Licenciandos em matemática participam de oficina de sabão no IFSP-Caraguatatuba
No dia 03 de junho de 2016, a partir das 11:00 da manhã, no Laboratório de Ciências Naturais (Sala 106), licenciandos em matemática do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participaram de uma “oficina de sabão” para reaproveitamento de óleo de cozinha usado. Estiveram presentes alunos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que ministra a estes alunos a disciplina “Interface da Matemática com a Física 3” neste horário; além disso estiveram presentes também alunos de outros semestre do curso de matemática.
foto 1
As atividades foram realizadas pela Profa. Dra. Shirley Pacheco de Souza e pela Profa. Ma. Priscila Cristini dos Santos, juntamente com as monitoras Natalia Carolina Cavalcanti Rafael e Thalita Kaun Frateschi, ambas alunas do curso técnico em meio ambiente.
foto2 2
No início da oficina, foi apresentado aos estudantes presentes os materiais utilizados na produção de sabão, bem como foi feita uma explicação a respeito de todos os passos necessários bem como dos cuidados necessários na manipulação dos produtos químicos usados.
foto 3
Um dos objetivos desta atividade foi o de produzir uma reflexão a respeito dos impactos ambientais produzidos pelas ações dos seres humanos, no caso específico, a respeito do descarte dado para o óleo de cozinha que usamos na produção de alimentos. A utilização deste óleo para a produção de sabão pode ao mesmo tempo evitar o impacto do seu lançamento de volta no ambiente em que vivemos e gerar um bem importante para a limpeza e higiene.
foto 4
As atividades experimentais realizadas no laboratório de ciências naturais nesta manhã revelaram um caráter interdisciplinar evidente. Na biologia, a reflexão a respeito dos impactos ambientais das ações humanas e a respeito da ciência da ecologia. Na química, a discussão sobre as características químicas do sabão para que ele consiga de fato limpar de fato a “sujeira” dos materiais e sobre as reações químicas que ocorrem na oficina. Na física, foi constatado que durante um dos passos dos experimentos feitos, houve o aquecimento de um recipiente usado, caracterizando a reação como exotérmica; a origem desta energia, que foi liberada, permite trabalhar com o conceito de conservação de energia. Na matemática, há todo um trabalho com proporções, porcentagens, números decimais e frações que fica evidente na “receita” para fazer sabão, no que diz respeito às quantidades de óleo, de água, de soda e de álcool a serem utilizadas: o raciocínio proporcional deve ser usado quando se pretende produzir mais ou menos sabão em relação à receita original. Na historia e na geografia, é possível trabalhar com questões relativas à época e à região em que aconteceu a descoberta da produção de sabão na antiguidade.
foto 5
Esta oficina de sabão fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente no IFSP-Caraguatatuba. Na manhã de 02 de junho de 2016, quinta-feira, alunos do curso de Licenciatura em Matemática participaram de outra ação proposta para esta semana, no caso uma oficina de papel reciclado.
As atividades da Semana do Meio Ambiente contaram também com o apoio da Profa. Dra. Samara Salamene (que realizou a oficina de sabão no dia 02/06) e da Profa. Dra. Janice Peixer (que organizou uma feira de trocas no pátio do IFSP).
Estas atividades educacionais são importantes para criar uma consciência ambiental no público em geral e, mais especificamente, entre os futuros professores de matemática que são formados pelo IFSP-Caraguatatuba, de modo que eles incorporem as questões ambientais em suas práticas pedagógicas cotidianas. Além disso, ao colocarem literalmente as mãos na massa, os presentes perceberam a importância de atividades experimentais para uma melhor compreensão das diferentes ciências naturais.
Redes Sociais