Projetos desenvolvidos pelo Pibid são apresentados no IFSP-Caraguatatuba
Licenciandos em matemática e professores estiveram reunidos no auditório do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), no dia 9 de outubro de 2015, pela manhã, para apresentar resultados do programa Pibid em escolas públicas da região.
O programa Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência) é coordenado no âmbito do IFSP-Caraguatatuba pelo Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior e pela Profa. Me. Jaqueline Lopes e trata-se de uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização de professores da educação básica, financiado pelo governo federal por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que beneficia cerca de 90 mil bolsistas de cursos de licenciatura em todo o país, de modo a que atuem em cerca de 5 mil escolas espalhadas pelo Brasil, melhorando a qualidade da educação nestas escolas e possibilitando que os supervisores destas escolas que participam do Pibid recebam também uma bolsa.
Atualmente, o Pibid desenvolvido no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba conta 24 licenciandos em matemática que são bolsistas do programa e atuam em quatro escolas públicas da região.
imagem
No início do evento, o professor Francisco Leitão de Oliveira Neto da Escola Estadual Avelino Ferreira e os bolsistas Pibid que atuam nesta escola, apresentaram os resultados das suas ações educacionais no âmbito da matemática, mas também com vários desdobramentos interdisciplinares que abarcaram tópicos de outras disciplinas, como na exibição e discussão de temas a respeito do filme “Hotel Ruanda”, de modo a discutir valores, questões históricas e o racismo. Os bolsistas do Pibid que atuam nesta escola são: Adriana Cavarzere Taveira da Silva, Ivanilda Sena Olegário, João Vitor Magalhães do Nascimento, Nicolas Marlon Rocha Quinto, Roberta da Silva e Vinícius Bispo dos Santos.
A segunda apresentação ficou para os bolsistas que atuam na Escola Estadual Colônia dos Pescadores sob a supervisão do professor Ronaldo de Morais Bodo Junior. Um dos pontos altos do Pibid nesta escola foi a gincana educacional realizada com o apoio integral destes bolsistas, gincana esta que conseguiu bons resultados em termos do envolvimento de alunos na busca pela aprendizagem e por novos conhecimentos. Os bolsistas do Pibid que atuam nesta escola são: Andryelly de Jesus Andrade, Deive José Aparecido de Faria, Isabella Noima Alves, Marcio Oliveira de Morais Junior, Marilene Batista Rodrigues, Raíssa Regina Santos da Apresentação.
A terceira apresentação foi feita pela professora Solange Maria da Silva da Escola Estadual Ismael Iglesias em conjunto com os bolsistas do Pibid que atuam nesta escola. Os bolsistas na sua apresentação destacaram que foram incentivados a colaborarem para a aplicação de metodologias diversificadas e não convencionais de ensino, com o uso de jogos, por exemplo, de modo a produzirem aulas investigativas. Foram implementadas também aulas de reforço em determinados conteúdos escolares. Os bolsistas do Pibid desta escola são: Adison Timótio Silva, Brenno Poyares Torrents de Goes Telles, Eber da Motta Medeiros, Marcela Cherbele, Thaís Gonçalves Gacic e Vitor Fernandes da Silva.
Finalmente, a apresentação final coube ao Prof. Me. Elton Carlos Eller Pedroso da Escola Municipal Professora Edna Maria Nogueira Ferraz, juntamente com os bolsistas do Pibid que atuam nesta escola: Beatriz de Oliveira Prado, Glauce de Oliveira Santos Silva, Jaqueline dos Santos Gonçalves e Souza, Marieta Angelica dos Santos, Natália Barros Ferreira e Thaís Cristina de Souza. Os bolsistas destacaram as atividades desenvolvidas entre alunos com necessidades educacionais, procurando identificar as principais dificuldades dos alunos para a aprendizagem de temas e conceitos matemáticos. O uso de materiais concretos de diferentes tipos e em diferentes contextos mostrou-se uma ferramenta pedagógica bastante útil.
Ao final do evento, os “pibidianos” organizaram uma festinha de confraternização para todo o público presente, com “comes e bebes” que foram doados por eles mesmos.
Os presentes no evento puderam perceber nitidamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Pibid, bem como a sua importância tanto para os alunos das escolas públicas conveniadas, quanto para a formação dos estudantes do curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba.
Redes Sociais