I Encontro das Licenciaturas do IFSP
Nos dias 11 e 12 de junho de 2015, professores do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Caraguatatuba: Mestra Jaqueline Lopes, Mestra Marta Senghi Soares e Mestre Luis Américo Monteiro Junior, participaram do I Encontro das Licenciaturas do IFSP realizado no Centro de Treinamento da ESAF (Escola de Administração Fazendária) em São Paulo. O tema do evento promovido pela Pró-reitoria de Ensino foi “Prática de Ensino e Estágio Curricular na Formação Docente”.
partindo da esquerda: Leonice (PRE), Ana Paula (PRE), Professora Marta, Professora Jaqueline, Bonetti (Pibid) e Professor Luis.
A mesa de abertura contou com a presença do Pró - Reitor de Desenvolvimento Institucional, Whisner Fraga Mamede, representando o magnífico reitor, do Pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, da Diretora de Graduação Ana Paula Santos e da Profª Marta Senghi Soares, Coordenadora de Licenciaturas e professora do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Caraguatatuba, bem como da Diretora Ajunta de Avaliação Externa, Devanir Cabral Lima Morikawa. Todos foram enfáticos ao destacar a importância do evento para o fortalecimento das Licenciaturas do IFSP.
Mesa de Abertura
No período da manhã foi realizada uma mesa redonda com os Professores Dr. Marcelo de Carvalho Bonetti (Coordenador Institucional do Pibid – IFSP – SP), Dr. Márcio Fernando Gomes (UFSCar – Sorocaba) e Drª. Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira (IFSP-SP) com a temática “Pibid e a formação docente: O caso do IFSP”. Esta sessão foi pautada pelo histórico do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES), desde seu primeiro edital CAPES em 2007 até o edital 61/2013 CAPES que rege o PIBID na atualidade. É importante destacar que o PIBID – IFSP conta hoje com aproximadamente 550 bolsistas. Os palestrantes destacaram os objetivos, a importância e alguns resultados do Programa, além da diferença entre essa ação e o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura.
Partindo da esquerda: Marcio, Rebeca, Marta, Bonetti, Suellen e Ana Paula
No período da tarde foi realizada outra mesa redonda, agora com a participação de Dyane Guedes Cunha (Pró-Reitoria de Extensão) e do Prof. Mestre José Otávio Baldinato (orientador de estágio no Curso de Licenciatura em Química - IFSP – SP). Para essa mesa redonda também foi convidada a Profª. Mestra Andressa Mattos Salgado Sampaio (Licenciatura em Matemática – IFSP Caraguatatuba) porém não pôde comparecer devido a problemas de saúde. Nessa mesa foram apresentadas as diferentes experiências com o Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino, assim como aspectos da regulamentação e operacionalização do Estágio. A seguir foram formados grupos de trabalho (GT’s) compostos por coordenadores de cursos, orientadores de estágio e coordenadores do PIBID, para um aprofundamento das discussões sobre Estágio Supervisionado e Prática de Ensino.
Mesa redonda com: Dyane, José Otávio e Ribeiro (Mediador)
O segundo dia de trabalhos teve início com duas palestras: a primeira intitulada “Considerações sobre Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Docente” proferida pela Profa. Dra. Letícia Marcondes Resende (UNESP – Araraquara), seguida pela Profa. Dra. Maísa Helena Altarugio (UFABC – SP) com o título “Considerações sobre a prática de ensino e formação docente”. Ao final das palestras foram retomadas as discussões realizadas pelos GT’s para que cada grupo apresentasse as suas conclusões a todos os participantes do evento.
Apresentação Profª. Maísa
O evento foi bastante produtivo, pois vários aspectos do Estágio Supervisionado e da Prática de Ensino foram abordados (concepção, legislação, vinculação Estágio x Prática de ensino, carga horária, professor responsável pelo Estágio, entre outros). Os grupos de trabalho concluíram unanimemente que há a necessidade de que eventos como este ocorram com frequência maior no Instituto.
Redes Sociais