Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Workshop Projeto Clima: mais um evento de importância para a sustentabilidade do Litoral Norte, realizado no campus do IFSP
Início do conteúdo da página

Workshop Projeto Clima: mais um evento de importância para a sustentabilidade do Litoral Norte, realizado no campus do IFSP

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2013, 14h42 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2013, 14h42

Pesquisadora LuciaPesquisadora Lucia

Desde o início desse ano, o IFSP, Campus Caraguatatuba, tem sido a sede de vários eventos. Todos são relacionados a pesquisas acadêmicas que buscam promover, direta ou indiretamente, o desenvolvimento sustentável na região.

Em maio sediou dois eventos: o primeiro foi o VI Workshop do grupo de pesquisa RedeLitoral, na qual o IFSP, Campus Caraguatatuba, tem cooperação acadêmica. Foram apresentados trabalhos a respeito das mudanças climáticas e dos impactos ambientais nas zonas costeiras. Na sequência, foi realizado o Seminário Temático do Litoral Norte, promovido pelo Instituto Pólis, por meio do Projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.

No dia 05 de julho, o Projeto Clima, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM/UNICAMP, reuniu um grupo de pesquisadores, gestores públicos, representantes de ONGS e de empresas de grande porte, para o Workshop Projeto Clima – Gente e Stakeholders do Litoral Norte de São Paulo. O contato inicial com os pesquisadores do Projeto Clima surgiu por intermédio do Projeto Rede Litoral. Nesse grupo atua como pesquisadora a docente do IFSP, Campus Caraguatatuba, Vassiliki T. G. Boulomytis, que foi uma das convidadas para o encontro.

Nesse evento, a Profª Drª. Lúcia da Costa Ferreira (NEPAM/UNICAMP) intermediou a discussão sobre os conflitos relacionados a riscos tecnológicos e ambientais, à expansão urbana e à conservação da biodiversidade. O grupo convidado envolvia “atores” de diferentes “arenas”, ou seja, representantes com diferentes interesses e de vários setores da sociedade. Opiniões que por hora foram adversas, aliadas a um elevado nível técnico para embasar a discussão, propiciaram uma grande troca de experiências e fortaleceu a massa crítica de todos os envolvidos.

Por: Vassiliki T. G. Boulomytis

registrado em:
Fim do conteúdo da página