Professor do IFSP-Caraguatatuba retorna de pós-doutorado na Itália
O Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho, da área de Construção Civil (Materiais de Construção) do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizou um projeto de estágio pós doutoral na Itália ao longo do ano de 2015 e início de 2016. A participação do professor foi viabilizada pelo programa de capacitação externa do IFSP.
Professor Américo no laboratório da Universidade de Roma Tre
O projeto, desenvolvido na “Università degli Studi Roma Tre”, teve como objetivo desenvolver e caracterizar microconcretos de alta ductilidade, reforçados com diferentes tipos de fibras, e produzidos com materiais disponíveis no local. Este tipo de material possui características importantes, como a utilização como material de reparo e/ou reforço de grandes estruturas de concreto armado. Além da alta resistência à compressão, a presença das fibras no material desenvolvido garante também elevadas resistências à tração. Outra característica é o desenvolvimento de microfissuras antes da ruptura, o que dificulta a entrada de agentes agressivos ao concreto armado que aceleram o processo de corrosão, aumentando a vida útil das estruturas.
Concreto de Alta Ductilidade, caracterizado durante a pesquisa do professor Américo
Em seu retorno ao Câmpus Caraguatatuba do IFSP, a partir do mês de abril de 2016, o professor realizará a divulgação científica dos resultados obtidos durante as pesquisas na Itália. Além disso, iniciará um programa de pesquisa para o desenvolvimento deste tipo de material com os materiais disponíveis no nosso país.
O professor Américo também teve a oportunidade de visitar outros centros de pesquisa italianos, como as Universidades de Tor Vergata, Modena e Salerno. Também visitou a maior feira da área de construção em concreto na Europa, a World of Concrete Europe, um evento bienal que ocorreu em 2015 na cidade de Paris.
Professor Américo em visita ao World of Concrete Europe, em Paris
Redes Sociais