Professor do IFSP apresenta colóquio sobre relações entre ciência e arte
No dia 26 de fevereiro de 2016, a partir das 9 horas da manhã, o Prof. Dr. Leonardo Crochik apresentou o Colóquio intitulado “Ciência como arte” no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O colóquio ocorreu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.
Professor Leonardo Crochik durante a apresentação do Colóquio
O professor Leonardo Crochik, que é docente do câmpus de São Paulo do IFSP, é bacharel e licenciado em física, mestre na área de Física Estatística e doutor na área de Ensino de Física, em todos os três casos com os títulos obtidos pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). O público presente a este colóquio foi constituído majoritariamente de estudantes das quatro turmas do curso de Licenciatura em Matemática, bem como de outros cursos do IFSP, como os cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Aquicultura, bem como por interessados da comunidade externa ao IFSP.
Em sua apresentação neste colóquio, o professor Leonardo Crochik procurou apresentar as semelhanças e as diferenças existentes entre a ciência e a arte, dois grandes campos de conhecimento da humanidade. Uma das questões abordadas foi sobre a forma pela qual a criatividade se manifesta em quem produz ciência e em quem produz arte. No início do Colóquio, foi apresentado um quadro de modo a procurar salientar as diferenças existentes entre a ética, a lógica e a estética, no que diz respeito, por exemplo, à definição de regras para a ação, para a ciência e para a arte, na procura pelo bem, pelo verdadeiro e pelo belo, respectivamente! O Colóquio discutiu as diferentes formas pelas quais a ciência pode ser produzida, em alguns casos por acumulação, mas em outros casos, por ruptura. A este respeito foi dado destaque para a obra de dois importantes filósofos da ciência: Gaston Bachelard e Thomas Kuhn.
Público presente ao Colóquio
Um outro tema abordado no Colóquio foi a transição que ocorreu no final do século XIX e início do século XX, período no qual novas ideias fervilharam tanto na arte, quanto na ciência: foi assim com o surgimento do cubismo e do surrealismo na pintura, mas também com o aparecimento da teoria da relatividade e da mecânica quântica. Estes momentos foram considerados em certo sentido revolucionários e os seus criadores tiveram que ter coragem para romper com os paradigmas vigentes.
Foi feita, também, uma reflexão sobre a ideia de verdade a priori proposta pelo filósofo Immanuel Kant acerca de geometria euclidiana tridimensional. Para ele seria impossível sequer imaginar uma realidade diferente desta. Entretanto, mais à frente, na história da ciência, surgiram as geometrias não euclidianas e também geometrias em mais de três dimensões, evidenciando que o que é inimaginável para uma geração de cientistas, pode não o ser pera a geração seguinte.
O IFSP-Caraguatatuba agradece ao professor Leonardo Crochik pela sua disposição em realizar este colóquio que colaborou bastante para a formação dos seus estudantes. Os colóquios do curso de Licenciatura em Matemática realizados no IFSP-Caraguatatuba são gratuitos e abertos a todos os interessados da comunidade interna e externa ao IFSP, e não necessitam de inscrição prévia. Seu objetivo é discutir questões e temas de caráter cultural, científico, artístico, educacional e histórico, de modo a incentivar a troca e o debate de ideias com maturidade. Quem tiver ideias ou quiser colaborar para a organização destes colóquios, pode entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, pessoalmente ou pelo telefone do próprio IFSP-Caraguatatuba.
Redes Sociais