Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFSP realiza apresentação sobre astronomia em Ubatuba

Publicado: Sexta, 08 de Mai de 2015, 12h09 | Última atualização em Sexta, 08 de Mai de 2015, 12h09

Na tarde do dia 5 de maio de 2015, uma equipe de estudantes bolsistas de extensão e de iniciação científica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, esteve na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, no município de Ubatuba, realizando uma apresentação audiovisual intitulada “Fundamentos de Astronomia”. Os estudantes de matemática Lucas Conelian de Oliveira, João Pereira Neto, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Dérick Alves de Jesus e Rafael Brock Domingos, acompanhados e pelo orientador Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, realizaram esta atividade de extensão de educação científica a convite do professor Candido Osvaldo de Moura da Escola Tancredo.

Professores Ricardo e Candido junto com estudantes do IFSP CaraguatatubaProfessores Ricardo e Candido junto com estudantes do IFSP Caraguatatuba

A equipe do IFSP Caraguatatuba foi recebida por gestores da Escola Tancredo, como a diretora Fátima Barros, a vice-diretora Marcia Coelho e o coordenador de ensino médio Emerson Mendonça. O público presente foi composto de estudantes de diversas idades, do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, que lotaram o auditório da instituição.

Alunos da Escola Tancredo que assistiram a apresentação sobre astronomiaAlunos da Escola Tancredo que assistiram a apresentação sobre astronomia

Durante as duas horas de duração do evento, os estudantes do IFSP Caraguatatuba fizeram um breve relato acerca da história da astronomia, apresentaram as diferenças entre as concepções de Newton e de Einstein acerca da força da gravidade, explicaram as três leis de Kepler e abordaram questões de espectrometria sobre como identificar os elementos a partir das linhas espectrais da luz produzida por eles. A ilustração de diversos dos temas abordados foi realizada por cenas de vídeos como as séries de documentários “Cosmos” de 1980 e de 2014 e as animações “Quer que desenhe” e “Um sábado qualquer”. No final, de modo interativo foram apresentados os programas Stellarium e Carta Celeste que modelam e explicam os astros presentes no céu noturno; diversos alunos participaram de modo ativo dos desafios propostos, como a tentativa de localização do Cruzeiro do Sul ou da constelação de Gêmeos a partir da identificação de suas estrelas projetadas na tela.

Apresentação de Dérick sobre ondas eletromagnéticasApresentação de Dérick sobre ondas eletromagnéticas

Ao final da apresentação, diversos alunos se aproximaram dos palestrantes, procurando tirar dúvidas e, inclusive, relatando o interesse em seguir carreiras acadêmicas científicas no futuro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página