Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Licenciandos em Matemática participaram do VI Encontro Nacional das Licenciaturas em Curitiba

Publicado: Segunda, 02 de Janeiro de 2017, 06h35 | Última atualização em Segunda, 02 de Janeiro de 2017, 06h35

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, foi sede do VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), do V Seminário Nacional do PIBID e do IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, eventos que ocorreram em paralelo entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2016 e envolveram cerca de 2500 participantes. O Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) esteve representado nestes eventos pelos seguintes estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência): Isabella Noima Alves, Natália Barros Ferreira, Raíssa Regina Santos da Apresentação, Marilene Batista Rodrigues, Andryelly de Jesus Andrade, Vinícius Bispo dos Santos, Jaqueline Gonçalves Souza dos Santos, Thauan Braga Vicarone, Yara Cristina da Silva Lopes, Jeanye Dhelma Pascoal dos Santos, Adison Timótio Silva, Beatriz de Oliveira Prado, Mayara Cristina Gomes Lobo, Nícolas Marlon Rocha Quinto e Ariane Aparecida Roque Pereira Horta. Todos eles estiveram acompanhados pelo Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior.

Participantes do IFSP-Caraguatatuba no ENALICParticipantes do IFSP-Caraguatatuba no ENALIC

O VI ENALIC teve o propósito de possibilitar a exposição e o diálogo sobre experiências e pesquisas nos diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, com destaque para a complexidade e a diversidade deste processo. As discussões realizadas objetivaram o fortalecimento e a consolidação de políticas e práticas de formação e atuação docente que pudessem: contribuir para a valorização do magistério e da carreira docente; propor estratégias de combate à evasão nos cursos de licenciatura; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; oportunizar a criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar; elaborar soluções para a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano das escolas de educação básica; articular teoria e prática na formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura e na docência na educação básica. Os eixos temáticos do VI ENALIC foram: 1. Processos de Ensino e aprendizagem; 2.Políticas de avaliação; 3. Políticas Públicas e identidade docente; 4. Políticas educacionais e Currículo; 5. Educação, diversidade e inclusão social; 6. Educação, linguagens, tecnologias e valores; 7. Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade; 8. Alfabetização e letramentos (com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico). Mais informações sobre este evento podem ser obtidas em: <http://eventosunioeste.unioeste.br/index.php/apresentacao-enalic>.

Professor Luis Américo e estudantes na PUC-PRProfessor Luis Américo e estudantes na PUC-PR

O VI ENALIC reuniu alunos e professores de diversos cursos de Licenciatura (Matemática, Física, Química, Biologia, Letras, entre outras) de todo país e também contou com a presença de estudantes bolsistas e professores das Redes Públicas de Ensino, envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa este que é fomentado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e que está presente no IFSP- Caraguatatuba desde 2012. Atualmente, no IFSP-Caraguatatuba, ele conta com 21 bolsistas de Iniciação à Docência, 3 professores supervisores das três escolas públicas conveniadas (EE Colônia dos Pescadores, EE Ismael Iglesias e EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz), 2 coordenadores de área (do IFSP-CAR) e movimenta aproximadamente R$ 12.000,00 por mês em bolsas.

As várias palestras, oficinas, minicursos e atividades culturais que ocorreram foram intercaladas por apresentações de painéis que tornaram o ambiente rico para a troca de experiências acadêmicas e de práticas pedagógicas.

Durante o evento, a estudante Isabella Noima Alves (bolsista do Pibid) apresentou o trabalho intitulado “A relação do Pibid e a formação docente” que teve a orientação do Prof. Me. Rafael Nogueira Luz.

Estudante Isabella em sua apresentaçãoEstudante Isabella em sua apresentação

As estudantes Ariane Aparecida, Beatriz Prado, Isabella Noima, Mayara Lobo, Marilene Batista e Natália Barros destacaram a discussão promovida pelos palestrantes Profa. Dra. Alessandra Assis (UFBA) e Prof. Dr. Nilson de Souza Cardoso (UFCE) na mesa-redonda intitulada “O programa institucional de bolsa de iniciação à docência”. As estudantes puderam observar a importância de discutir sobre a presença do Pibid nas licenciaturas em busca da melhoria da qualidade da educação básica e da educação superior. Na opinião destas estudantes: “os resultados mostrados são significativos e há esperança de que políticas públicas como essas auxiliem na formação inicial do professor, contribuindo para uma ação pedagógica reflexiva”.

Estudantes durante uma das atividades do ENALICEstudantes durante uma das atividades do ENALIC

Já as estudantes Jaqueline Santos e Yara Cristina ficaram bastante entusiasmadas com uma das oficinas apresentadas durante o evento pela estudante Monica do curso de Licenciatura em Matemática da PUC-MG. Na visão destas estudantes, a oficina intitulada “Oficina trilha dos sólidos” foi um relato importante da experiência vivida pela bolsista do Pibid e que está alinhada às várias atividades desenvolvidas pelos Pibidianos do IFSP Câmpus Caraguatatuba. Na opinião delas, “esta atividade foi extremamente importante para nossa formação, pois foi um momento de troca de experiências e nos despertou um novo olhar sobre o tema”.

Estudantes durante a oficina trilha dos sólidosEstudantes durante a oficina trilha dos sólidos

Além de participar do evento os alunos tiveram a oportunidade de visitar e conhecer alguns pontos turísticos da cidade de Curitiba como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá, o que enriqueceu ainda mais a sua formação cultural.

Professor Luis Américo e estudantes em CuritibaProfessor Luis Américo e estudantes em Curitiba

A participação de estudantes universitários em congressos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes presentes afirmaram que a participação neste evento foi muito importante para o seu desenvolvimento acadêmico e para conhecer melhor as questões envolvidas na formação e na profissionalização de docentes da educação básica.

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página