Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Artigo de licenciando em Física na Revista Scientia Naturalis da UFAC

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 14h12 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2024, 14h12

A Revista Científica “Scientia Naturalis” (ISSN: 2596-1640), da Universidade Federal do Acre (UFAC), em seu volume 6, número 2, ano de 2024, entre as páginas 1010 e 1031, publicou o artigo intitulado “Revolução científica, Giordano Bruno e educação”, escrito por Bruno Henrique Torres, que é licenciando em Física pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/7267

Imagem 1 – Bruno Henrique Torres e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Bruno Henrique Torres e professor Ricardo Plaza
 
O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem o objetivo de investigar a revolução científica e o papel significativo desempenhado por Giordano Bruno nesse período histórico, bem como explorar as implicações pedagógicas desses temas e seu potencial impacto em atividades de ensino. Ao examinar as ideias inovadoras que impulsionaram a revolução científica nos séculos XVI e XVII, o propósito é compreender os debates travados sobre os modelos de mundo geocêntrico e heliocêntrico, oferecendo perspectivas que possam ser aplicadas de maneira eficaz no contexto educacional. Além disso, o artigo enfatiza a importância do trabalho com obras originais no ensino, fornecendo referências e links para diversas obras analisadas que estão disponíveis na internet para leitura. O estudo da revolução científica permite ressaltar a não linearidade dos processos históricos, assim como a importância de compreender a complexidade e as sutilezas dos debates existentes no universo acadêmico, especialmente quando há conflitos entre diferentes paradigmas. Em resumo, este ensaio consiste em uma revisão abrangente da bibliografia existente sobre os temas abordados, visando seu potencial uso no âmbito educacional.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na revista Scientia NaturalisImagem 2 – Início do artigo publicado na revista Scientia Naturalis

A revista “Scientia Naturalis” (ISSN: 2596-1640), que pode ser acessada pelo link <https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat>, é um periódico eletrônico da Universidade Federal do Acre (UFAC) destinado à publicação de trabalhos científicos originados de pesquisas nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ensino de Ciências, nas modalidades de artigos científicos, relatos de experiência, notas técnicas e assuntos gerais. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B2.

Imagem 3 – Site da revista Scientia NaturalisImagem 3 – Site da revista Scientia Naturalis

Bruno Henrique Torres é aluno do curso de Licenciatura em Física no IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência”, com bolsa fomentada pela FAPESP, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 4 – Artigo publicado na revista Scientia NaturalisImagem 4 – Artigo publicado na revista Scientia Naturalis

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a educação, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página