha Santos e Jessica Pedrosa Bocalini, todas elas atuando também no âmbito do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”. Esta atividade foi realizada com transmissão simultânea pelo YouTube e sua gravação, com duração de cerca de 1 hora e 43 minutos, pode ser assistida clicando aqui. Essa foi uma atividade que promovida pelo Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 1 - Ricardo, Nicoli, Jessica, Izabella, Thais, Bruna e CamilaImagem 1 - Ricardo, Nicoli, Jessica, Izabella, Thais, Bruna e Camila

A professora Thais Travassos é mestra em Letras pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (Universidade de São Paulo) e graduada em Letras Português/Inglês pela UNITAU (Universidade de Taubaté). Atualmente é professora de Literatura Brasileira, Teoria Literária e Literatura Comparada no curso de graduação em Letras da Universidade de Taubaté e, também, leciona Literatura e Produção Textual no Ensino Médio. A equipe que organizou o evento agradece muito a professora Thais por ter aceitado participar generosamente dessa web-conferência e compartilhar os seus conhecimentos com todos aqueles que participaram da ação.

Imagem 2 - Professora Thais Travassos e licencianda Camila Alves FerreiraImagem 2 - Professora Thais Travassos e licencianda Camila Alves Ferreira

No início da atividade, o professor Ricardo Plaza apresentou a conferencista e as alunas que estavam fornecendo apoio para que esta ação acontecesse a contento. Ele lembrou que é importante realizar eventos com este perfil como uma forma de resistir contra retrocessos de diferentes tipos e para que a educação colabore realmente para a formação da cidadania. Na sequência a licencianda em matemática Camila Alves Ferreira fez uma apresentação inicial de modo a contextualizar as questões em foco nessa atividade.

Imagem 3 - Slide inicial apresentado por CamilaImagem 3 - Slide inicial apresentado por Camila

A professora Thais iniciou a sua apresentação destacando que somente em 2020, 1350 mulheres foram vítimas de feminicídios no Brasil, sendo que em 81,5 % das vezes os agressores foram seus companheiros ou ex-companheiros. Ela lembrou que ao longo da história, a educação no Brasil foi excludente, reprodutora de violências e ligada a políticas autoritárias, ou seja, historicamente, a educação não foi uma ferramenta de igualdade. Mas, por outro lado, ela destacou que a escola, pode ser também um espaço para o combate a preconceitos, um local para o exercício do dissenso que é essencial para a democracia, inclusive para debater acerca do machismo e de estereótipos de gênero.

Imagem 4 - Slide apresentado pela professora ThaisImagem 4 - Slide apresentado pela professora Thais

Muitos comentários e questões foram feitos pelos participantes desse evento, pelo chat da transmissão que ocorreu pelo YouTube. Essas reflexões e perguntas foram lidas após as apresentações iniciais e foram discutidas pela licencianda Camila e pela professora Thais. No que diz respeito à necessidade de promoção de uma educação libertadora, durante o evento foi ressaltada a importância de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, que nasceu em 19 de setembro de 1921, há cem anos!

Imagem 5 - Slide sobre Paulo FreireImagem 5 - Slide sobre Paulo Freire

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube clicando aqui.

Imagem 6 - Ricardo, Izabella, Jessica, Thais, Bruna e Camila, no fim do eventoImagem 6 - Ricardo, Izabella, Jessica, Thais, Bruna e Camila, no fim do evento

O objetivo dessa atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. A equipe envolvida nesta ação agradece muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente dela, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.