Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Licenciandos apresentaram propostas didáticas nas áreas de Física e de História da Matemática
Início do conteúdo da página

Licenciandos apresentaram propostas didáticas nas áreas de Física e de História da Matemática

Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 11h38 | Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2015, 11h38

No dia 23 de outubro de 2015, no período matutino, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), apresentaram propostas didáticas nas áreas de Física e de História da Matemática. As atividades foram abertas aos interessados, tiveram divulgação pública prévia e fizeram parte da avaliação que o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira realizou nas disciplinas “Matemática e sua História”, “Interface da Matemática com a Física 2” e “Interface da Matemática com a Física 4”, ministradas por ele neste curso.

Licenciandos em matemática do IFSP-Caraguatatuba do 4o semestre com professor RicardoLicenciandos em matemática do IFSP-Caraguatatuba do 4o semestre com professor Ricardo

No início da manhã, entre 7:00 e 8:40, os estudantes do 4º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, da disciplina Matemática e sua História, apresentaram propostas didáticas de inserção da História da Matemática em aulas regulares da educação básica. Os alunos João Pereira Neto, Éber da Motta Medeiros Junior e Isabella Noima Alves apresentaram uma proposta didática intitulada “Pitágoras e seu teorema” em que procuraram abordar a história de Pitágoras e o contexto da época em que viveu. Na sequência as alunas Adriana de Andrade, Olga Barbosa e Cintia Ribeiro de Jesus, apresentaram uma proposta didática sobre o Teorema de Tales, tendo como foco a vida e a história deste outro importante matemático grego, Tales de Mileto. Em seguida, os alunos Vitor Fernandes e Wallace Luann apresentaram seu plano de aula tendo como tema a soma dos termos de uma progressão aritmética, abordando a história do matemático Carl Friedrich Gauss, também conhecido como o príncipe da matemática. Já os licenciandos Deive Faria e Roberta da Silva propuseram uma intervenção didática em torno do tema dos sistemas numéricos posicionais, utilizando como eixo condutor das discussões, o documentário “A história da matemática 2 – O gênio do oriente” produzido pela BBC e disponível para ser assistido no site youtube.

Finalmente, os estudantes Marieta Santos, Marilene Batista e Natanael Elzébio apresentaram uma atividade em torno de um jogo no estilo “dinâmica de grupo”, denominado “Tá na cara – Quem sou eu?”, na qual na testa de cada aluno era colado uma tira com o nome de um grande matemático da história e ao aluno era dado o direito de perguntar apenas questões com respostas do tipo “sim” ou “não”, de modo a tentar deduzir qual importante matemático da história tinha seu nome colado na sua testa e que ele não conseguia ver.

Licenciandos em matemática participando do jogo “Tá na cara - Quem sou eu?”Licenciandos em matemática participando do jogo “Tá na cara - Quem sou eu?”

Entre 8:40 e 10:35, os estudantes do 8º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, da disciplina Interface da Matemática com a Física 4, apresentaram propostas didáticas para inserção da Física Moderna e demais temas desta disciplina em aulas da educação básica, por meio de atividades experimentais e outras estratégias didáticas. No início, as estudantes Luciene Santos, Natália Barros e Rosana Teixeira apresentaram alguns experimentos de observação espectral utilizando um CD de modo a abordar o tema da espectroscopia. Na sequência, a estudante Jessica Mariana Mendonça das Neves apresentou uma proposta de aula com foco no estudo de ondas eletromagnéticas, envolvendo um celular com vários tipos de materiais (saco plástico, pano de prato e papel alumínio) e avaliando em que situação a antena do celular perdia a recepção de sinal e não “tocava” quando recebia alguma chamada de outro telefone. O estudante Júlio Manoel de Campos Souza apresentou uma experiência em que analisou o efeito de interferência da luz de um laser que incidiu sobre um grafite 0,3 preso de forma vertical sobre uma borracha. Os estudantes Francisco Sérgio da Silva Junior e Wilton dos Santos Vieira apresentaram uma proposta de aula em que discutiam o funcionamento do GPS (Sistema de Posicionamento Global) a partir das suas relações com a teoria da relatividade de Einstein. No final, as alunas Glauce de Oliveira Santos Silva e Kimberly Souza dos Santos apresentaram um plano de aula em que discutiam a dualidade onda-partícula da luz com a inserção de experimentos para, por meio de analogias, verificar a existência ou não do fenômeno de interferência de ondas utilizando esguichos de água com corantes e utilizando feixes de luz em ambientes com fumaça.

Licenciandos em matemática do IFSP-Caraguatatuba do 8o semestre com professor RicardoLicenciandos em matemática do IFSP-Caraguatatuba do 8o semestre com professor Ricardo

Ao final da manhã, entre 10:35 e 12:15, os estudantes do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, da disciplina Interface da Matemática com a Física 2, apresentaram propostas didáticas para inserção de experimentos de demonstração de física utilizando materiais de baixo custo, em áreas como termodinâmica, óptica e ondulatória, temas estudados nesta disciplina. Inicialmente, os estudantes Marta Alves de Lima Moura, Jessica Mariana Mendonça das Neves e Leandro Carvalho Julio apresentaram uma sequência de experimentos sobre dilatação com materiais de baixo custo constituídos por folhas com duas faces (uma face de papel e uma face de alumínio) aquecidas pela proximidade da chama de um fósforo. Em seguida, as estudantes Elizabete Lins e Pamela dos Santos Bezerra apresentaram uma experiência para estudo de correntes de convecção usando cristais de permanganato de potássio no fundo de um recipiente de vidro com água que é aquecido lentamente. Finalmente, trabalhando em conjunto, dois grupos de estudantes compostos pelos estudantes Vinicius Bispo dos Santos, Brenno P. T. de Goes Telles, Marcio O. de Morais Jr. e Nicolas Marlon R. Quinto apresentaram uma série de diversos experimentos explorando diferentes fenômenos, tais como a convecção e o estudo do transporte de calor, bem como difração, reflexão e refração da luz, utilizando para isso de um feixe de laser.

Experimento de convecção em frente a licenciandos em matemática do 6o semestre e ao professor RicardoExperimento de convecção em frente a licenciandos em matemática do 6o semestre e ao professor Ricardo

O principal objetivo destas atividades foi salientar diferentes tipos de possíveis abordagens educacionais dos conteúdos desenvolvidos nestas disciplinas, de modo a estimular nos futuros professores a iniciativa de, sempre que for possível, utilizar dinâmicas inovadoras no ensino e inserir, no currículo regular das aulas da educação básica, temas e práticas que tradicionalmente não são muito abordados: a história da matemática, a física moderna e a apresentação de experimentos científicos de demonstração de conceitos e leis teóricos, o que pode vir a se tornar algo de grande valor educacional para a formação dos alunos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página