Alunos da Física no 3o Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2023, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, quatro estudantes universitários do curso de Licenciatura em Física do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Jonathan Campos Souza, Livia Jeniffer Faria da Silva, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Kamily da Silva Xavier – participaram (de modo presencial) do 3º Congresso de História da Ciência e da Técnica da Universidade de São Paulo (USP), inclusive com a apresentação de trabalhos da autoria de cada um. Eles estiveram acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no link <https://chc.fflch.usp.br/IIICongressodeHistoriadaCienciaeTecnicadaUSP>. Boa parte das atividades do 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP ocorreu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Um dos organizadores deste 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP foi o Prof. Dr. Gildo Magalhães dos Santos Filho que é o atual diretor do Centro Interunidade de História da Ciência (CHC) da USP; mais informações sobre o CHC podem ser obtidas no link <https://chc.fflch.usp.br/>.
O 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados e pelo Centro Interunidade de História da Ciência da USP, teve como tema “Diálogos e Fronteiras” e foi realizado no campus Butantã (Cidade Universitária) da Universidade de São Paulo, com o objetivo de discutir a historicidade das atividades científicas e técnicas, em diálogo com a sociedade.
Os inúmeros trabalhos de pesquisas apresentadas no 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP se distribuíram entre as seguintes linhas temáticas: Ideias e Instituições e lugares ligados ao conhecimento; Comunicação e divulgação do saber científico e técnico; Controvérsias científicas e técnicas; Relações entre ciências e técnicas; Instrumentos e ferramentas de pesquisa; Políticas Públicas e o papel social de cientistas e técnicos; Fontes, documentação e historiografia; Desenvolvimento científico/técnico local e global; A História da Ciência e Técnica e o seu diálogo com a educação; História da Ciência, Filosofia da Ciência e suas interfaces; Interdisciplinaridade e complementaridade de conhecimentos.
A história por trás do desenvolvimento das atividades científicas e técnicas mostra a necessidade de transpor fronteiras e colocar a ciência e técnica em diálogo com outras áreas de conhecimento, um dos propósitos do 3º Congresso de História da Ciência e Técnica da USP. Neste sentido, uma das conferências que ocorreram durante o evento, intitulada “The Relevance of Einstein and Picasso for Education Today” (“A relevância de Einstein e Picasso para a educação atual”) foi ministrada pelo Doutor Lewis Pyenson, Professor Emérito da Western Michigan University; mais informações sobre o professor Lewis Pyenson podem ser obtidas no link <https://wmich.edu/history/directory/pyenson>.
Durante o evento, os licenciandos em física Jonathan Campos Souza, Livia Jeniffer Faria da Silva, Bruna Souza de Medeiros Nunes e Kamily da Silva Xavier apresentaram os resultados de suas pesquisas que foram realizadas em conjunto com o seu orientador, professor Ricardo Plaza.
O licenciando em física Jonathan Campos Souza apresentou, na forma de poster, o trabalho “Educação científica e as interrelações entre a cosmologia atual e as cosmogonias de diferentes povos” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, que atualmente orienta o desenvolvimento do projeto de pesquisa de iniciação científica de Jonathan, intitulado “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica” e fomentado com bolsa PIBITI pelo CNPq.
A licencianda em física Livia Jeniffer Faria da Silva apresentou, na forma de comunicação oral, o trabalho “Reflexões sobre a participação das mulheres negras nas ciências exatas” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza que atualmente orienta o desenvolvimento do projeto de pesquisa de iniciação científica de Livia, intitulado “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática” e fomentado com bolsa PIBIFSP.
A licencianda em física Bruna Souza de Medeiros Nunes apresentou, na forma de comunicação oral, o trabalho “História da Astronomia e da Matemática de diferentes povos e culturas no âmbito educacional” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
A licencianda em física Kamily da Silva Xavier apresentou, na forma de comunicação oral, o trabalho “Relações entre filosofia e física na perspectiva educacional” escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza.
Durante o evento, os licenciandos em física pelo IFSP-Caraguatatuba se encontraram com Higor Felipe Gonçalves de Arruda que atualmente realizada o seu mestrado em Física Nuclear no Instituto de Física da USP e que em 2022 se graduou no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Durante a seu curso de graduação, Higor desenvolveu o projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias”, fomentado com bolsa da FAPESP e sob a orientação do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Os licenciandos em física pelo IFSP-Caraguatatuba se encontraram também, durante o evento com Lucas Augusto dos Santos Camargo que é estudante do curso de graduação de Geografia na USP e os acompanhou em algumas atividades culturais, bem como com Pedro Vinicius Guillaumon que é doutor em Física pela USP e vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa na Europa investigando acerca dos chamados neutrinos de Majorana.
No transcorrer do evento o grupo do IFSP-Caraguatatuba se deslocou até o Instituto de Física da USP, onde assistiram ao colóquio “Física Nuclear nas Estrelas: Por que alguns núcleos são mais importantes que outros?” que foi realizado pelo professor Valdir Guimarães. Este colóquio foi gravado em vídeo (com 1h e 18 minutos de duração) e está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=_GOz2tp4iqw>.
Adicionalmente, durante o evento, no auditório Nicolau Sevcenko do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, ocorreu, no formato de mesa redonda, a atividade intitulada “Pelo fim do Genocídio em Gaza”, que contou com a participação de vários professores da USP e foi gravado em vídeo pelo canal FFLCH-USP (com duração de 1 hora e 57 minutos) que pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/live/eeRmX9j1ABE?app=desktop&si=gWXlJ4My_XFHBTIc>.
Além disso, no auditório da Casa da Cultura Japonesa, na USP, os licenciandos em física pelo IFSP-Caraguatatuba, puderam também participar da mesa-redonda “Teatro Negro e 20 anos da Lei no 10.639: Conquistas, Desafios e Perspectivas” que foi gravada em vídeo (com duração de 2 horas e 38 minutos) e pode ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=XY69fszsfe0>. Esta mesa-redonda de número 9 foi uma atividade do 7º Encontro de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) da Faculdade de Educação da USP, cuja programação completa pode ser encontrada no link <https://paginas.fe.usp.br/eventos/evento/eventos_evento.php?acao=Visualizar_Arquivo&tipo=programacao&eventosevento_codigo=6838>.
Durante o 3º Congresso de História da Ciência e da Técnica da Universidade de São Paulo, em alguns momentos de pausa nas atividades os licenciandos em física pelo IFSP-Caraguatatuba puderam também realizar várias atividades de cunho cultural, visitando diversos museus, instituições e eventos situados na cidade universitária, como a 25ª Festa do Livro da USP, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, o Museu Biológico do Instituto Butantan, o Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger do Instituto de Física da USP e o acelerador Pelletron do Instituto de Física da USP.
A participação destes licenciandos em física pelo IFSP-Caraguatatuba no 3º Congresso de História da Ciência e da Técnica da Universidade de São Paulo colaborou bastante para o amadurecimento acadêmico deles. A presença em congressos e em outras atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão similares a esta têm sido incentivadas pelo professor Ricardo Plaza junto aos seus orientados. Alunos que tenham interesse a respeito e queiram desenvolver projetos semelhantes a estes podem contatar o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
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