Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Jovens de Boiçucanga e de Maresias visitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 06h08 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2017, 06h08

Na tarde do dia 13 de abril de 2017, estudantes e jovens que vivem na costa sul do município de São Sebastião visitaram o câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e assistiram, no auditório do IFSP, apresentações de cunho científico, organizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rodrigo Henrique Revelete Godoy, Julia Cristina Barbosa Lucoveis, Thiffany Souza do Nascimento, Juliana Caroline da Silva Sousa, Diego Corrêa Peres de Souza, Fabio dos Santos Pereira e Rafael Honório Morais de Oliveira) e por bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto, Adriana de Andrade e Rafael Brock Domingos) orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estes jovens vieram acompanhados pela assistente social Marisa Pereira e pela psicóloga Letícia Oppido de Castro que organizaram a visita previamente com o servidor do IFSP-Caraguatatuba Marcos Henrique da Silva. O Prof. Me. Nelson Alves Pinto (que é docente da área de Informática do IFSP-Caraguatatuba e foi diretor desta instituição nos anos de 2015 e 2016) também participou das atividades de recepção a estes jovens.

Público presente no auditório do IFSP Caraguatatuba durante esta atividadePúblico presente no auditório do IFSP Caraguatatuba durante esta atividade

Estiveram presentes cerca de trinta jovens entre 15 e 24 anos, atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Boiçucanga e pelo NAAS (Núcleo de Atendimento de Assistência Social) de Maresias, órgãos que propiciam regularmente atividades educacionais e culturais extracurriculares para eles.

Professor Ricardo Plaza e seus 11 bolsistas de iniciação científica e de extensãoProfessor Ricardo Plaza e seus 11 bolsistas de iniciação científica e de extensão

Para organizar esta atividade de extensão com estes jovens, Letícia e Marisa entraram em contato com o servidor Marcos que preparou as atividades desta visita com os professores Nelson e Ricardo de modo que a recepção a estes jovens os motivassem para continuarem seus estudos futuramente no próprio IFSP ou em alguma outra instituição de ensino.

Professores Ricardo e NelsonProfessores Ricardo e Nelson

Os jovens de São Sebastião, após chegarem ao câmpus de Caraguatatuba e conhecerem o pátio que fica em frente à lanchonete, foram conduzidos para o auditório da instituição onde estavam programadas algumas atividades acadêmicas de recepção.

Marisa, Letícia e RicardoMarisa, Letícia e Ricardo

Inicialmente, o servidor Marcos Henrique apresentou de modo genérico o IFSP-Caraguatatuba, explicando a respeito de sua história, dos tipos de cursos existentes e do modo como eles estão organizados.

Marcos explica os tipos de cursos existentes no IFSPMarcos explica os tipos de cursos existentes no IFSP

O professor Nelson então se apresentou aos jovens presentes e procurou explicar com mais detalhes quais são os diversos cursos existentes no IFSP-Caraguatatuba e qual o perfil do profissional formado por estes cursos.

Professor Nelson apresenta os cursos do IFSP-CaraguatatubaProfessor Nelson apresenta os cursos do IFSP-Caraguatatuba

Na sequência, o professor Ricardo Plaza se apresentou e explicou aos jovens presentes as possibilidades de desenvolvimento acadêmico no IFSP-Caraguatatuba para aqueles que têm interesse por temas científicos e que gostem de estudar. Em particular, explanou um pouco a respeito dos cursos de Licenciatura em Física (no período noturno) e de Licenciatura em Matemática (no período matutino), que estão também bastante voltados para estudantes que têm interesse por áreas de investigação científica que estão situadas nas fronteiras do conhecimento humano atual. Ele passou então a palavra para seus bolsistas presentes e que são orientados por ele em atividades de pesquisa, extensão e ensino.

O bolsista de iniciação científica João Pereira Neto – que está no quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática – relatou aos presentes um pouco da sua experiência acadêmica no IFSP-Caraguatatuba e refletiu brevemente com eles a respeito do conceito de gravidade e da evolução histórica das teorias que explicam o fenômeno da queda dos corpos. Para motivar, ele apresentou um vídeo interessante sobre o que acontece quando um astronauta da Estação Espacial Internacional - EEI (ou “International Space Station” - ISS) – que orbita em torno da Terra – tenta torcer um pano molhado com água, que pode ser assistido em: <https://www.youtube.com/watch?v=o8TssbmY-GM> (“Wringing out Water on the ISS - for Science!” ou “Torcendo a água para fora na EEI – pela Ciência!”). De modo complementar, ainda sobre gravitação, foi também apresentado aos presentes o vídeo didático de animação “Quer que desenhe – Gravidade” da série “Um sábado qualquer”, produzido por Carlos Ruas: <https://www.youtube.com/watch?v=jSSVmJItv8E>.

João reflete com os presentes sobre a gravidadeJoão reflete com os presentes sobre a gravidade

Os bolsistas também apresentaram alguns experimentos científicos que usualmente despertam bastante a atenção de pessoas com grande curiosidade por temas científicos, tais como o levitador magnético e a bola de plasma. Foi apresentado também um “drawdio”, um equipamento simples constituído de um lápis e alguns componentes eletrônicos que permite que se “desenhe um áudio” (ou um som) e também que se evidencie que o grafite e o próprio ser humano têm a propriedade de conduzir correntes elétricas. Mais informações em inglês sobre este equipamento simples, desenvolvido inicialmente pelo MIT (“Massachusetts Institute of Technology” ou “Instituto de Tecnologia de Massachusetts”), podem ser obtidas em: <http://drawdio.com/>. Um vídeo curto sobre o funcionamento deste “drawdio” pode ser obtido em: <https://www.youtube.com/watch?v=gDaj3tBSM2M>.

Kauã e o experimento com a bola de plasmaKauã e o experimento com a bola de plasma

Antes do final das atividades, os jovens presentes, acompanhados pelo servidor Marcos Henrique, fizeram uma visita pelas instalações, salas de aula e laboratórios do IFSP-Caraguatatuba e foram convidados a voltarem outras vezes, para participarem de atividades acadêmicas de extensão, como as sessões de cinedebates e o minicurso de astronomia. Foi lembrado para estes jovens também a importância de realizarem a prova do ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, cuja nota é necessária para quem queira ingressar em qualquer um dos atuais cinco cursos superiores existentes na instituição. Para os estudantes que queiram se aprofundar nos estudos de algum tema de pesquisa, uma sugestão inicial é assistir o vídeo de 3 minutos denominado “Como se tornar um mestre nos estudos: a técnica Feynman” do canal “IlustradaMente” (“Conhecimentos que transformam”) do YouTube no link: <https://www.youtube.com/watch?v=CN_SCpGuJ_w>.

O programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia atividades científicas e culturais para a comunidade externa à instituição. Qualquer um interessado em ciência e cultura está convidado a participar destas atividades que são gratuitas e abertas a todos. Mais informações sobre estas atividades podem ser obtidas no site do IFSP-Caraguatatuba (<www.ifspcaraguatatuba.edu.br>) e nos sites <www.cinedebate.com.br> e <www.educacaocientifica.com.br> (ambos desenvolvidos pelo próprio programa de extensão), bem como na página “Cine Debate IFSP Caraguatatuba” no Facebook. Gestores e professores de escolas públicas que queiram que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página