Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Alunos do IFSP-CAR participaram do Simpósio Nacional de Ensino de Física

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 17h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 17h00

Entre 19 e 30 de julho de 2021, ocorreu o XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Este é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e foi desta vez organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mais informações sobre este evento podem ser encontradas no link: <http://sbfisica.org.br/~snef/xxiv/>. Alguns alunos do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participaram deste evento; em particular esse artigo destaca a participação de três estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba: José Euripedes Bezerra Brito, Amanda Salgueiro de Souza e Higor Felipe Gonçalves de Arruda.

Imagem 1 - José, Amanda e HigorImagem 1 - José, Amanda e Higor

O trabalho “Astrobiologia e educação científica”, de autoria de José Euripedes Bezerra Brito, juntamente com o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que o orientou, foi apresentado no dia 23/07/2021, pela manhã, na Comunicação IV, na sala 06. As temáticas dos trabalhos apresentados nessa sala foram: mídias digitais, divulgação e comunicação científica no ensino de física e questões curriculares no ensino de física. Para que houvesse uma discussão controlada sobre os trabalhos, eles foram distribuídos em blocos, nos quais foram apresentados os vídeos de curta duração de apresentação, gravados previamente pelos autores, e em sequência era destinado um tempo para a discussão dos trabalhos do bloco. Essa discussão envolveu, principalmente, perguntas dos coordenadores da sala sobre esclarecimentos, curiosidades e expectativas existentes a respeito dos trabalhos, bem como dos ouvintes que também podiam fazer perguntas pelo chat da plataforma Zoom.

Imagem 2 - Apresentações realizadas no mesmo bloco que a apresentação de JoséImagem 2 - Apresentações realizadas no mesmo bloco que a apresentação de José

Por volta das 9h40min iniciou-se o segundo bloco da sala 06; o vídeo “T400-1 – Astrobiologia e educação científica”, (com link <https://www.youtube.com/watch?v=61nexkgpPlc&t=225s>), com duração de cerca de 5 minutos e produzido por José Euripedes Bezerra Brito, foi o primeiro a ser apresentado. Após a apresentação dos três vídeos seguintes, que faziam parte do segundo bloco, houve uma discussão de 15 minutos voltada para uma discussão acerca dos trabalhos apresentados; nessa discussão foram feitas perguntas para todos os trabalhos de forma que todos participassem dessa dinâmica. As perguntas sobre o trabalho de José foram voltadas para como que pode ocorrer a relação da astrobiologia com a educação. A resposta tratou das possibilidades de interdisciplinaridade que o tema possui, visto que o estudo da exobiologia envolve diversos ramos da ciência e, portanto, a sua aplicação em sala de aula pode ser mais significativa para o aluno, pois os conteúdos abordados podem ser relacionados com diferentes disciplinas curriculares (biologia, física, química etc.). Além disso, foi destacada também a possibilidade que o tema traz para a compreensão dos métodos pelos quais a ciência funciona e se desenvolve ao longo do tempo.

Imagem 3 - Apresentação feita por JoséImagem 3 - Apresentação feita por José

Os licenciandos Amanda Salgueiro de Souza e José Euripedes Bezerra Brito realizaram, durante o SNEF, o webminicurso 4 intitulado “Física Mobile: Usando o celular para experimentação em física” que foi ministrado pelo Prof. Dr. Daniel Girardi. Foram discutidas diversas formas sobre como usar o celular para coleta de dados e para a experimentação no ensino de física, tendo em vista que este é um recurso de fácil acesso para uma grande quantidade de alunos; no decorrer das aulas foram feitas indicações de aplicativos para utilizar durante uma aula experimental de física, culminando com a apresentação de uma plataforma na qual é possível criar um aplicativo para celular. Um dos aplicativos trabalhados neste minicurso foi o phyphox que é gratuito e que permite obter medidas de tempo, velocidade e aceleração, realizando experimentos, como, por exemplo, a experiência do pêndulo. A título de exemplo, a parte 2 da aula 1 deste minicurso, intitulada “O que o smartphone tem a oferecer?”, tem duração de 36 minutos e pode ser acessada pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=jaY9I9-uCbU>, enquanto a aula 2, intitulada “Phyphox - gratuito, potente e customizável” tem duração de 1 hora e 10 minutos e pode ser acessada em <https://www.youtube.com/watch?v=OWmFl2CQCaQ>. Amanda e José são atualmente bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino.

Imagem 4 - Cena de aula do webseminário sobre Física MobileImagem 4 - Cena de aula do webseminário sobre Física Mobile

O licenciando Higor Felipe Gonçalves de Arruda, por sua vez, durante o SNEF, realizou o webminicurso 1 intitulado “Mecânica Quântica: Uma abordagem conceitual” que foi ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguiar. Durante as aulas deste minicurso foram trabalhados os seguintes conteúdos: fenômenos quânticos; princípios da Mecânica Quântica; aplicações da Mecânica Quântica a sistemas simples. A título de exemplo, a aula 1, intitulada “Fenômenos quânticos: fótons; interferência de partículas; interferência e indistinguibilidade”, tem duração de 1 hora e 36 minutos e pode ser acessada pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=19m3jY6Aa-0>. Higor atualmente é bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 5 - Cena de aula do webminicurso sobre Mecânica QuânticaImagem 5 - Cena de aula do webminicurso sobre Mecânica Quântica

A presença de estudantes universitários, em eventos acadêmicos como o SNEF, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em minicursos e outras atividades educacionais é fundamental para o seu amadurecimento intelectual. Neste caso em específico, foi muito produtiva a participação destes alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba neste evento.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página