Seminários de Matemática
“Os sinais + e – modificam a quantidade diante da qual são colocados como o adjetivo modifica o substantivo”. (Cauchy)
Dando sequência à Série de Seminários de Matemática, na sexta-feira do dia 9 de maio, as 10:35, na sala 105B, Francieli e Débora apresentaram o seminário Integral de Riemann.
Francieli somando a área por retângulos.
Partindo do problema de se ter uma função cujo gráfico não pode ser facilmente calculado, foi apresentado a ideia de Riemann, cujo objetivo era dividir a região em retângulos de mesma largura e fazer a soma das áreas correspondentes: a denominada soma de Riemann.
Soma de Riemann
Como a formalização da soma de Riemann permite fazer uma soma inferior e outra superior, ao utilizarmos a noção de limite obtem-se a famosa Integral de Riemann.
Na apresentação foram abordados os seguintes tópicos:
1) Soma de Riemann;
2) Integral de Riemann;
3) Propriedades básicas;
4) Espaço vetorial das integrais;
5) A formação de uma álgebra.
Débora usando a definição clássica da Integral de Riemann
Redes Sociais