Cinedebates

Artigo sobre o papel dos cinedebates foi publicado em Revista da UESB

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 15h53 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h05

A “Revista Extensão e Cidadania” editada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou no número 11, volume 6, de 2019, o artigo “Considerações sobre o papel de cinedebates na formação cultural dos cidadãos”, de autoria de Adriana de Andrade e Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba). Este artigo pode ser obtido gratuitamente (em versão pdf) e lido aqui.

Foto: “Capa da Revista Extensão e Cidadania” (PROEX – UESB)

Basicamente este artigo investiga os resultados e impactos das sessões de cinedebates que são sistematicamente realizadas no auditório do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desde o ano de 2015. Cada cinedebate consiste na exibição de um filme ou documentário, seguida pela sua posterior discussão. As exibições são gratuitas e abertas para qualquer cidadão da comunidade externa do IFSP. O público, participante, é o mais variado possível: estudantes do próprio IFSP; alunos de outras instituições de ensino do litoral norte de São Paulo; professores de escolas da região; aficionados por cinema; pessoas interessadas pelos temas específicos abordados em cada cinedebates; ex-alunos do IFSP; aposentados etc. O planejamento das atividades busca sempre levar em consideração a maior diversidade possível nas produções cinematográficas escolhidas para serem exibidas, de modo a contribuir para a formação de cidadãos críticos. O trabalho conclui que trabalhar com filmes e documentários é uma excelente ferramenta para promover reflexões e análises críticas sobre temas relacionados à sociedade, ao universo e à natureza em geral.

Foto: Ricardo e Adriana, autores deste artigo na entrada do IFSP-Caraguatatuba

Adriana estudou no curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no qual se graduou em 2018. Durante o seu curso de graduação ela foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em um projeto de extensão e em três diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica, tendo participado e ajudado a organizar muitas das sessões de cinedebates que foram realizadas.

Foto: Público presente a um dos cinedebates que foram realizados no auditório do IFSP-Caraguatatuba

A possibilidade de ir ao cinema no Brasil, infelizmente, reflete as desigualdades sociais existentes em nosso país. Tendo em vista isto, o projeto de extensão Cinedebate tem proporcionado, desde 2015, uma efetiva contribuição cultural, no âmbito do litoral norte paulista, de modo a ampliar a capacidade de reflexão dos presentes acerca de alguns aspectos relacionados à complexidade do mundo, da sociedade e do ser humano. Além disso os cinedebates (que são sempre gratuitos e abertos a qualquer pessoa interessada) têm acontecido, na maioria das vezes, em um espaço bastante confortável (o auditório do IFSP-Caraguatatuba), o que colabora para que as exibições de filmes e documentários atinjam o seu principal objetivo: formar uma sociedade mais democrática, solidária e crítica.