Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Alunos da Física realizaram três oficinas didáticas para estudantes da Matemática
Início do conteúdo da página
Oficina

Alunos da Física realizaram três oficinas didáticas para estudantes da Matemática

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 12h02 | Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 12h05

Em março de 2019, três alunos do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Kaua Estevam Cardoso de Freitas – realizaram três oficinas educacionais para estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Estes três estudantes são orientados em projetos de pesquisa de iniciação científica pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba). Estas oficinas didáticas foram realizadas no âmbito das disciplinas “Interface da Matemática com a Física 1” e “Interface da Matemática com a Física 3”, cujas aulas são lecionadas pelo Professor Ricardo Plaza.

Primeiramente, em 14 de março de 2019, quinta-feira, durante parte das aulas da disciplina “Interface da Matemática com a Física 1” para o 5º semestre da Licenciatura em Matemática, que trata basicamente de conteúdos da mecânica clássica, o estudante Rafael do Nascimento Sorensen (aluno do 5º semestre da Licenciatura em Física) realizou a oficina didática “Movimento Circular Uniforme, Forças Inerciais e Efeito Coriolis” sobre a utilização da Ficção Científica no Ensino de Física, tema de sua pesquisa realizada com bolsa de iniciação científica fornecida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo); mais informações sobre as bolsas de iniciação científica fornecidas pela FAPESP podem ser obtidas aqui.

 

Oficina realizada por Rafael Sorensen para alunos da Licenciatura em Matemática

 

Nesta oficina de caráter educacional, Rafael Sorensen exibiu cenas de filmes de ficção científica como “2001 – Uma odisseia no espaço”, “Passageiros”, “Interestelar” e “Elysium”, para discutir a descrição física de movimentos circulares e o modo pelo qual estes movimentos parecem simular a existência de uma gravidade artificial. O estudo da cinemática de movimentos circulares é precisamente um dos conteúdos da disciplina “Interface da Matemática com a Física 1”.

 

Estudantes durante atividade proposta por Rafael Sorensen

 

Por sua vez, no dia 28 de março de 2019, quinta-feira, durante parte das aulas da disciplina “Interface da Matemática com a Física 1” para o 5º semestre da Licenciatura em Matemática que ocorreram neste dia, o estudante Ryan Nepomuceno Montemor (aluno do 3º semestre da Licenciatura em Física) realizou uma oficina educacional, em um dos laboratórios com computadores do IFSP-Caraguatatuba, intitulada “Caça aos exoplanetas”. Esta oficina está relacionada à pesquisa “O estudo de Exoplanetas e o ensino de Física e Astronomia” que ele realiza com bolsa de iniciação científica do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) financiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico); mais informações sobre as bolsas PIBIC podem ser obtidas aqui.

 

Ryan interage com alunos durante sua oficina

 

Nesta oficina, os alunos puderam, por meio dos computadores, interagir com um simulador de “caça” de exoplanetas em trânsito em frente das estrelas ao redor das quais orbitam (“Exoplanet Transit Hunt”) que está disponível para qualquer um acessar aqui. Os alunos presentes puderam trabalhar com a Lei da Gravitação Universal e as Três Leis de Kepler (conteúdos abordados na disciplina “Interface da Matemática com a Física 1”) para obter informações acerca dos exoplanetas propostos para serem analisados pelo software, tais como: raio da órbita, período orbital, massa e temperatura do planeta.

 

Explicação de Ryan sobre as atividades realizadas durante a oficina

 

Finalmente, em 29 de março de 2019, sexta-feira, durante parte das aulas da disciplina “Interface da Matemática com a Física 3” (disciplina que basicamente estuda o eletromagnetismo) para o 7º semestre da Licenciatura em Matemática que ocorreram neste dia, o estudante Kaua Estevam Cardoso de Freitas (aluno do 5º semestre da Licenciatura em Física) realizou uma oficina educacional sobre “Experimentos de Eletrostática”; o estudo da eletrostática, das cargas elétricas, das forças de atração e repulsão entre cargas e das formas de eletrização dos corpos são tópicos abordados pela disciplina “Interface da Matemática com a Física 3”. Kaua realiza sua pesquisa com o apoio de uma bolsa de iniciação científica da FAPESP.

 

Kaua explica aos alunos os conteúdos abordados em sua oficina

 

Kaua trouxe diversos materiais de baixo custo (bexigas, copos de plástico, palitos de churrasco, canudos de plástico, etc) com os quais propôs uma série de experimentos para serem realizados na prática pelos alunos que foram reunidos em grupos de três ou quatro estudantes. Os experimentos abordaram diferentes temas, tais como: formas de eletrização, forças entre cargas elétricas, análise do campo elétrico, produção de corrente elétrica, etc.

 

Experimento de eletrostática realizado pelos alunos com o apoio de Kaua

 

Uma das principais referências teóricas para o trabalho realizado por Kaua é o livro “Os fundamentos experimentais e históricos da eletricidade” escrito pelo professor da Unicamp, André Koch Torres Assis; este livro foi disponibilizado pelo próprio autor no site da Unicamp para qualquer interessado e pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

Kaua discute a obra “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire em sua oficina

 

Durante estas três oficinas, os bolsistas de iniciação científica Rafael Sorensen, Ryan Nepomuceno e Kaua Freitas aproveitaram para coletar dados para as suas pesquisas de modo a mensurar e avaliar os impactos das atividades educacionais que elaboraram e executaram. Diversos alunos presentes nas três oficinas relataram que elas colaboraram significativamente para a compreensão dos conceitos de física que foram abordados.

Atividades de educação e divulgação científica deste tipo são realizadas pela equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza e estão abertas também para a comunidade de alunos de escolas de educação básica da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página