Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CIÊNCIA INTERATIVA

Alunos da Escola Dr. Eduardo assistiram apresentações científicas no IFSP

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h34 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h35

Na tarde do dia 01 de novembro de 2019, sexta-feira, entre 14h30 e 16h30, um grupo de alunos da Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior visitou as instalações do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde assistiram apresentações educacionais sobre diferentes temas científicos. Eles fizeram essa visita acompanhados pelos seus professores José Bernardo (de física) e Adriana Temoteo (de filosofia).

Professores Ricardo, José Bernardo e Adriana com alunos da Escola Dr. EduardoProfessores Ricardo, José Bernardo e Adriana com alunos da Escola Dr. Eduardo

Essas atividades foram marcadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor José Bernardo com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que é docente de física do IFSP-Caraguatatuba e que planejou a atividade de modo a permitir que os alunos da Escola Dr. Eduardo conhecessem um pouco mais o IFSP e também se motivassem com maior intensidade para o estudo de áreas científicas.

 Professores Adriana, Ricardo e José Bernardo no laboratório de física do IFSPProfessores Adriana, Ricardo e José Bernardo no laboratório de física do IFSP 

Atividades como essas de recepção de alunos em espaços do IFSP com o objetivo de motivar para o estudo de conteúdos científicos estão previstas no âmbito do projeto “Centro de Ciências Interativo: investigando os impactos no âmbito de uma educação inclusiva e equitativa” que foi aprovado pelo edital de fomento a grupos de pesquisa no 823 de 2018 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP e que está sendo realizado no âmbito do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Alguns dos estudantes universitários do IFSP que recepcionaram os alunos da Escola Dr. EduardoAlguns dos estudantes universitários do IFSP que recepcionaram os alunos da Escola Dr. Eduardo

As atividades de recepção aos alunos da Escola Dr. Eduardo foram feitas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática que são orientados pelos professores Alex Lino e Ricardo Roberto Plaza Teixeira, em projetos de pesquisa, extensão e ensino. Em particular, colaboraram com essas atividades os estudantes universitários Rafael do Nascimento Sorensen, Lara Cardoso Nunes da Silva, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, André Silva Mendes, Nicoli Rocha Santos, Amanda Gabriela Ribeiro e Beatriz Aguida Gomes. Rafael e Lara são orientados pelo professor Alex Lino, enquanto Larissa Comodaro, Vinicius, André, Nicoli, Amanda e Beatriz são orientados pelo professor Ricardo Plaza. Com a exceção de Beatriz que é estudante da Licenciatura em Matemática, todos os outros bolsistas que deram suporte para essa recepção são alunos da Licenciatura em Física.

Ao chegarem no prédio do IFSP-Caraguatatuba, os estudantes da Escola Dr. Eduardo foram conduzidos para o Laboratório de Física da instituição que funciona na sala 110. A primeira apresentação científica foi feita pela estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro (que atualmente é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Ondas Gravitacionais, Divulgação Científica e Ensino de Física” com bolsa PIBIFSP) sobre o conceito de interferometria e sobre a primeira detecção de ondas gravitacionais feita nos Estados Unidos em 2015 pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (o LIGO, da sigla em inglês) nos Estados Unidos.

Larissa explica aos alunos o que é um interferômetroLarissa explica aos alunos o que é um interferômetro

Após uma explicação teórica sobre a técnica da interferometria, Larissa mostrou aos presentes um protótipo (com objetivos didáticos) em pequena escala de um interferômetro, de modo que fosse possível compreender o seu funcionamento de maneira mais clara.

Protótipo de um Interferômetro apresentado por LarissaProtótipo de um Interferômetro apresentado por Larissa

Na sequência o estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen (que é bolsista de iniciação do projeto de pesquisa “A Levitação Acústica: Uma proposta de construção e aplicação no ensino de física” com bolsa fomentada pelo CNPq) fez uma explicação acerca de ultrassons e sobre as suas características básicas.

Rafael Sorensen em explicação sobre ultrassons aos alunosRafael Sorensen em explicação sobre ultrassons aos alunos 

Para exemplificar, Rafael apresentou aos alunos o levitador sonoro, um equipamento que é capaz de fazer flutuar pequenas bolinhas de isopor, usando para isto somente da emissão de ultrassom, um som cuja frequência é mais alta do que as frequências de sons que o ouvido do ser humano consegue escutar.

Levitador Sonoro fazendo flutuar uma bolinha de isoporLevitador Sonoro fazendo flutuar uma bolinha de isopor

Na sequência, o estudante de licenciatura em física Vinicius Abrahão (que atualmente é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate”) realizou algumas experiências, com os alunos da Escola Dr. Eduardo que estavam presentes, envolvendo rotações.

Aluno realiza experiência de rotação com o auxílio de ViniciusAluno realiza experiência de rotação com o auxílio de Vinicius 

Basicamente essas experiências de física sobre rotações abordaram conceitos físicos como momento de inércia, torque de uma força e conservação do momento angular.

Experimento sobre rotação realizado por um alunoExperimento sobre rotação realizado por um aluno

Os alunos então se deslocaram do laboratório de física até a sala de aula 210 que fica no primeiro andar do prédio do IFSP-Caraguatatuba para assistir apresenteções científicas audiovisuais.

Professores Adriana e José Bernardo com alunos na sala 210Professores Adriana e José Bernardo com alunos na sala 210

Nesta sala, eles puderam assistir uma apresentação audiovisual sobre a presença das mulheres na ciência que foi feita pela estudante de licenciatura em física Amanda Ribeiro que explicou um pouco a respeito da importância que tiveram várias mulheres na história da ciência. Em particular ela exibiu os vídeos “Marie Curie – Desenhando minha vida” (de 5 minutos) que está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=g-kbcYeDm_c> e “Mulheres Cientistas na História” (de 8 minutos) do canal Nerdologia do Youtube que está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=WWvIQJg4SCM&t=12s>. Amanda atualmente é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP no projeto de pesquisa “Atividades educacionais sobre Cultura e Ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos” que foi aprovado de acordo com o edital 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP.

Amanda em sua apresentação sobre as mulheres na ciênciaAmanda em sua apresentação sobre as mulheres na ciência

Finalmente, a estudante de licenciatura em física Nicoli Santos abordou o tema da homofobia e dos preconceitos sofridos por homossexuais. Em particular, ela destacou a importância do matemático Alan Turing para o desenvolvimento dos computadores nos anos 1930, 1940 e 1950, e sobre como ele ajudou no esforço dos ingleses contra os nazistas na segunda guerra mundial, tendo sido, por isso condecorado como herói logo após o seu término. Mesmo assim, alguns anos depois, na primeira metade da década de 1950, este matemático brilhante foi condenado em termos penais pelo sistema judicial da Inglaterra daquela época devido à sua homossexualidade, o que arrasou com a sua vida; a história de Alan Turing é retratada pelo excelente filme “O Jogo da Imitação” (“The Imitation Game”) de 2014. Para auxiliar nas explicações, Nicoli apresentou o vídeo (de 6 minutos) “Alan Turing - Traído pelo país que salvou!” que pode ser assistido gratuitamente no link <https://www.youtube.com/watch?v=YDZHMyztjUo&t=280s>. Nicoli atualmente é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP do projeto de pesquisa “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake News” que também foi aprovado de acordo com o edital 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP.

Apresentação de Nicoli sobre Alan Turing e homofobiaApresentação de Nicoli sobre Alan Turing e homofobia

Após essas apresentações, os alunos da Escola Dr. Eduardo que visitaram o IFSP se despediram dos bolsistas que os acolheram e retornaram para a sua escola; alguns deles, nestes momentos finais, relataram que ficaram mais motivados para o estudo em áreas científicas após essa visita.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que bolsistas de projetos de pesquisa, ensino e extensão do IFSP-Caraguatatuba orientados pelos professores Ricardo Plaza e Alex Lino, no âmbito do projeto “Centro de Ciências Interativo” propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e de municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com professores do Grupo de Pesquisa em Física do IFSP-Caraguatatuba (tais como os professores Ricardo Plaza e Alex Lino), de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página