Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Alunos da Física fizeram ações de divulgação científica na Escola Ricardo Luques
Início do conteúdo da página
Licenciatura em Física

Alunos da Física fizeram ações de divulgação científica na Escola Ricardo Luques

Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 13h18 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 13h20

No dia 08 de maio de 2019, quarta-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Luques Sammarco Serra, localizada na praia das Palmeiras, no município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Física e Astrofísica. Eles foram a essa escola, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino. Estas atividades de popularização da ciência foram realizadas pelo bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e pelos bolsistas de pesquisa de iniciação científica Kaua Estevam Cardoso de Freitas (com bolsa FAPESP), Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIC) e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Alunos da Escola Ricardo Luques presentes durante as palestras que foram apresentadas

 

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a professora de matemática Vanessa Augusto Pires de Macedo e com a coordenadora Liliam Graciela do Nascimento Lopes, que trabalham na escola Ricardo Luques. A professora de matemática Mariana Lemes de Oliveira Zaran também esteve presente e assistiu as palestras apresentadas.

 

Foto: Professores Ricardo e Liliam

 

No dia em que ocorreram as apresentações, as professoras Carolina Chiappini e Marcia Oliveira, que trabalham respectivamente no apoio pedagógico de ciências e de matemática da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, estiveram presentes acompanhando as atividades que foram realizadas.

 

Foto: Professores Ricardo, Carolina, Marcia, Mariana e Vanessa

 

Na chegada à escola Ricardo Luques, os estudantes de física do IFSP-Caraguatatuba foram recebidos pelas professoras Liliam e Vanessa que os conduziram para uma sala com equipamentos para exibição de vídeos, imagens e som, plenamente adequados para a realização das palestras planejadas.

 

Foto: André, Larissa, Ryan, Kaua e professor Ricardo Plaza

 

No intervalo da manhã, antes das apresentações, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores quando explicou rapidamente os objetivos e temas das apresentações que seriam realizadas pelos licenciandos em Física do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Docentes da Escola Municipal Ricardo Luques reunidos na sala dos professores

 

Alunos de diferentes turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental foram convidados para assistir as palestras, com uma ênfase para aqueles com mais interesses por temas científicos. As professoras Liliam, Vanessa, Mariana, Carolina e Marcia acompanharam as 4 apresentações que foram realizadas. No início, o professor Ricardo Plaza apresentou aos alunos a equipe do IFSP-Caraguatatuba e explicou um pouco a respeito das formas de ingresso nos diferentes cursos existentes no Instituto Federal. Ele também apresentou alguns experimentos de física com o intuito de estimular a curiosidade dos alunos para temas científicos.

 

Foto: Aluna da Escola Ricardo Luques testa um experimento de Física (Bola de Plasma)

 

A primeira palestra desta manhã foi ministrada pelo licenciando em física Kaua Freitas que abordou diferentes conceitos de eletrostática por meio de experimentos de baixo custo. 

 

Foto: Kaua realiza um experimento de eletrostática na sua apresentação na Escola Ricardo Luques

 

Durante a sua apresentação, Kaua convidou algumas alunas para participarem de um experimento que consistia em perceber o efeito de uma força eletrostática sobre um filete de água caindo.

 

Foto: Estudantes realizam experimento de física sob a orientação de Kaua

 

A segunda apresentação foi feita pelo licenciando em física André Mendes que abordou o tema da Física existente nos esportes. André que vem desenvolvendo estudos e pesquisas mais aprofundadas nesta área, procurou abordar conceitos importantes de física presentes no futebol, no basquete e no atletismo.

 

Foto: André durante sua apresentação sobre a Física nos Esportes na Escola Ricardo Luques

 

A terceira palestra foi ministrada pela estudante do curso de licenciatura em física Larissa Comodaro e tratou de questões associadas ao estudo das ondas gravitacionais. Dentre outros assuntos trabalhados, Larissa abordou a física envolvida na fusão de sistemas binários de corpos muito massivos, como é o caso de dois buracos negros ou de duas estrelas de nêutrons ou ainda de um buraco negro e uma estrela de nêutrons.

 

Foto: Palestra de Larissa na escola Ricardo Luques

 

A última palestra da manhã foi realizada pelo estudante do curso de licenciatura em física Ryan Montemor e versou sobre o estudo de exoplanetas. Ryan abordou os diferentes métodos de detecção de exoplanetas e explicou um pouco acerca da área de estudo denominada exobiologia (o campo científico que estuda as possibilidades e as condições para a existência de vida fora da Terra).

 

Foto: Palestra de Ryan na escola Ricardo Luques

 

Os bolsistas do IFSP agradeceram o apoio das cinco professoras presentes durante as apresentações e relataram que ficaram bastante bem impressionados com os interesses demonstrados pelos alunos da Escola Ricardo Luques pelo estudo de temas científicos.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, proporcionam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

 

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página