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Jornada da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba discutiu a avaliação na aprendizagem

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2015, 10h24 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2015, 10h24

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2015, durante o período matutino, ocorreu a I Jornada da Licenciatura em Matemática (JLM) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba. A comissão organizadora deste evento foi composta por: Profa. Ma. Amanda Bicudo de Souza Almeida, Profa. Ma. Andressa Mattos Salgado Sampaio, Profa. Ma. Cristina Meyer, Profa. Dra. Natália Nassif Braga, Prof. Me. Rafael Nogueira Luz e Prof. Me. Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro.

Mesa de abertura - Professores Natalia, Andressa, Nelson e LuisMesa de abertura - Professores Natalia, Andressa, Nelson e Luis

A JLM propiciou discussões, reflexões, e atividades relacionadas ao ensino de matemática, incorporando os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática na organização do evento de modo a incentivar uma maior diversidade de ideias e formatos.

Público presente na JornadaPúblico presente na Jornada

No dia 10 de setembro, o diretor do IFSP-Caraguatatuba, Prof. Me. Nelson Alves Pinto, o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior, e a Profa. Ma. Andressa de Mattos compuseram a mesa de abertura do evento que ocorreu no auditório da instituição; estes professores foram apresentados pela Profa. Dra. Natália Nassif. Em sua intervenção de recepção aos presentes, o professor Nelson ressaltou a importância de um evento acadêmico como este estar acontecendo no câmpus de Caraguatatuba do IFSP.

Estiveram presentes estudantes do IFSP, professores das redes pública e privada de escolas da região do litoral norte paulista e representantes de outros câmpus do IFSP, como os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus da capital de São Paulo que vieram acompanhados pelo Prof. Dr. Amari Goulart.

Após a abertura, teve início no próprio auditório uma mesa redonda em torno justamente do tema central do evento que foi “Avaliar para ensinar e ensinar para avaliar, como é mesmo isto?” Os dois palestrantes foram o Prof. Me. Samuel Gomes Duarte (docente do câmpus de São José dos Campos do IFSP) e a Profa. Ma. Andressa de Mattos. As discussões se aprofundaram sobre as várias formas de avaliar o processo de aprendizagem escolar, com exemplos práticos sobre isto e uma análise das consequências existentes em cada opção possível. Ao final desta mesa-redonda surgiram algumas questões sobre o processo de avaliação e em seguida os presentes tiveram uma pausa no meio da manhã antes de voltarem para participar de uma das quatro oficinas que ocorreram.

Mesa redonda com professores Andressa e SamuelMesa redonda com professores Andressa e Samuel

A oficina 1 foi ministrada pelo Prof. Me. Odilthom Elias da Silva Arrebola e teve como tema “Transformações Lineares Planas – Uma abordagem algébrica e gráfica com o aplicativo geogebra”. O professor Odilthom gentilmente aceitou o convite feito pela professora Cristina Meyer para realizar esta oficina que procurou mostrar como o programa livre geogebra pode ser usado como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de transformações lineares.

Professor Odilthom durante a oficina 1Professor Odilthom durante a oficina 1

A oficina 2 intitulada “Enigmas: a matemática ‘disfarçada’” foi apresentada pelo Prof. Me. Ronaldo Rodrigues Chaves e teve como objetivo mostrar como enigmas podem se tornar ferramentas para o ensino e a avaliação em matemática e, ao mesmo tempo, serem considerados como atividades recreativas pelos alunos.

Professor Ronaldo durante a oficina 2Professor Ronaldo durante a oficina 2

A oficina 3 foi apresentada pela Profa. Ma. Jaqueline Lopes, pela licencianda Glauce Oliveira Santos Silva e pelo Prof. Me. Rafael Nogueira e teve como título “O Português e a Linguagem Matemática na resolução eficaz de problemas”. Esta oficina procurou analisar as possíveis dificuldades de interpretação de problemas matemáticos que os alunos do Ensino Fundamental II enfrentam.

Licencianda Glauce e professora Jaqueline durante a oficina 3Licencianda Glauce e professora Jaqueline durante a oficina 3

Na sequência, na oficina 3 foi realizada uma reflexão sobre como as dificuldades podem ser superadas por meio da prática da transferência (transposição) da língua materna para a linguagem matemática e vice-versa, de modo a auxiliar a leitura e montagem de problemas.

Professores Rafael e Jaqueline que realizaram um trabalho interdisciplinar na oficina 3Professores Rafael e Jaqueline que realizaram um trabalho interdisciplinar na oficina 3

A oficina 4 teve como título “As geometrias na escola básica” e foi ministrada pelo Prof. Me. Renato Ribeiro. Ela procurou explorar algumas possibilidades educacionais do uso de geometrias não-euclidianas acessíveis ao público escolar com o objetivo de colaborar para um aprendizado significativo de conceitos geométricos.

Professor Renato durante a oficina 4Professor Renato durante a oficina 4

No dia 11 de setembro pela manhã ocorreu a palestra de encerramento ministrada pelo Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Em sua apresentação ele procurou refletir sobre qual seria a contribuição da avaliação no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Professor Ocimar na sua palestra de encerramentoProfessor Ocimar na sua palestra de encerramento

Ao final desta manhã ocorreu uma apresentação cultural: os estudantes da licenciatura em matemática Wilton dos Santos Vieira e Marieta Angélica dos Santos interpretaram algumas belas músicas para o público presente no pátio do IFSP-Caraguatatuba, alegrando o “café” que foi preparado pela própria comunidade para a festa de encerramento da Jornada.

Licenciandos Wilton e Marieta na apresentação musicalLicenciandos Wilton e Marieta na apresentação musical

A JLM teve por objetivo ofertar aos licenciandos em Matemática e aos professores convidados, um complemento à formação com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas. A participação conjunta de graduandos e professores, além de enriquecer o conhecimento pessoal de cada um, pode proporcionar uma troca efetiva de conhecimentos e experiências únicas.

Professor Ocimar junto com professores da licenciatura em matemáticaProfessor Ocimar junto com professores da licenciatura em matemática

 

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