Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Movimento “Fica PIBID” se manifesta no IFSP Caraguatatuba

Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 16h39 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 16h39

Na manhã do dia 24 de fevereiro de 2016, quarta-feira, estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), se reuniram no prédio da instituição, para a manifestação pacífica “Fica PIBID” em prol da manutenção de recursos financeiros e do número de bolsas destinadas para o programa PIBID: “#ficapibid”.

movimento_fica_pibid_1movimento_fica_pibid_1

O PIBID é o “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” que foi criado em 2007 pelo governo federal com o objetivo de valorizar o magistério e apoiar ações de estudantes de cursos de licenciatura em todo o Brasil de modo que eles possam, na prática, nas condições efetivas das salas de aula das escolas públicas de educação básica, contribuir para uma melhoria das condições de ensino.

O programa PIBID tem sido nos últimos anos um sucesso e no inicio de 2015 atingiu a marca de 90 mil bolsistas “pibidianos” no país todo, estudantes de diferentes cursos de licenciatura que recebem uma bolsa mensal, com a contrapartida de, sob orientação de professores experientes, entrarem em salas de aula de escolas de educação básica com propostas para dinamizar as condições e a qualidade de ensino ofertada.

As ações do PIBID, desde a sua criação, conseguiram aperfeiçoar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior do país ao levar os licenciandos a vivenciarem situações reais de ensino em sala de aula de ensino fundamental e médio e serem desafiados a estabelecerem propostas de intervenção didática para desenvolver e aperfeiçoar a aprendizagem dos seus alunos.

Além dos estudantes da licenciatura que recebem uma bolsa mensal para a realização deste trabalho que na prática acaba sendo de ensino, de pesquisa e de extensão, também ganham uma bolsa mensal de complementação de seus salários os coordenadores do programa na Instituição de Ensino Superior com o curso de Licenciatura e o professor supervisor da escola que recebe e orienta o trabalho dos pibidianos em suas classes.

O PIBID proporciona aos futuros professores, uma participação efetiva em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de problemas de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações estaduais e nacionais. Ele também busca incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas.

Os principais impactos do PIBID nos locais onde ele se realiza, como no câmpus de Caraguatatuba do IFSP, são os seguintes: diminuição da evasão e aumento da procura pelos cursos de licenciatura; reconhecimento de um novo status para as licenciaturas na comunidade acadêmica; melhoria do IDEB e da qualidade da educação realizada na maioria das escolas públicas de educação básica participantes do programa.

No IFSP-Caraguatatuba, o PIBID conta com dois professores do próprio IFSP que são os coordenadores locais do programa e com 24 estudantes do curso de licenciatura em matemática que recebem bolsas mensais e atuam em 4 escolas públicas da região: Escola Estadual Colônia dos Pescadores, Escola Estadual Ismael Iglesias, Escola Estadual Avelino Ferreira e Escola Municipal Professora Edna Maria Nogueira Ferraz. Em cada uma destas quatro escolas, há um professor de matemática delas que atua como professor supervisor do programa e que recebe os licenciandos em sua sala de aula, para que eles, de forma organizada e orientada, procurem encontrar soluções para melhorar o nível e a qualidade de ensino realizado na prática.

movimento_fica_pibid_2movimento_fica_pibid_2

Entretanto, com a crise econômica pela qual o país passa desde 2015 e com a decorrente diminuição da arrecadação de impostos pelo governo federal, o PIBID passou a ser alvo de cortes orçamentários, num primeiro momento pela não renovação das bolsas de dois anos de duração que os licenciandos recebem e que até então, quando venciam o prazo, eram transferidas para novos estudantes de curso de licenciatura que davam continuidade ao programa.

O vídeo do link abaixo descreve um pouco acerca do trabalho realizado pelo PIBID desenvolvido no âmbito do IFSP-Caraguatatuba:

https://www.youtube.com/watch?v=IAnkPZ298T0

O texto do link abaixo apresenta um pouco a respeito do trabalho desenvolvido em 2015 pelo PIBID do IFSP-Caraguatatuba:

http://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/projetos-desenvolvidos-pelo-pibid-sao-apresentados-no-ifsp-caraguatatuba/

Desta forma, a comunidade de docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba entende que é inaceitável o corte de recursos para um programa educacional que já produziu tantos bons frutos na missão importantíssima de melhorar a qualidade de educação brasileira, tarefa fundamental para colaborar para o desenvolvimento econômico e social do país. Este foi o objetivo principal da manifestação “Fica PIBID”: pela manutenção da quantidade atual de bolsas para estudantes do PIBID e, no futuro, pela ampliação das bolsas e dos recursos financeiros destinados para este programa do governo federal. Quem quiser apoiar o movimento “Fica PIBID” pode entrar em contato com o seu coordenador no IFSP-Caraguatatuba, Prof. Ms. Luis Américo Monteiro Junior.

registrado em:
Fim do conteúdo da página