MENINAS NA CIÊNCIA

Alunas das Licenciaturas do IFSP-CAR publicam artigo em revista com Qualis A4

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 16h55 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 16h55

A “Revista Diversidade e Educação” (ISSN: 2358-8853), em seu volume 11, número 1, ano de 2023, entre as páginas 1093 e 1117, publicou o artigo intitulado “Educação científica e questões de gênero em oficinas didáticas para alunas de ensino médio”, de autoria de Izabella Chemmelo Bersani de Souza, Isis Burgomeister Pustiglione, Michele Feitosa de Araujo, Kamily da Silva Xavier, Thamiris Pacheco dos Santos, Jeane Leal de Oliveira Rocha, Nicoli Rocha Santos, Evelyn Pinto Benedito e Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Izabella, Isis e Thamiris são estudantes da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Caraguatatuba, enquanto Michele, Kamily, Jeane, Nicoli e Evelyn são estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e o professor Ricardo é docente do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15362>. Este artigo foi fruto do projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã” que foi executado em 2022 no âmbito do “Programa Institucional de Incentivo às "Meninas nas Exatas" do IFSP” (com fomento da Reitoria do IFSP), pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba, pela professora Cleide Matheus Rizzatto no IFSP-Suzano e pela professora Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa no IFSP-São Miguel Paulista.

Imagem 1 – Izabella, Isis, Michele, Kamily, Thamiris, Jeane, Nicoli, Evelyn e RicardoImagem 1 – Izabella, Isis, Michele, Kamily, Thamiris, Jeane, Nicoli, Evelyn e Ricardo

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “O presente artigo objetiva examinar 15 oficinas didáticas realizadas em 2022 para alunas de ensino médio de escolas estaduais situadas no litoral norte paulista. Essas oficinas que foram denominadas “Meninas brincam de carrinho” duravam entre 3 e 4 horas e eram realizadas para grupos com entre 15 e 20 meninas. A principal tarefa das oficinas era a montagem de carrinhos (brinquedos) movidos a energia solar pelas alunas, mas as participantes aprenderam também sobre conceitos científicos que explicam o funcionamento destes carrinhos, sobre a História da participação das mulheres na ciência e sobre estereótipos de gênero e lutas por equidade. Os dados obtidos indicam que é importante trabalhar em aula com as mulheres que se destacaram ao longo da História da Ciência para fornecer modelos de mulheres cientistas para as meninas.”

Imagem 2 – Início do artigo no site da Revista Diversidade e EducaçãoImagem 2 – Início do artigo no site da Revista Diversidade e Educação

A “Revista Diversidade e Educação” (ISSN: 2358-8853), que pode ser acessada no link <https://periodicos.furg.br/divedu>, é uma publicação eletrônica de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande (FURG). Ela publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais e tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos. Seu público-alvo são estudantes, professores/as e pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área em geral. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis desta revista é A4.

Imagem 3 – Página da Revista Diversidade e Educação em setembro de 2023Imagem 3 – Página da Revista Diversidade e Educação em setembro de 2023

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordado temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, educação científica, as interfaces entre cultura, ciência e sociedade, e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.