Estudantes do IFSP realizam atividades educacionais na Escola Benedita
Na tarde do dia 23 de março de 2016, estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Benedita Pinto Ferreira, localizada no Jardim Casa Branca (Caraguatatuba), onde realizaram uma série de atividades educacionais. Eles foram à escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas atividades foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural (Dérick Alves de Jesus, Josiene Vieira Nascimento Dourado, Aline da Silva de Oliveira, Brenda da Rocha e André Luiz Oliveira dos Santos Junior) e contou com o apoio de bolsistas de pesquisa de três projetos de iniciação científica: “Ensino de cosmologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto), “Investigação e inovação sobre o uso das atividades experimentais no processo de aprendizagem nas disciplinas das ciências naturais” (Adriana de Andrade) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os alunos que estiveram presentes são orientados pelo professor Ricardo Plaza e estudam no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.
Professor Ricardo com bolsistas do IFSP presentes na Escola Benedita
Estas atividades foram organizadas a partir do contato inicial da coordenadora de Ciências Humanas da Escola Benedita, professora Maria José Santos de Oliveira, com o professor Ricardo Plaza. Elas também contaram com o apoio decisivo da coordenadora de Ciências da Natureza e Matemática, professora Natalia Regina da Palma Silva, da coordenadora de Linguagens e Códigos, professora Gisele Maia Rocha, do coordenador geral, professor Felipe Torres Rodrigues, e do vice-diretor da Escola Benedita, professor Laércio Pereira Junior. As atividades também contaram com o empenho resoluto da equipe de professores da escola Benedita que duas semanas antes se reuniram previamente com o professor Ricardo Plaza e seus bolsistas (durante a própria reunião semanal de professores da escola) para definir os detalhes e a organização das atividades realizadas.
Professores Gisele, Maria Jose, Ricardo, Felipe, Natalia e Marcelino
As atividades foram realizadas em cinco salas diferentes da escola Benedita e foram voltadas para os alunos das suas turmas de ensino médio com o objetivo de despertar a curiosidade pelas ciências e pelo conhecimento e, ao mesmo tempo, incentivar a dedicação aos estudos.
Em uma primeira sala, foi organizado uma sessão de cinedebate com a exibição e posterior discussão do filme “Elysium”. Esta película de ficção científica é uma distopia que se passa no ano de 2154 em uma Terra em ruínas na qual vive a imensa maioria da humanidade em condições de grande pobreza e sem acesso aos direitos humanos básicos e a serviços públicos fundamentais. No entanto, a elite dos super-ricos fugiu da Terra e vive em uma estação orbital em forma de anel e que gira em torno do nosso planeta. Nesta estação denominada de Elysium, esta elite vive de forma suntuosa e tem acesso a serviços e equipamentos de saúde que são negados a população que vive na Terra. O debate posterior à exibição do filme discutiu temas abordados por ele, dentre os quais a luta da humanidade ao longo da história pela diminuição da desigualdade existente entre os seres humanos. Os bolsistas André Luiz Oliveira dos Santos Junior e Aline da Silva de Oliveira organizaram este cinedebate.
Alunos presentes no cinedabate sobre o filme Elysium
Numa segunda sala de aula, o bolsista de iniciação científica João Pereira Neto, apresentou a palestra audiovisual denominada “O cosmos e a gravidade 2.0: buracos negros supermassivos”, na qual, por meio de vídeos didáticos e cenas curtas de filmes e documentários, são abordados temas da fronteira do conhecimento humano na área da cosmologia e da astronomia.
Público presente à palestra sobre buracos negros
Numa terceira sala, o bolsista de extensão Dérick Alves de Jesus, apresentou uma palestra audiovisual intitulada “A vida e o universo”, na qual ele também usa vídeos didáticos e de animação para abordar questões associadas à evolução das espécies e às possibilidades da existência de vida fora da Terra.
Alunos presentes à palestra sobre “A vida e o universo”
Numa quarta sala, o bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos apresentou a palestra intitulada “Uma breve história sobre a astronomia”, na qual ele procurou explicar a visão que diferentes povos tinham acerca das constelações existentes no céu noturno, usando para isso o software Stelarium que simula um planetário mostrando as estrelas exatamente do modo como elas são vistas no céu noturno em diferentes regiões do planeta, por diferentes povos e em diferentes períodos de tempo.
Rafael apresenta sua palestra sobre astronomia
O quinto espaço utilizado foi o laboratório de ciências naturais (laboratório seco) da escola que foi dividido para a realização de duas atividades. Em uma bancada do laboratório, as bolsitas Adriana de Andrade e Brenda da Rocha apresentaram aos alunos uma série de demonstrações com experimentos científicos feitos a partir de materiais de baixo custo ou por meio de brinquedos e de equipamentos voltados para o ensino das diferentes ciências naturais.
Brenda e Adriana apresentam diferentes experimentos científicos aos alunos
Em uma outra bancada deste laboratório, a bolsista Josiene Vieira Nascimento Dourado apresentou diferentes jogos de cunho matemático de modo a procurar desafiar os alunos a procurarem soluções para os diferentes enigmas propostos.
Josiene apresenta diferentes jogos matemáticos aos alunos
Estas são atividades de extensão que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade externa à instituição. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
Redes Sociais