Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Turma de Processos Gerenciais visita Campos do Jordão
Início do conteúdo da página

Turma de Processos Gerenciais visita Campos do Jordão

Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2012, 11h13 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2012, 11h13

Viagem foi resultado da ação dos estudantes do 1º semestre, durante o trote solidário 2012

Um grupo de 28 estudantes do 1º ano do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, do Instituto Federal São Paulo - Campus Caraguatatuba, saiu da rotina no último sábado, dia 30 de junho, e desfrutaram de bons momentos em uma Viagem Cultural à cidade de Campos do Jordão.

O passeio, promovido pelo próprio campus, foi um reconhecimento ao desempenho obtido por esta turma durante o Trote Solidário do 1º Semestre de 2012. Na ocasião, os alunos conseguiram arrecadar 307 unidades de leite (longa vida e em pó), que foram doados à Vila Vicentina, em Caraguatatuba.

Os alunos foram acompanhados pela assistente social Ana Regina Mousessian e pela psicóloga Tereza Cristina Daniel, e puderam realizar visitas a pontos turísticos de relevância histórico-cultural de Campos do Jordão.

A primeira parada dos alunos foi no Museu Felícia Leiner, com esculturas a céu aberto, localizado nos arredores do Auditório Cláudio Santoro, principal palco do maior evento da música erudita na América Latina: o Festival Internacional de Campos do Jordão.

Na sequência, o grupo seguiu para o Palácio Boa Vista. Ele foi inaugurado em 1964 para servir como residência de inverno dos governadores paulistas, mas com o tempo se transformou em um museu aberto ao público. Numa área de quase três mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Palácio abriga um grande acervo artístico e cultural, como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, e obras de artistas contemporâneos, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

A próxima parada foi fábrica de chocolates Araucária, onde os alunos puderam acompanhar o seu processo de produção. Ao final, ninguém deixou de degustar o sabor especial do chocolate produzido naquela região.

Outro ponto importante da visita foi o Museu Casa da Xilogravura, que é um espaço particular mantido pela editora Mantiqueira e que ficará como herança para a Universidade de São Paulo (USP), com um acervo de mais de 2 mil peças. A xilogravura é uma arte em gravura feita por uma matriz em madeira. A atividade, que já foi bastante utilizada antes das novas tecnologias de impressão, continua viva até hoje e deu vazão para as criações artísticas. No local os alunos foram recebidos pelo diretor-fundador do espaço, Antonio Costella. “Gosto muito quando alunos passam por aqui, principalmente universitários que já possuem uma bagagem maior e acabam sendo disseminadores de informações, levando adiante o que aprendem por aqui”, destacou.

Para encerrar a viagem cultural, o grupo conheceu a Vila do Capivari, famoso ponto de Campos de Jordão, que concentra grande número de turistas. É neste espaço que estão instalados os diversos segmentos comerciais, assim como atrações turísticas, entre elas, o teleférico e a vila de artesanato.

O aluno Luan Marinho voltou satisfeito da viagem. Segundo ele, dentre as atividades realizadas, a que mais chamou a atenção foi o Palácio Boa Vista. "Gostei muito do Palácio, com diversas peças de séculos anteriores e até de outros países. A vista panorâmica que se tem de lá, também foi bem legal", comentou.

Assim como Marinho, a aluna Carla Siqueira aprovou o passeio e gostou bastante do estilo europeu da cidade localizada na Serra da Mantiqueira. “Foi muito bom participar dessa viagem e ver de perto o estilo do lugar, das casas, a paisagem. Valeu a pena”, finalizou.

Alunos posam na frente do Palácio da Boa Vista, que além de ser residência de inverno dos governadores paulistas, também é um museu aberto ao públicoAlunos posam na frente do Palácio da Boa Vista, que além de ser residência de inverno dos governadores paulistas, também é um museu aberto ao público

Colaborou: Ricardo Hiar

registrado em:
Fim do conteúdo da página