Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Início > Noticias > Alunos de Engenharia Civil são certificados pela UNIFESP
Início do conteúdo da página
Engenharia Civil

Alunos de Engenharia Civil são certificados pela UNIFESP

Publicado: Sexta, 31 de Mai de 2019, 09h07 | Última atualização em Sexta, 31 de Mai de 2019, 09h09

Durante o período de 01 de setembro a 01 de dezembro de 2018, Amanda Cristina Gonçalves da Silva, Fernanda Rodrigues Marcondes, Giovani Fonseca Ferreira, Rafael Ferreira de Morais, Victor Vagetti Santos e Victoria Gattas, alunos de engenharia civil no IFSP Câmpus Caraguatatuba, participaram do curso de extensão "Conflitos urbanos e direito à cidade: saneamento ambiental na Bacia do Rio Jacu", o qual foi realizado no Instituto das Cidades, Campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  O curso foi coordenado pela Profa. Dra. Jaqueline A. Bória Fernandez, da UNIFESP, a qual mantém colaboração acadêmica com a Profa. Dra. Vassiliki  Boulomytis, do IFSP CAR. No início deste mês, todos os alunos receberam a certificação de conclusão do programa de extensão pela renomada instituição de ensino e pesquisa, UNIFESP.

 

Figura 1: Alunos Vitor, Amanda, Giovani, Fernanda, Vitória e Rafael, e Profa Dra. Jaqueline (no centro) na UNIFESP. (Fonte: Fernanda R. Marcondes).

 

Mesmo estando na fase inicial do curso de graduação, os alunos já tiveram maturidade para compreender o quão benéfico é para um engenheiro civil ter conhecimento amplo na área de saneamento. O fato dos alunos estarem matriculados em um curso de período integral durante a semana em Caraguatatuba, não foi empecilho para se dedicarem ao curso de extensão em São Paulo nas tardes de sábado. O curso incluía atividades práticas, dinâmicas de grupo e trabalhos teóricos. Os alunos afirmaram que os maiores benefícios do curso foram: as visitas in loco na área de estudo, Bacia do Rio Jacu, onde puderam ter contato direto com os moradores e observaram os problemas de saneamento por eles enfrentados; e, a multidisciplinaridade de quem participou do curso, entre os quais estavam membros de ONGs locais, servidores públicos de prefeituras, professores e alunos de pós-graduação, mostrando as visões de diferentes esferas sobre a temática de saneamento.

 

Figura 2: Alunos em trabalhos de campo durante o curso de extensão nas comunidades da Bacia do Rio Jacu. (Fonte: Giovani F. Ferreira).

 

Mas, porque o saneamento básico é tão importante para a população? "O saneamento básico é todo o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações relativas ao abastecimento de água potável, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais dos centros urbanos e rurais. Dentro desse leque, está também o esgotamento sanitário. Ele compreende a coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados de todo o esgoto sanitário" (Brasil, 2018).

De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) sintetizados pelo Instituto Trata Brasil (2019), 35 milhões de brasileiros não possuem água tratada e 100 milhões não têm coleta de esgoto, dados esses que representam uma realidade muito aquém do que se pretende para um país em busca de desenvolvimento tecnológico, sustentabilidade, combate à pobreza e desigualdade social.

No curso de engenharia civil do IFSP Campus Caraguatatuba, os alunos têm na sua grade disciplinas obrigatórias e optativas que lhes propiciam formação acadêmica para que possam atuar nos segmentos da área de saneamento. Dentre as diversas atribuições do engenheiro civil, reconhecidas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), estão o estudo, projeto, direção, fiscalização e construção das obras peculiares ao saneamento urbano e rural (CONFEA, 2013). "O engenheiro tem por obrigação utilizar os conhecimentos adquiridos dentro da universidade para criar soluções funcionais e economicamente viáveis que se enquadrem à realidade dos brasileiros, atingindo principalmente aqueles que estão em regiões periurbanas, às margens do poder público. O olhar diferenciado dos profissionais da área é essencial para diminuir cada vez mais a lacuna que separa as tecnologias à realidade da nossa sociedade" (2B Educação, 2018).

Inspirando-se na temática do curso de extensão, alguns desses alunos se uniram aos colegas de sala para a realização de trabalhos relacionados à área de Saneamento na disciplina de Metodologia de Trabalho Científico, ministrada pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, com a colaboração do Prof. Me. Samir Fagury. O aperfeiçoamento desses trabalhos em atividades de pesquisa fez com que os artigos submetidos pelos alunos envolvidos fossem aceitos para publicação nos anais e apresentação no 10º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, que será realizado em João Pessoa, PB, entre 11 e 14 de junho de 2019. Os artigos acadêmicos foram os seguintes:

1) ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO SANEAMENTO BÁSICO NO LITORAL NORTE À LUZ DOS PLANOS DE SANEAMENTO MUNICIPAIS - autoria de Rafael Ferreira de Morais, Victor Vagetti Santos, Fernanda Rodrigues Marcondes & Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis;

2) GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CARAGUATATUBA, SÃO PAULO - AUTORIA DE Urânia Tuan Cardozo, Leonan Malaguti Ferreira, Cláudia dos Santos Paulino, Prof. Me. Samir Fagury & Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis;

3) PANORAMA DO SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE ILHABELA - autoria de Cláudia dos Santos Paulino & Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis.

Esses resultados mostram a eficiência na rede de conhecimento, expandindo-se e fortificando-se com ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Nossos agradecimentos do grupo de Construção Civil do IFSP CAR à UNIFESP, pela excelência do curso de extensão ministrado, aos docentes Profa. Dra. Jaqueline Bória, Prof. Me. Samir Fagury.e Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis, pelo sucesso nas colaborações acadêmicas, e acima de tudo, aos alunos de engenharia civil envolvidos, pelo desempenho exemplar e comprometimento com as suas atividades acadêmicas.

Referências:

2B Educação. Descubra qual é o Papel do Engenheiro Civil no Saneamento! Publicado em 07 jun. 2018. Disponível em: < https://www.editora2b.com.br/blog/descubra-qual-e-o-papel-do-engenheiro-civil-no-saneamento> Acesso em: 29 mai. 2019.

Brasil. Por que o saneamento básico é tão importante para as cidades? Publicado em: 14 mar. 2018. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/03/por-que-o-saneamento-basico-e-tao-importante-para-as-cidades/#main-navigation>. Acesso em: 29 mai. 2019.

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - CONFEA. Resolução CONFEA Nº 1048 de 14 de agosto de 2013. Consolida as áreas de atuação, as atribuições e as atividades profissionais relacionadas nas leis, nos decretos-lei e nos decretos que regulamentam as profissões de nível superior abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA. Disponível em: < http://www.creasp.org.br/arquivos/camaras/ceec/558-05-Pauta_RO_CEEC_20-07-2016_-_SITE.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2019.

Instituto Trata Brasil. Estatísticas. Disponível em: <http://www.tratabrasil.org.br/> Acesso em: 28 mai. 2019.

Autoria: Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis

registrado em:
Fim do conteúdo da página