Estudantes do IFSP ministraram palestras de divulgação científica em escola da Ilhabela
Na tarde do dia 09 de maio de 2016, segunda-feira, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal Profa. Dra. Ruth Correia Leite Cardoso, localizada na Ilhabela, onde ministraram palestras de divulgação científica relacionadas à Astronomia para alunos de quatro classes de nonos anos do ensino fundamental. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino. Estas ações foram realizadas por dois bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (André Luiz Oliveira dos Santos Junior e Brenda da Rocha) e por dois bolsistas de pesquisa dos projetos de iniciação científica “Ensino de Cosmologia e Astronomia por meio de recursos audiovisuais e de telescópios” (João Pereira Neto) e “O uso de softwares como ferramentas auxiliares para o ensino de astronomia” (Rafael Brock Domingos). Todos os estudantes do IFSP que estiveram presentes nestas atividades recebem bolsas para a realização destas ações educacionais e científicas.
André, Rafael, Brenda e João na entrada da Escola Ruth Cardoso
O primeiro contato para a organização das ações educacionais desta tarde ocorreu quando os professores Vitor Honorio Fortes (História) e Maria Dalvanir Ferreira Vital (Matemática) da Escola Ruth Cardoso, entraram em contato com o professor Ricardo Plaza, com o objetivo de organizar alguma atividade educacional e de cunho científico com alunos de sua escola, sobretudo levando em consideração a participação destes alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) em 13 de maio de 2016. A partir de então foi definida a participação do professor Ricardo junto com quatro de seus bolsistas em uma reunião semanal dos professores desta escola da Ilhabela, reunião esta que ocorreu em 2 de abril de 2016. Nela, foram explicadas aos professores presentes as atividades educacionais de extensão realizadas usualmente por este grupo de bolsistas e as suas características e requisitos. A professora Maria Dalvanir que é licenciada em Matemática pelo IFSP-Caraguatatuba – onde se formou em 2014 – já conhecia o teor destas atividades e colaborou com os esclarecimentos feitos durante esta reunião, assim como o professor Vitor que também já conhecia o grupo devido a uma atividade de mesmo perfil que foi realizada em 2015 em uma escola de Maresias (São Sebastião) na qual ele lecionava.
Professores Vitor, Maria Dalvanir e Ricardo Plaza
As quatro turmas dos nonos anos do ensino fundamental que estudam no período vespertino da escola Ruth Cardoso foram levadas para uma grande sala com equipamentos audiovisuais as 14h30, onde assistiram quatro palestras sobre astronomia que foram ministradas pelos bolsistas do IFSP-Caraguatatuba até as 18h15. A primeira palestra foi ministrada pelo bolsista de iniciação científica João e teve como temas a Cosmologia, a gravidade e os buracos negros; além das transparências em Powerpoint foram apresentados dois curtos vídeos elucidativos. Após um pequeno intervalo, a extensionista Brenda apresentou uma pequena palestra sobre a presença das mulheres na área da Astronomia, dando destaque para a importância das descobertas feitas no século XX por duas astrônomas estadunidenses: Henrietta Swan Leavitt e Vera Rubin. Na sequência, o bolsista de extensão André apresentou uma palestra sobre Astrobiologia, na qual ele procurou definir alguns parâmetros para a pesquisa científica acerca das possibilidades de existência de vida fora da Terra. No final da tarde, o bolsista de iniciação científica Rafael apresentou diversas transparências acerca da história da Astronomia e da área da Etnoastronomia; em seguida apresentou o software “Stellarium” que pode ser baixado gratuitamente em computadores e modela os corpos celestes do céu noturno, apresentando planetas e seus satélites (com possibilidades de realização de zoom) e também as estrelas que formam os desenhos das constelações imaginados por diferentes povos e etnias; ele também apresentou também um pouco a respeito do programa gratuito “Carta Celeste” que tem as mesmas características, mas que é mais adequado para ser usado em celulares, sobretudo com o objetivo de identificar os nomes de estrelas, planetas e constelações da parte do céu para a qual o smartphone está sendo apontado.
Alunos da escola Ruth Cardoso presentes durante as palestras
Diversos alunos de ensino fundamental presentes revelaram um verdadeiro interesse pelos temas científicos abordados, inclusive com alguns declarando que iriam aprofundar pesquisas e estudos nestas áreas. Os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nestas atividades agradecem muito o empenho dos professores Vitor e Maria Dalvanir que se envolveram intensamente e procuraram criar as melhores condições possíveis para o sucesso das palestras. Agradecem também o apoio dado pela diretora Vilma Barreto e pela coordenadora pedagógica Eliane Beatriz Veloso Lopes.
Este leque de atividades educacionais do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba está disponível e pode ser propiciado para a comunidade externa à instituição, em particular para instituições de ensino. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de atividades deste tipo devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.
Redes Sociais