Programa “Ciência sem Fronteiras” é discutido no IFSP-Caraguatatuba
Em 9 de outubro de 2015, no período matutino, a Rede CsF - Caraguatatuba realizou um encontro no auditório do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para explicar como funciona o programa “Ciências sem Fronteiras” (CsF) aos interessados. O título da atividade foi “CsF-IF: Internacionalização Brasileira na Ciência e Tecnologia”.
A atividade que durou cerca de uma hora permitiu que vários ex-bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras pudessem relatar a respeito de suas experiências como estudantes em universidades do exterior (EUA, Canadá e China): os seus ganhos acadêmicos, a importância deste programa para o desenvolvimento do nosso país, as dificuldades encontradas, as questões do dia a dia e as suas perspectivas após a volta ao Brasil. O programa “Ciência sem Fronteiras” (CsF) foi criado em 2011 pelo governo federal e já financiou a ida de cerca de cem mil universitários de carreiras científicas e tecnológicas para estudarem em diversas universidades de diferentes países estrangeiros. Todos os bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras permanecem no exterior entre um ano e um ano e meio e têm a obrigação contratual de voltar (sob pena de ter que devolver todos os gastos financeiros com a sua estadia no exterior) e ficar no Brasil pelo mesmo período de tempo, de modo a tentar, na medida do possível, contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico, multiplicando e compartilhando aqui, em território nacional, o conhecimento adquirido lá no exterior.
A mesa debatedora foi composta pelos seguintes universitários que já participaram do programa “Ciência sem Fronteiras” e estudaram em universidades estrangeiras: Lucas Conelian de Oliveira, Rosana Teixeira, Leandro Carvalho Julio, Alexandre Benetti, Gabriela Pereira de Assis, Emilly Mie da Silva Takahashi, Tais dos Santos Alemar e Lucas Trombeta. Lucas Conelian, Rosana e Leandro são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba; Alexandre e Gabriela são estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também do IFSP-Caraguatatuba; Emilly e Tais são estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do câmpus da capital do IFSP; Lucas Trombeta é atualmente estudante de mestrado em Ciências da Computação do câmpus de Santo André da UFABC.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Internacionalização Universitária da Rede CsF do IFSP-Caraguatatuba, encabeçado por Lucas Conelian, em colaboração com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) do IFSP, que esteve representada por Camila Pinho de Oliveira, coordenadora substituta institucional do programa “Ciência sem Fronteiras” no âmbito do IFSP. O auditório contou com a presença de estudantes do curso de licenciatura em matemática, bem como de outros cursos do IFSP e mesmo de alunos de ensino médio de escolas da região, como foi o caso de alunos da Escola Estadual Avelino Ferreira que compareceram ao evento. Estiveram presentes também professores do próprio IFSP e de diferentes escolas públicas, bem como interessados em geral no programa CsF. Mais informações sobre a Rede Csf podem ser obtidas em: www.redecsf.org.
Durante o evento, Camila Oliveira entregou ao estudante Lucas Conelian um certificado de excelência acadêmica concedido pela “Western Illinois University” (WIU), instituição na qual estudou por um ano e meio nos EUA, pelo programa Ciência sem Fronteiras. O certificado foi enviado pela WIU para o reitor Eduardo Modena, do IFSP. Lucas Conelian atualmente é orientado em projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Polinomiografia, a arte matemática como um diferencial no ensino de funções”, pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, com bolsa fornecida pelo IFSP. Durante a sua estadia no exterior, o seu tutor no Brasil foi o Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior. Diversos dados acerca do programa CsF podem ser consultados em: www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle.
Redes Sociais