Estudantes do IFSP realizaram atividades de extensão na Escola Ismael Iglesias
Na tarde do dia 12 de abril de 2016, uma terça-feira, dez estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Ismael Iglesias, localizada no Bairro Barranco Alto (Caraguatatuba), onde realizaram uma série de atividades educacionais de extensão universitária. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas ações foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural (Roberta da Silva, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha, André Luiz Oliveira dos Santos Junior, Douglas Cleber Araujo Leite, Aline Getúlio e Adilson Alves de Oliveira Junior) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os alunos que estiveram presentes são orientados pelo professor Ricardo Plaza e estudam em diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como licenciatura em matemática, tecnologia em processos gerenciais e técnico em edificações.
Professor Ricardo Plaza com bolsistas do IFSP na entrada da Escola Estadual Ismael Iglesias
Estas atividades foram organizadas a partir do contato inicial que o professor Ricardo Plaza manteve com gestores da Escola Ismael Iglesias, como a coordenadora Roseli Maia Camargo e a diretora Lúcia Luz de Oliveira Pereira. Elas também contaram com o apoio de diversos professores da escola, em particular da professora Solange Maria da Silva que é também professora supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) nesta escola. Três bolsistas do programa PIBID (e licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba) que atuam nesta escola também deram um apoio importante para a realização das atividades: Vinicius Bispo dos Santos, Adison Timótio Silva e Nicolas Marlon R. Quinto. Para organizar este evento, o professor Ricardo Plaza e alguns de seus bolsistas, anteriormente, no dia 16 de março, participaram de uma reunião prévia de professores da Escola Ismael Iglesias de modo a explicar aos seus docentes as características das atividades que seriam realizadas.
As atividades ocorreram entre 13:00 e 18:20 e envolveram estudantes de diferentes turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ismael Iglesias.
Em uma primeira sala de aula, o bolsista de iniciação científica João apresentou a sua palestra audiovisual denominada “O cosmos e a gravidade 2.0: buracos negros supermassivos” com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para temas associados à cosmologia e a áreas que estudam questões que estão na fronteira da ciência.
João em sua apresentação audiovisual
Em outra sala, o bolsista de iniciação científica Rafael apresentou a sua palestra audiovisual “Uma breve história sobre a astronomia” com o objetivo de exibir a visão que diferentes povos tinham acerca das estrelas e das constelações do céu noturno, usando vídeos e também o software Stellarium que retrata as estrelas exatamente do modo como elas são vistas no céu em diferentes regiões do planeta, por diferentes povos e em diferentes períodos de tempo, de modo a discutir como diferentes culturas e etnias produziram conhecimentos importantes em astronomia, inclusive como forma de localização e orientação durante a noite.
Rafael em sua apresentação audiovisual
Em uma terceira sala, os extensionistas André e Brenda apresentaram a palestra audiovisual intitulada “A vida e o universo” (de autoria de Dérick Alves de Jesus, que já foi bolsista deste programa de extensão) com o objetivo de discutir temas como a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin e a possibilidade de existência de vida fora da Terra, assuntos que despertaram muito o interesse dos alunos presentes. Todas as três palestras audiovisuais descritas anteriormente foram apresentadas duas vezes nesta tarde (para duas turmas diferentes), uma antes do intervalo e outra depois do intervalo existente no meio da tarde.
Brenda e André em sua apresentação audiovisual
Numa quarta sala, os bolsistas de extensão Douglas, Roberta, Adilson e Aline Getúlio, juntamente com o professor Ricardo Plaza organizaram duas sessões de cinedebates sobre filmes que abordavam o nazismo e a intolerância gerada por esta doutrina na Alemanha na época da segunda guerra mundial. Antes do intervalo (no início da tarde) foi exibido e discutido o filme “O menino do pijama listrado” e depois do intervalo foi a vez do filme “A menina que roubava livros”. As duas turmas presentes puderam refletir e se aprofundar sobre a gravidade que é uma situação em que predomina o discurso de ódio contra pessoas de uma determinada raça ou com uma determinada religião ou ainda com um determinado tipo de pensamento político.
Sessão de cinedebate com a exibição do filme “O menino do pijama listrado”
Finalmente, na quadra da escola, foram realizadas dois tipos de atividades. A bolsista de extensão Aline de Oliveira apresentou a grupos com no máximo oito alunos, diferentes experimentos de física, abordando conceitos como momento angular, levitação magnética, frequência sonora e empuxo. Para Aline esta foi uma atividade especial, pois ela estudou na Escola Ismael Iglesias durante a educação básica e agora voltou à sua antiga escola, mas na condição de licencianda em matemática e com o objetivo de se tornar professora.
Aline Oliveira apresenta experimentos de física
Também na quadra da escola, a bolsista Josiene apresentou diferentes jogos e atividades experimentais de matemática, como a Torre de Hanói e a prova do teorema de Pitágoras com bolinhas de gude.
Josiene apresenta jogos e atividades experimentais de matemática
Estas são atividades educacionais que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
Redes Sociais