Estudantes do IFSP realizaram atividades de extensão na Mostra Educacional da Escola Cynthia Cliquet
Na tarde do dia 04 de novembro de 2016, sexta-feira, quatro estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram atividades educacionais experimentais em áreas científicas e da matemática na Escola Municipal Professora Cynthia Cliquet Luciano, do município de São Sebastião (SP), durante a VIII Mostra Educacional “Ciência na Escola: Articulando e Transformando Práticas”. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta trabalhos de extensão e de pesquisa de três deles, e já orientou o trabalho de extensão de uma quarta aluna presente.
Rafael, Adriana, Josiene, Cintia e professor Ricardo Plaza
Estas palestras foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Josiene Vieira Nascimento Dourado) e dos projetos de iniciação científica “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Eles são orientados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Acompanhando-os estava também a estudante Cintia Ribeiro de Jesus que foi bolsista em 2014 no projeto de extensão “Educação científica e ambiental para alunos de escolas públicas do litoral norte de São Paulo”, orientada também pelo professor Ricardo Plaza. Todos os quatro estudantes presentes são do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.
Professores Edward, Robert, Isac, Aparecida e Ricardo Plaza
Os estudantes ao chegarem na Escola Cynthia Cliquet foram recebidos por membros da sua direção e conduzidos para a sala 18 que foi dedicada a atividades nas áreas científicas e da matemática. Nesta sala eles estruturaram vários experimentos de física e jogos matemáticos que se adicionaram a materiais didáticos que já estavam presentes. Os professores de matemática da Escola, Aparecida Helena dos Santos Silva, Isac Rodrigues, Robert Miranda e Edward Cardoso, estavam presentes na sala e colaboraram decisivamente para que as atividades lúdicas, práticas e manipuláveis ajudassem a despertar a curiosidade pelo conhecimento científico e matemático por parte dos alunos que circularam por esta sala.
Adriana e professor Edward em frente à experiência de física
Segundo Adriana, uma das experiências que mais chamaram a atenção foi aquela em que um litro de leite em embalagem (fechada) longa vida é inserido, sucessivamente, em dois baldes, um somente com água da torneira e outro com água misturada com um quilograma de sal: no primeiro caso o litro de leite afunda, enquanto no segundo caso o litro de leite boia. Os alunos são orientados e incentivados, então, a formular hipóteses explicativas para estes dois comportamentos diferentes, de modo a que construam mentalmente os conceitos de densidade de um líquido e de força de empuxo.
Trabalho com jogos de matemática
Os jogos matemáticos apresentados (como, por exemplo, a torre de Hanói) atraíram muito a atenção de diversos alunos, que foram desafiados por problemas específicos propostos para estas atividades.
Mostras educacionais – como esta realizada pela Escola Municipal Cynthia Cliquet – que procurem estimular o interesse dos estudantes pelas diversas áreas científicas e pelo conhecimento em geral, são fundamentais para o desenvolvimento tecnológico do país e para melhorar a qualidade da nossa educação pública. Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba presentes nesta Mostra Educacional agradecem o convite e a oportunidade de colaborar com tão importante iniciativa.
As ações realizadas são parte integrante do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, bem como dos projetos de iniciação científica “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia”, todos desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Os bolsistas destes projetos estão à disposição para realizar estas e outras atividades de educação experimental científica e matemática, para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas que desejarem que seus alunos participem de palestras como estas devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
As opiniões e os pontos de vista manifestados na atividade descrita neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.
Redes Sociais