Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ciência na Escola

Alunos do IFSP realizaram apresentações científicas na Escola Aurea

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 12h10

Na manhã do dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira, entre 10h e 12h20, os estudantes universitários André da Silva Mendes, Nicoli Rocha Santos, Vinicius Amaral Sousa Abrahão e Vinicius Carvalho Rosa, do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizaram quatro apresentações científicas e educacionais na Escola Estadual Professora Aurea Moreira Rachou, localizada no Sertão da Quina, em Maranduba, no município de Ubatuba. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, extensão e ensino no âmbito do IFSP.

Foto: Nicoli, Vinicius Amaral, André e Vinicius Carvalho, na entrada da Escola AureaFoto: Nicoli, Vinicius Amaral, André e Vinicius Carvalho, na entrada da Escola Aurea

Bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza têm realizado atividades educacionais e científicas na Escola Aurea desde o ano de 2012, em diferentes parcerias com docentes e gestores desta instituição de ensino, parcerias estas que têm procurado estimular os estudantes secundaristas desta escola para a continuidade de seus estudos em nível de graduação após a conclusão do ensino médio.

Foto: Alunos da Escola Aurea que assistiram as apresentaçõesFoto: Alunos da Escola Aurea que assistiram as apresentações

Ao chegarem na Escola Aurea, a equipe de estudantes universitários do IFSP foi recebida pelo professor João Ricardo Borzi que atualmente exerce a função de coordenador nesta instituição de ensino e pelo docente Paulo Moraes que é professor mediador escolar comunitário.

Foto: Professores Ricardo, João e Paulo na entrada da Escola AureaFoto: Professores Ricardo, João e Paulo na entrada da Escola Aurea

A professora Claudilene Alves da disciplina de língua portuguesa recebeu a equipe do IFSP na sala de leitura da escola Aurea, onde ocorreram as apresentações.

Foto: Professores Claudilene e RicardoFoto: Professores Claudilene e Ricardo

Nesta manhã, o professor Ricardo também se encontrou com Marta Alves de Lima Moura que se formou no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba e trabalha na escola Aurea.

Foto: Ricardo e Marta na Escola AureaFoto: Ricardo e Marta na Escola Aurea

Estas atividades educacionais foram organizadas a partir do contato estabelecido entre o professor João Ricardo e o professor Ricardo Plaza. Os alunos selecionados para assistir as apresentações, do 3º ano do ensino médio, revelaram um grande interesse pelos temas abordados. Esteve presente também o aluno Erick Ferreira do 8º ano do ensino fundamental da escola Aurea; Erick já foi premiado várias vezes em olimpíadas de matemática e tem muito interesse por assuntos científicos.

Foto: Erick juntamente com o professor Ricardo PlazaFoto: Erick juntamente com o professor Ricardo Plaza

A primeira apresentação desta manhã foi realizada pelo estudante André Mendes, do 2º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Ele abordou o tema “A Física nos Esportes”, com o objetivo de entender melhor lances de esportes como o futebol, o basquete e as corridas de velocidade no atletismo. André é bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação realizada por André Mendes na Escola AureaFoto: Apresentação realizada por André Mendes na Escola Aurea

A segunda apresentação foi feita pela estudante Nicoli Santos, do 2º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e versou sobre a Teoria do Big Bang. Nicoli explicou aos estudantes presentes como foi que na primeira metade do século XX esta teoria foi sendo construída por cientistas como Georges Lemaitre, Edwin Hubble e George Gamow. Ao longo deste ano de 2019, Nicoli vem desenvolvendo pesquisas e atividades de divulgação científica sobre astrofísica e cosmologia sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação de Nicoli Santos na Escola AureaFoto: Apresentação de Nicoli Santos na Escola Aurea

A terceira apresentação foi realizada pelo estudante Vinicius Amaral, também do segundo semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba; ela abordou o conceito de matéria escura. Vinicius Amaral explicou o papel de cientistas como Fritz Zwicky e Vera Rubin que ao longo do século XX chegaram à conclusão de que haveria uma quantidade faltante de matéria que provocava efeitos gravitacionais intensos e mensuráveis em estrelas e galáxias, mas que não podia ser observada por radiação eletromagnética. Vinicius atualmente é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação de Vinicius Amaral na Escola AureaFoto: Apresentação de Vinicius Amaral na Escola Aurea

A quarta e última apresentação desta manhã foi realizada pelo estudante Vinicius Carvalho, do segundo semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e versou sobre buracos negros. Vinicius Carvalho explicou aos alunos presentes como, logo após a elaboração da Teoria da Relatividade Geral em meados dos anos 1910, surgiram as primeiras previsões da existência de buracos negros ou seja de singularidades com muita massa em um espaço muito pequeno que produziriam uma atração gravitacional tão grande que nem a luz consegueria escapar delas. Vinicius Carvalho vem realizando atividades de pesquisa, de ensino e de extensão sob a orientação do professor Ricardo Plaza ao longo deste ano de 2019, sobre temas relacionados à astrofísica.

Foto: Apresentação de Vinicius Carvalho na Escola AureaFoto: Apresentação de Vinicius Carvalho na Escola Aurea

Após as apresentações alguns alunos da Escola Aurea procuraram os estudantes universitários do IFSP fazendo algumas perguntas e revelando muito interesse por questões científicas. Depois de deixarem a Escola Aurea, a equipe do IFSP-Caraguatatuba esteve por alguns momentos na bela praia de Maranduba, para relaxar um pouco antes de voltarem para Caraguatatuba.

Foto: André, Nicoli, Vinicius Amaral e Vinicius Carvalho na praia de MarandubaFoto: André, Nicoli, Vinicius Amaral e Vinicius Carvalho na praia de Maranduba

Estas são atividades de educação, extensão e divulgação científica que a equipe de bolsistas e voluntários do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página