Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ENGENHARIA

Alunos do curso de Engenharia Civil realizam Visita Técnica ao Enrocamento do Rio Juqueriquerê

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2024, 09h19 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2024, 14h12

No dia 26 de setembro de 2024, a turma de ferrovias do curso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba, acompanhada pela professora Elaine, realizou uma visita técnica ao enrocamento do rio Juqueriquerê, importante obra em execução na cidade de Caraguatatuba. O enrocamento tem como objetivo solucionar o problema recorrente de inundações que afetam a região Sul da cidade durante o período de chuvas.

Imagem 1 - Visão do deságue do rio pelo caminho criado pelo enrocamentoImagem 1 - Visão do deságue do rio pelo caminho criado pelo enrocamento

Fonte: Registrada por Annelise Melfi, 2024

O rio Juqueriquerê deságua no mar, porém, devido à força das ondas na foz, grandes quantidades de sedimentos acabam retornando para o rio, o que reduz significativamente seu fluxo e impede o escoamento adequado das águas. Esse fenômeno tem sido responsável por frequentes alagamentos em diversos bairros, especialmente durante as épocas de maior volume de chuvas.

Para resolver essa questão, foi projetado um sistema de enrocamento com base em duas estruturas chamadas molhes: o molhe norte e o mole sul, ambos com aproximadamente 1,3 km de extensão, sendo o molhe sul um pouco maior que o norte. As pedras utilizadas na construção foram reaproveitadas das escavações realizadas durante a construção dos túneis da rodovia dos Tamoios, em uma estratégia que alia sustentabilidade e eficiência no uso de recursos.

Imagem 2 – Vista da orla a partir do enrocamentoImagem 2 – Vista da orla a partir do enrocamento

Fonte: Registrada por Annelise Melfi, 2024

Além da função técnica de contenção de sedimentos, o projeto visa também tornar a área um ponto turístico. Simultaneamente à construção dos molhes, uma obra urbanística está em andamento com a criação de uma praça ao lado do molhe norte. A praça contará com uma escultura em homenagem à antiga embarcação que atravessava o rio, que também será elevada, e funcionará como mirante, oferecendo uma vista privilegiada dos molhes. O projeto inclui ainda a pavimentação do caminho de pedras na região dos molhes, com a instalação de guarda-corpos, ciclovia e áreas para pedestres. E no final do molhe norte será construído um farol decorativo de 10 metros de altura.

Imagem 3 – Moles do enrocamento, ainda sem a pavimentaçãoImagem 3 – Moles do enrocamento, ainda sem a pavimentação

Fonte: Registrada por Annelise Melfi, 2024

Atualmente, a obra está em fase final de execução, com os molhes quase concluídos e a pavimentação ainda pendente. A praça também está em construção. No entanto, o próximo passo para a finalização completa do projeto será a dragagem do rio Juqueriquerê, uma vez que ainda há grande acúmulo de sedimentos no canal, o que dificulta a navegação de embarcações na área. Diariamente, é necessário sinalizar as áreas de menor acúmulo de sedimentos para permitir a passagem segura dos barcos.

Imagem 4 - construção da praça com estrutura da construção de homenagemImagem 4 - construção da praça com estrutura da construção de homenagem

Fonte: Registrada por Annelise Melfi, 2024

Apesar de a dragagem ainda não ter sido realizada, já são visíveis os efeitos positivos da obra, especialmente nas praias da região. A quantidade de sedimentos que antes era depositada nas praias diminuiu, resultando em um aumento na faixa de areia, um benefício não só ambiental, mas também econômico e turístico para Caraguatatuba.

Imagem 5 – Alunos e professora Elaine junto com a equipe técnica responsável pela construçãoImagem 5 – Alunos e professora Elaine junto com a equipe técnica responsável pela construção

Fonte: Registrada por Annelise Melfi, 2024

A visita foi guiada pelo Secretário de Obras da cidade, que compartilhou detalhes técnicos sobre o andamento do projeto e os próximos passos. A experiência proporcionou aos alunos uma visão prática das obras de infraestrutura e urbanismo, além de destacarem o impacto positivo que a engenharia civil pode ter na melhoria da qualidade de vida da população e na preservação ambiental.

Fonte: Annelise Melfi de Andrade Zorzi Bruner - Aluna do 10º semestre de Engenharia Civil.

Revisão: Professora Elaine Regina Barreto

registrado em:
Fim do conteúdo da página