Gênero e Raça

Apresentação de vídeo teve como tema as mulheres matemáticas negras brasileiras

Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 16h58 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 16h58

No dia 9 de março de 2020, segunda-feira, no intervalo das aulas do período matutino, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um “flashmob” com a exibição do vídeo “Potência N” que teve como tema central os trabalhos desenvolvidos por mulheres matemáticas negras no Brasil. Um flashmob é o nome, em inglês, dado para uma ação com “mobilização rápida” de caráter cultural e que acontece em algum ambiente aberto e de caráter público. O minidocumentário “Potência N” (cuja duração é praticamente a dos intervalos entre as aulas, ou seja, de 15 minutos) pode ser assistido gratuitamente aqui. Ele foi produzido pela Revista “Gênero e Número”, com o apoio do Instituto Serrapilheira, em 2018, durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM-2018), o maior evento acadêmico mundial na área da matemática e que ocorre a cada quatro anos: no ano de 2018, ele pela primeira vez aconteceu no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Foto: Público presente assistiu com bastante atenção o vídeo “Potência N”

Os flashmobs fazem parte do rol de ações dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais” coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contaram com o apoio de bolsistas de extensão, de iniciação científica e de ensino, bem como de estudantes voluntários (todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza), tais como, dentre outros, João Pereira Neto, Beatriz Aguida Gomes, Nicoli Rocha Santos, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Daniel Moura de Carvalho, Davi Mendonça Aguiar Ferreira, Alisson Roberto Fonseca, Christian Passos do Prado, Caroline Susan Apolinário.

Foto: Professor Ricardo Plaza com estudantes que ajudaram a organizar este flashmob

A iniciativa contou também com o apoio e a participação de servidores técnico-administrativos e docentes do IFSP-Caraguatatuba, que convidaram e acompanharam seus alunos durante a exibição. Ao final da atividade, as pessoas presentes aplaudiram o vídeo exibido.

Foto: Professores Luis Américo e Ricardo durante o flashmob

Estiveram presentes assistindo o minidocumentário “Potência N” sobretudo alunos das 4 turmas do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, mas também estudantes de outros cursos e interessados em geral.

Foto: Público presente assistiu com atenção o vídeo exibido

Este evento procurou abordar as questões raciais e de gênero envolvidas nas áreas acadêmicas associadas à pesquisa em matemática no Brasil, dando destaque para dados que evidenciam a pouca presença de mulheres – e menos ainda de mulheres negras – trabalhando como pesquisadoras e professoras universitárias de matemática. Mais informações acerca do vídeo exibido podem ser obtidas no artigo “Minidocumentário expõe realidade de 20 matemáticas negras do Brasil” disponível aqui.

Foto: Cena do minidocumentário “Potência N”

Durante o evento, os estudantes presentes se mostraram bastante interessados pela discussão e pelos dados apresentados neste minidocumentário. Foi informado aos alunos que ele está disponível para ser assistido gratuitamente por qualquer pessoa no site de armazenamento de vídeos youtube.com. O objetivo principal foi destacar a importância de políticas públicas que colaborem para a ampliação da diversidade de raça e de gênero nos ambientes acadêmicos, como é o caso, por exemplo, das políticas de ações afirmativas para o ingresso dos alunos em cursos das instituições federais de ensino superior.

Foto: Parte do público que assistiu o vídeo “Potência N”

Os equipamentos para a exibição dos vídeos foram montados no pátio em frente à lanchonete, pelo servidor Marco Antônio de Ulhôa Cintra (da CTI – Coordenadoria de Tecnologia da Informação) a quem a equipe que organizou o evento agradece muito.

Foto: Ricardo e Marco, pouco após a montagem dos equipamentos para o flashmob

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de extensão, ensino e pesquisa (iniciação científica) e por voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza. Estas ações ocorrem no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, história, arte, cultura e educação, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os jovens para que raciocinem cientificamente e pensem de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.