Estudantes do IFSP organizam Cinedebate sobre o filme Prometheus na Escola Avelino Ferreira
Na tarde de 16 de novembro de 2015, segunda-feira, na Escola Estadual Avelino Ferreira, situada na cidade de Caraguatatuba (SP), aconteceu uma sessão de cinedebate sobre o filme “Prometheus”, atividade esta organizada pelo projeto de extensão “Cinedebate: História, Ciência e Cultura” que é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, no âmbito do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); a atividade contou com o suporte importante do bolsista João Vitor Magalhães do Nacimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), implementado nesta escola estadual também pelo IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate foi organizado com o apoio da coordenadora de ensino médio, professora Gisele Virgovino de Sousa, e do docente de matemática, Francisco Leitão de Oliveira Neto, que também é professor supervisor do Pibid nesta escola.
Estudantes do IFSP com professores Ricardo Plaza e Francisco Leitão na Escola Avelino
Estiveram presentes colaborando com este cinedebate os seguintes estudantes do IFSP-Caraguatatuba que são bolsistas de extensão: Dérick Alves de Jesus, Ariane Aparecida Roque Pereira Horta, Rafael Brock Domingos e Ana Beatriz Vieira de Sousa. Enquanto Ana Beatriz é estudante do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, os outros são estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. A ideia deste cinedebate partiu do licenciando João Vitor que procurou o professor Ricardo Plaza para implementá-lo. A projeção do filme ocorreu em uma sala adequada para este propósito existente na Escola Estadual Avelino Ferreira e teve início às 13:10; após a sua exibição, ocorreu um debate sobre diversas questões suscitadas pelo filme, debate este que se prolongou até o horário do intervalo escolar.
Professora Gisele com alunos da Escola Avelino
Lançado em 2012, Prometheus foi dirigido pelo cineasta Ridley Scott, famoso por também ter dirigido o filme “Alien, o oitavo passageiro” em 1979; há, aliás, inter-relações ligação entre os dois filmes. Prometheus é um filme de ficção científica que se passa na última década do século XXI. Neste futuro hipotético, arqueólogos encontram na Terra diversas indicações – em pinturas rupestres, por exemplo – de que, no passado, extraterrestres estiveram aqui na Terra e de que inclusive foram eles que nos criaram. Diversos cientistas da trama principal do filme, que chamam estes extraterrestres de “engenheiros” (pois nos “construíram”), são designados para uma expedição interestelar através do universo em busca destes nossos criadores, até um planeta onde encontram uma estátua monolítica da cabeça de um extraterrestre humanoide.
Estudantes da Escola Avelino e do IFSP debatem sobre o filme Prometheus
O enredo do filme permitiu refletir de forma interdisciplinar sobre diferentes assuntos em campos como a biologia, a física, a cosmologia, a filosofia e a história. Uma das questões fundamentais do filme diz respeito à discussão sobre se a vida em geral (e a vida humana, em particular) foi semeada, em nosso planeta Terra, por seres extraterrestres. Os alunos presentes se envolveram ativamente com a proposta, tanto durante a projeção do filme, quanto no debate posterior a ela, quando fizeram diversas perguntas que permitiram tecer interessantes inter-relações a respeito do filme. Os próprios protagonistas do filme afirmam – durante o seu enredo – que a sua missão envolve procurar as respostas para as mais importantes questões da história da humanidade: De onde viemos? Qual é nosso objetivo? O que acontece depois de morrermos? A dualidade entre criador e criatura é algo recorrente em vários filmes e livros de ficção científica – como é o caso da obra “Frankenstein” escrita por Mary Shelley – e neste caso, em certo momento, um dos cientistas do filme aponta para uma espécie de “série infinita”: se os “criadores” nos criaram, então quem criou os criadores?
Alunos da Escola Avelino participam do debate
A equipe que organizou este cinedebate agradece os coordenadores do Pibid no IFSP-Caraguatatuba, Prof. Me. Luis Américo Monteiro Junior e Profa. Me. Jaqueline Lopes, pelo apoio dado ao evento e pelas ações fundamentais implementadas pelo bolsistas do Pibid, João Vitor, sem as quais não teria sido possível realizar um cinedebate com tal qualidade. O programa Pibid no IFSP-Caraguatatuba envolve 24 bolsistas que estudam no curso de Licenciatura em Matemática e atuam em quatro escolas públicas da região de modo a auxiliar seus professores de matemática e melhorar os níveis de educação. Estes 24 estudantes “pibidianos” recebem uma bolsa mensal do governo federal para executarem este trabalho.
O cinedebate é uma atividade de extensão universitária gratuita desenvolvida pelo IFSP-Caraguatatuba com o apoio de bolsistas extensionistas específicos para isto. Escolas que tenham interesse que seus alunos participem de sessões de cinedebates, no auditório do IFSP ou em um espaço destas próprias escolas, devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no IFSP-Caraguatatuba, de modo a definir os detalhes da atividade.
Redes Sociais