Professores e alunos do IFSP-Caraguatatuba participam do XII EPEM
Professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba participaram das atividades do XII Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM) que ocorreu no campus de Birigui do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), entre 1 e 3 de maio de 2014. O tema principal em discussão neste evento foi “Educação Matemática no contexto das propostas de ensino integrado: Projetos e Política”. Os professores do IFSP-Caraguatatuba que participaram desta atividade foram Jaqueline Lopes, Luis Américo Monteiro Junior e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
No dia 1 de maio ocorreu o V Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática que debateu a formação do professor de matemática e a valorização da carreira docente. Dentre outros pontos, a discussão deu ênfase especial para a necessidade de aumentar os recursos destinados para a educação pública em nosso país, inclusive com o aporte dos royalties do Pré-Sal, de modo a procurar atingir a meta de 10% do PIB para a educação.
Professores e alunos do IFSP-Caraguatatuba indo para o EPEM
No dia 2 de maio pela manhã ocorreu uma mesa-redonda tendo como tema o Ensino Médio Integrado. Neste mesmo dia, pela tarde foram apresentados diversos trabalhos dos presentes no Encontro, na forma de Comunicações Científicas ou de Relatos de Experiências. Os alunos do IFSP-Caraguatatuba, sob orientação de professores, apresentaram oito trabalhos nesta tarde: “A compreensão em leitura e sua influência na resolução de exercícios/problemas de matemática” de autoria das alunas Mirian Morais de Oliveira e Glauce de Oliveira Santos Silva e da professora Jaqueline Lopes; “Educação Financeira: analisando os conhecimentos de alunos do primeiro ano do ensino médio” de autoria da Luciene dos Santos Silva e do professor Luis Américo Monteiro Junior; “Aprendizagem matemática por meio da visualização: Construção de figuras espaciais” de autoria da aluna Natalia Barros Ferreira e do professor Luis Américo Monteiro Junior; “Um projeto interdisciplinar sobre a dengue envolvendo o IFSP e uma escola de intervenção prioritária” de autoria da aluna Katia Regina dos Santos da Apresentação e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira; “Uma perspectiva cultural para o ensino de matemática” de autoria da aluna Franciele Lopes da Silva e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira; “A utilização da música como recurso didático no ensino da matemática” de autoria da aluna Paola Ausnery de Sousa Cubillos e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira; “Reflexões sobre Matemática, Inteligência Artificial, Consciência e Cinema” de autoria do aluno Leandro Carvalho Julio e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira; “A matemática viva: Explorando a curiosidade com conjecturas sobre números primos” de autoria do aluno Marcio Oliveira de Morais Junior e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Apresentação da professora Jaqueline e das alunas Mirian e Glauce
No dia 3 de maio pela manhã foram realizados 16 mini-cursos abertos para a participação de todos os presentes. Um destes mini-cursos foi organizado e realizado pelo aluno Gilberto Ribeiro Rafael e pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira: “Usando o Arduino como ferramenta no ensino de matemática”. Participaram também das diversas atividades do EPEM os alunos Thais Cristina de Souza e João Pereira Neto.
Professores e alunos na praça central de Birigui
A participação neste evento foi considerada bastante produtiva por todos os representantes do IFSP-Caraguatatuba. Os representantes do IFSP-Caraguatatuba que participaram deste Encontro tiveram apoio financeiro do IFSP com este objetivo.
Texto produzido por Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Redes Sociais