EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

4º Minicurso de Astronomia no IFSP-Caraguatatuba contou com um público diversificado

Publicado: Sábado, 12 de Mai de 2018, 09h24 | Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 16h38

Nos dias 07 e 08 de maio de 2018, pela tarde, entre 16h e 19h, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto federal de São Paulo (IFSP), ocorreu o 4º Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba, realizado pela equipe de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Diego Bortoleto Licca, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Caio Cesar Nogueira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues e Ryan Nepomuceno Montemor) e de bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Rafael Brock Domingos, Diego Corrêa Peres de Souza e Rafael do Nascimento Sorensen), além da ex-bolsista de iniciação científica e de extensão Adriana de Andrade, todos eles orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do curso de Licenciatura em Física desta instituição.

Professor Ricardo Plaza e seus orientados que ajudaram a organizar o 4º Minicurso de Astronomia

A carga horária total deste Minicurso Livre de Astronomia foi de 6 horas e aproximadamente 120 interessados se inscreveram para assistir suas aulas, por meio do site EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Ao final da aula do 2º dia, cada um daqueles que estiveram presentes nas aulas dos dois dias recebeu um certificado pela participação neste 4º Minicurso de Astronomia. Os Minicursos de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba vem sendo realizados pela equipe de bolsistas do professor Ricardo Plaza, anualmente, desde 2015.

Público presente no 1º dia de aula do 4º Minicurso de Astronomia

Este minicurso de astronomia contou também com a participação do Prof. Me. Jurandi Leão Santos, docente de física do IFSP-Caraguatatuba, que ministrou a palestra “Viu? Não viu!” no segundo dia de aula deste minicurso, com o objetivo de discutir de modo crítico a respeito das evidências experimentais a respeito de alegados contatos com seres extraterrestres.

Apresentação do Professor Jurandi

O público presente durante as atividades do 4º Minicurso de Astronomia foi bem diversificado em termos de idade, de gênero, de formação escolar e de origem (bairro em que mora). Dentre os cidadãos presentes é importante ressaltar o comparecimento da psicóloga Maria Gabriela Dias que reside na cidade de São Paulo.

Maria Gabriela Dias e Kaua Estevam Cardoso de Freitas

O 4º Minicurso de Astronomia foi pensado da seguinte forma. No primeiro dia de aula, 07/05/2018, foi apresentada a Astronomia desenvolvida até as primeiras décadas do século XX, inclusive a astronomia dos povos da antiguidade, os 5 problemas clássicos trabalhados pelos gregos (o tamanho da Terra, o tamanho da Lua, a distância da Terra à Lua, a distância da Terra ao Sol e o tamanho do Sol) e a revolução científica (Copérnico, Kepler, Galileu e Newton).

Apresentação realizada durante o 4º Minicurso de Astronomia

O segundo dia de aula (08/05/2018) deu uma maior ênfase para o desenvolvimento da astrofísica nas décadas mais recentes, tratando, por exemplo de questões como evolução estelar, buracos negros, big data, ondas gravitacionais, exobiologia, espectroscopia, matéria escura e energia escura, dentre outros temas. Neste segundo dia de aula, foi utilizado o “Weblab” desenvolvido pelo Departamento de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com a possibilidade da realização de experimentos por acesso remoto, por meio da página da internet, clicando aqui.

Página do experimento com o Geiger do Weblab

Em particular foram apresentados o experimento com um detector Geiger e o experimento de espectroscopia. Esta atividade contou com o apoio do Prof. Me. Douglas Carlos Vilela que atualmente está realizando seu trabalho de pesquisa de doutorado no ITA sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano. A equipe de bolsistas que organizou este 4º Minicurso de Astronomia agradece aos professores Douglas e Silvério pelo apoio dado para a realização desta atividade.

Página do experimento de espectroscopia do Weblab

Para este 4º Minicurso de Astronomia os dois telescópios do IFSP-Caraguatatuba (um refrator e outro refletor) foram montados com o objetivo de observar os astros do céu noturno no final das aulas de cada dia, mas em ambos os casos o céu estava muito nublado e infelizmente não foi possível realizar as observações astronômicas previstas com estes telescópios.

Público presente no 2º dia de aula do 4º Minicurso de Astronomia

Atividades como este minicurso de astronomia são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” orientados pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas e palestras de divulgação sobre temas associados à ciência, à história e à cultura.

Professor Ricardo e sua equipe de bolsistas durante a preparação do 4º Minicurso de Astronomia

Todas as atividades realizadas por esta equipe de bolsistas são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que queiram que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.