Olimpíada

Alunos do IFSP-CAR ganham medalhas inéditas na Olimpíada de Matemática (OBMEP)

Publicado: Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 09h47 | Última atualização em Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 09h52

Da esquerda para a direita, aluno Natãn Huyan, profa. Ângela Maria, de Matemática, e aluno Denis Campos

O IFSP Câmpus Caraguatatuba conquistou, de forma inédita, duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2019.  O aluno Denis Campos Silva, do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, conquistou a medalha de ouro na categoria das escolas públicas seletivas, colocando o Instituto Federal de Caraguatatuba, entre as 50 escolas premiadas no Brasil. Já o aluno Natãn Huyan Sousa Martins, aluno do 2º ano do mesmo curso, conquistou também a inédita medalha de bronze.

Vale ressaltar que a competição é nacional e contou, na sua primeira fase, com cerca de 18 milhões de candidatos.

Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas brasileiras, públicas e privadas. Ela é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Os recursos são do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Seus principais objetivos são o de estimular os estudos da matemática, identificar talentos na área, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. A OBMEP também busca Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimentos.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

A OBMEP enviará aos alunos uma carta-convite para que eles entrem no Programa de Iniciação Científica (PIC). O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Para participar do PIC os alunos receberão auxílio de material didático. A partir do PIC, muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro: no contato com professores orientadores e Universidades aprendem mais da matemática, ajudando-os a perceberem que é possível seguir carreiras científicas ou tecnológicas, além de descobrirem os caminhos que levam a essas fascinantes carreiras fundamentais para o desenvolvimento do nosso país. Os professores de matemática das escolas premiadas também podem, eventualmente, utilizar o material didático desses alunos para motivar outros alunos no estudo da ciência e na participação destes em futuras edições da OBMEP.

Parabéns aos alunos premiados Natãn e Denis, por todo empenho e conquista!

Texto de: Prof. Me. Alexandre Machado Rosa