Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Antigas > Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participam de curso sobre Arduino em Paraty
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participam de curso sobre Arduino em Paraty

Publicado: Terça, 07 de Março de 2017, 07h21 | Última atualização em Terça, 07 de Março de 2017, 07h21

Nos dias 04 e 05 de março de 2017, dois estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos – estiveram presentes no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias da cidade de Paraty (RJ), onde participaram de um curso de automação em Arduino. O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que orienta seus projetos de pesquisa de iniciação científica acompanhou estes estudantes e também participou do curso. As aulas destes dois dias constituíram a primeira das duas etapas que compõe o curso no total.

João e Rafael no Núcleo de Mídias, Artes e TecnologiasJoão e Rafael no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias

Este curso de Automação em Arduino foi gratuito e aberto a todos os interessados; os responsáveis pelo curso foram o Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (docente da Unicamp), o Prof. Me. Daniel Paz de Araújo, Maurício Mudrik e João Adriano Freitas (ambos integrantes do Garoa Hacker Clube, São Paulo, https://garoa.net.br).

Mauricio, João Adriano, Ricardo Plaza e José DomingosMauricio, João Adriano, Ricardo Plaza e José Domingos

O objetivo deste curso foi difundir conhecimentos sobre a plataforma Arduino e formar pessoas na sua utilização, visando projetos de automação em Paraty e cidades vizinhas, em particular, utilizando o Arduino na construção de equipamentos para monitorar o nível dos rios que banham cidades da região.

Trabalhos sendo realizados por duplas de alunosTrabalhos sendo realizados por duplas de alunos

O Arduino é uma plataforma para elaboração de protótipos para automação de processos em áreas artísticas e científicas, na criação de jogos, em operações cotidianas em escritórios, residências e instituições públicas, na vigilância, etc. É um hardware aberto com utilização crescente em escolas como ferramenta de estímulo ao conhecimento e à criatividade de jovens com interesse nas tecnologias contemporâneas.

Apresentação do cursoApresentação do curso

Este curso faz parte do Projeto de Monitoramento do nível das águas do Rio Perequê-Açu de Paraty, que foi iniciado em agosto de 2016 com o curso de Criação de Aplicativo para celulares (APP Inventor) e que foi ministrado pelo professor Daniel Paz de Araújo. A ideia é compartilhar responsabilidades para prevenir desastres. O projeto visa envolver a comunidade e escolas de ensino fundamental e médio, para implantar um sistema de monitoramento simples de inundação para o trecho urbano do rio Perequê-Açu. Este sistema será baseado em Arduíno microprocessador e Global System for Mobile Communications - GSM (para celulares). A Defesa Civil de Paraty participa do projeto integrando os cursos e vai ajudar a definir os locais para a instalação da estação meteorológica. O projeto tem a coordenação do Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade (docente da UNICAMP) e de José Domingos Teixeira Vasconcelos (físico formado pela USP e membro da Diretoria Executiva do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias), e deverá estimular a pesquisa envolvendo alunos, professores e comunidade. O site do Núcleo é: <http://novasmidias.paraty.com/>.

José Domingos, João Adriano e Hermes RenatoJosé Domingos, João Adriano e Hermes Renato

O programa proposto para este curso de automação em Arduino foi o seguinte: 1. Introdução à eletrônica; 2. Componentes eletrônicos (sensores e atuadores); 3. Unidades de medida e cálculos básicos; 4. Entrada e Saída (I/O) do Arduino (analógico e digital); 5. Elaboração de projetos; 6. Exercícios variados com Arduino; 7. Arduino e Processing; 8. Planejamento de equipamento para monitorar o nível de rios; 9. Planejamento de estação meteorológica.

Momento de reflexão sobre possibilidades de uso do ArduinoMomento de reflexão sobre possibilidades de uso do Arduino

Este curso foi também um momento útil para troca de experiências entre diferentes pesquisadores e usuários da plataforma Arduino. A participação de estudantes universitários em cursos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e acadêmico. Os estudantes presentes João e Rafael relataram que as suas participações foram importantes para as suas formações acadêmicas, para os projetos de pesquisa de iniciação científica que desenvolvem e para o planejamento de atividades científicas experimentais educacionais e de extensão com o objetivo de divulgar a ciência.

João e Rafael, durante as aulas do cursoJoão e Rafael, durante as aulas do curso

As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página