Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor Cesar Augusto I. Alves do IFSP Câmpus Caraguatatuba apresenta trabalho científico na UFTPR – Curitiba/PR

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 21h35 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 21h35

O professor Cesar Augusto Ilódio Alves, da área de Gestão do Campus Caraguatatuba, apresentou no dia 09/12 seu trabalho científico intitulado: "Educação continuada como política de ascensão profissional da mulher na polícia militar do estado de São Paulo", no I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública, realizado pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná em Curitiba/PR.

O professor Cesar Augusto, vem se especializando nas questões de gênero e retratando em diversos contextos a atuação e participação da mulher. Com base nisto foi apresentado este trabalho na UTFPR, abordando como se deu a entrada e a evolução da mulher dentro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fato bastante relevante e que vem se tornando cada vez maior e constante.

Neste trabalho um fator importante que foi apurado e ressaltado é que a ascensão da mulher na PMESP, vem acontecendo em uma velocidade considerável, levando-se em consideração o seu tempo de entrada na instituição, algo que só ocorreu a 61 anos atrás, em uma polícia que já possui 185 anos de existência.

Tal condição aliada à educação continuada, ou seja, a busca por melhores postos na instituição, que exige que seus participantes se capacitem academicamente, através de especializações, mestrados e até mesmo o doutorado, para que alcem postos de oficialato, podendo chegar até o mais algo posto, que é o de coronel, vem sendo bastante praticada pela mulher, que de 1985 à 2015, formou na academia do Barro Branco, cerca de 550 novas oficiais e permitindo assim atualmente a existência de 3 coronéis mulheres no Estado.

A nossa região, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, é uma referência no Estado, pois temos como gestora regional da PMESP, uma mulher coronel desempenhando o papel de coordenação de 39 cidades e um contingente grande de policiais.

O evento contou com diversas personalidades empresariais e instituições de ensino, representadas por professores e alunos ao longo de três dias que estiveram envoltos em palestras, workshops, mesas redondas e apresentações de trabalhos, que trataram da Atuação do Estado e sua Relação com o Mercado e a Sociedade, Transformação e Inovação Organizacional, Práticas de Gestão Sustentáveis e Políticas Públicas: Formulação e Gestão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página