Projeto de iniciação científica aprovado pela FAPESP concede bolsa para estudante do IFSP-Caraguatatuba
Um projeto de pesquisa de iniciação científica apresentado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (na condição de orientador), em conjunto com o aluno Rafael Brock Domingos (na condição de orientado), foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no início do mês de maio de 2017. Como consequência, Rafael Brock – que é estudante do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – obterá uma bolsa mensal de iniciação científica que custeará suas atividades de investigação durante o período de 12 meses. A FAPESP é conhecida no meio acadêmico pelo seu rigor na análise e seleção dos projetos de pesquisa que recebe. O projeto de pesquisa aprovado pretende avaliar o uso de técnicas de modelagem de fenômenos naturais para estudar leis e conceitos de diferentes campos da Física. Seu objetivo principal é pesquisar e analisar o uso de softwares de simulação de fenômenos da natureza no ensino de tópicos e de conteúdos de física básica, tanto em escolas de ensino médio, quanto no ensino de disciplinas de física de cursos superiores do IFSP-Caraguatatuba, como os cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.
Estudante Rafael Brock e professor Ricardo Plaza
Desde 2015, Rafael já trabalhou juntamente com o professor Ricardo Plaza – que atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Física – em dois projetos de iniciação científica (com bolsas PIBIFSP custeadas pelo próprio IFSP) e em um projeto de extensão (com bolsa de extensão custeada também pelo próprio IFSP). Nos últimos dois anos, Rafael já participou de inúmeros congressos acadêmicos em diferentes instituições de ensino superior do país, esteve presente em diversas atividades de extensão de educação científica realizadas pelo IFSP-Caraguatatuba em escolas públicas da região e ajudou a organizar a grande maioria dos cinedebates que têm ocorrido no auditório do IFSP-Caraguatatuba. Rafael estruturou também uma apresentação de slides sobre “Etnoastronomia” em que são apresentados vídeos sobre o tema e são utilizados softwares de simulação do céu noturno, tais como “Stellarium” e “Carta Celeste”: seu objetivo é motivar a curiosidade dos estudantes para temas científicos e históricos.
A relevância social da tarefa de estimular o interesse de nossos jovens pelo conhecimento científico está relacionada ao fato de que as sociedades que progrediram em termos econômicos e sociais necessitaram para isto se desenvolver científica e tecnologicamente, o que pressupõe melhorar os padrões educacionais – em todas as áreas, mas, sobretudo, nas áreas das chamadas ciências naturais – nas escolas de educação básica brasileiras. Assim sendo, a participação de estudantes universitários em trabalhos de pesquisa de iniciação científica, como este que foi aprovado pela FAPESP, colabora muito tanto com o seu amadurecimento intelectual e acadêmico, quanto também para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.
Redes Sociais