Grupo de estudantes de graduação do IFSP apresentou colóquio sobre a participação em congressos acadêmicos
No dia 12 de agosto de 2015, a partir das 10:30, um grupo de quinze estudantes dos três cursos superiores de graduação (Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), apresentou, no auditório da instituição, um colóquio sobre diversos e importantes congressos acadêmicos nos quais participaram a partir do início do mês de julho. Este colóquio foi coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.
Professor Ricardo com estudantes que apresentaram o colóquio
Participaram da elaboração e da realização deste colóquio os seguintes estudantes: João Pereira Neto, Lucas Conelian de Oliveira, Adriana de Andrade, Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos, Lucas Demetrio Muniz, Giovanna Ataria Campos Santos, Julio Manoel de Campos Souza, Adison Timotio Silva, Ana Paula Negri de Macedo, Deive José Aparecido de Faria, Roberta da Silva, Nicolas Marlon Rocha Quinto, Raíssa Regina Santos da Apresentação.
Público presente ao colóquio
O colóquio se iniciou com a apresentação dos estudantes Dérick e Ariane, que relataram as suas vivências durante o X Encontro de Física do ITA (X EFITA), que ocorreu em São José dos Campos (SP), entre os dias 6 e 10 de julho; além deles, João e Adriana também estiveram presentes a este evento. Para eles, um grande diferencial foi a possibilidade de conhecer as instalações de instituições de ensino e pesquisa importantíssimas como o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foram apresentados no EFITA dois trabalhos de autoria de quatro estudantes do IFSP-Caraguatatuba.
Em seguida, João, Ana Paula, Adriana, Lucas Demetrio e Julio, analisaram as experiências que tiveram participando da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 12 e 18 de julho; além deles, Lucas Conelian e Victor Pugliese (formado pelo curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba) também estiveram presentes a este que é o maior congresso acadêmico do país. Foram apresentados um total de cinco trabalhos acadêmicos por membros da comunidade do IFSP-Caraguatatuba durante este evento. Além das diversas atividades de cunho acadêmico e científico, estes alunos puderam participar de discussões políticas importantes acerca de como incrementar as verbas para ensino e pesquisa no nosso país, sobretudo nos debates que aconteceram no estande da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos).
João, Ana Paula, Adriana, Lucas Demetrio e Julio durante a apresentação sobre a reunião anual da SBPC
O licenciando em matemática Adison relatou diversos momentos da sua experiência ao participar do 30º Colóquio Brasileiro de Matemática que ocorreu no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), situado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 31 de julho. O convívio com parcela significativa dos melhores matemáticos do país foi um dos principais diferenciais deste evento segundo Adison. A maior parte das atividades foi em inglês, mas segundo ele, este não foi um problema, pelo fato de estar estudando inglês justamente para poder lidar com estas situações.
Por sua vez, Rafael, Lucas Conelian, Ariane e Giovanna descreveram os momentos mais importantes da sua participação na Jornada de História da Ciência e Ensino (JHCE) que ocorreu nas dependências do Câmpus de Ciências Exatas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), entre 30 de julho e 1 de agosto, na capital paulista; além deles, João também participou deste evento. Estes estudantes apresentaram dois pôsteres durante a JHCE, fruto de seus trabalhos de iniciação científica e de extensão universitária. Os diversos minicursos e workshops que ocorreram enriqueceram muito a formação acadêmica de cada um deles, segundo seus próprios depoimentos.
Lucas Conelian, após a JHCE, permaneceu em São Paulo e participou de outros dois eventos que discutiram a ciência e a educação brasileira do ponto de vista internacional e que foram descritos brevemente por ele, na sequência. Primeiro, ele narrou o que ocorreu durante I Encontro de Colaboradores da Rede CsF, uma entidade não-governamental que tem desenvolvido projetos importantes com bolsistas e ex-bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF); este encontro ocorreu nos dias 1 e 2 de agosto, na Casa da Cidade. Depois, ele apresentou as atividades que ocorreram durante o 4º Seminário Internacional do Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira, que contou com importantes pesquisadores da Stanford University; este seminário aconteceu no dia 4 de agosto, no Teatro da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Os dois eventos evidenciaram a importância para o desenvolvimento nacional de programas como o “Ciência sem Fronteiras” que já enviou cerca de 100 mil universitários brasileiros para estudar em prestigiadas universidades estrangeiras, sobretudo com o objetivo de incrementar a qualidade da pesquisa e da educação em nosso país.
Finalmente, Roberta, Deive, Raíssa e Nicolas, apresentaram um panorama do 2º Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática, que ocorreu alguns dias depois deste colóquio, mais especificamente entre os dias 14 e 16 de agosto, no Colégio Militar de Brasília (DF); além deles, esteve presente a este Simpósio, Katia Regina dos Santos da Apresentação que é formada pelo curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Neste Simpósio, estes estudantes apresentaram quatro trabalhos acadêmicos. Durante o colóquio (que ocorreu antes do Simpósio), estes alunos procuraram salientar as suas perspectivas a respeito dos cursos e das atividades programadas, bem como do processo que consistiu na submissão e análise dos trabalhos acadêmicos que foram produzidos e aceitos para serem apresentados na forma de pôsteres.
Roberta, Deive, Raíssa e Nicolas durante a sua apresentação
Todos os alunos agradeceram aos apoios financeiros de diversas instituições e, inclusive, de familiares que eles tiveram e que auxiliaram na participação nestes congressos acadêmicos. Eles ressaltaram de modo unânime a importância destas experiências em sua formação universitária. O professor Ricardo agradeceu ao professor Paulo Ribeiro do IFSP-Caraguatatuba que levou os seus estudantes do 3º ano do curso Técnico em Comércio Integrado para participarem deste colóquio e salientou a importância de que, desde a educação básica, os professores incentivem a participação de seus alunos em debates acadêmicos nos mais diversos assuntos.
Redes Sociais