Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participam de curso sobre Arduino em Paraty
Nos dias 04 e 05 de março de 2017, dois estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos – estiveram presentes no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias da cidade de Paraty (RJ), onde participaram de um curso de automação em Arduino. O Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira que orienta seus projetos de pesquisa de iniciação científica acompanhou estes estudantes e também participou do curso. As aulas destes dois dias constituíram a primeira das duas etapas que compõe o curso no total.
João e Rafael no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias
Este curso de Automação em Arduino foi gratuito e aberto a todos os interessados; os responsáveis pelo curso foram o Prof. Dr. Hermes Renato Hildebrand (docente da Unicamp), o Prof. Me. Daniel Paz de Araújo, Maurício Mudrik e João Adriano Freitas (ambos integrantes do Garoa Hacker Clube, São Paulo, https://garoa.net.br).
Mauricio, João Adriano, Ricardo Plaza e José Domingos
O objetivo deste curso foi difundir conhecimentos sobre a plataforma Arduino e formar pessoas na sua utilização, visando projetos de automação em Paraty e cidades vizinhas, em particular, utilizando o Arduino na construção de equipamentos para monitorar o nível dos rios que banham cidades da região.
Trabalhos sendo realizados por duplas de alunos
O Arduino é uma plataforma para elaboração de protótipos para automação de processos em áreas artísticas e científicas, na criação de jogos, em operações cotidianas em escritórios, residências e instituições públicas, na vigilância, etc. É um hardware aberto com utilização crescente em escolas como ferramenta de estímulo ao conhecimento e à criatividade de jovens com interesse nas tecnologias contemporâneas.
Apresentação do curso
Este curso faz parte do Projeto de Monitoramento do nível das águas do Rio Perequê-Açu de Paraty, que foi iniciado em agosto de 2016 com o curso de Criação de Aplicativo para celulares (APP Inventor) e que foi ministrado pelo professor Daniel Paz de Araújo. A ideia é compartilhar responsabilidades para prevenir desastres. O projeto visa envolver a comunidade e escolas de ensino fundamental e médio, para implantar um sistema de monitoramento simples de inundação para o trecho urbano do rio Perequê-Açu. Este sistema será baseado em Arduíno microprocessador e Global System for Mobile Communications - GSM (para celulares). A Defesa Civil de Paraty participa do projeto integrando os cursos e vai ajudar a definir os locais para a instalação da estação meteorológica. O projeto tem a coordenação do Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade (docente da UNICAMP) e de José Domingos Teixeira Vasconcelos (físico formado pela USP e membro da Diretoria Executiva do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias), e deverá estimular a pesquisa envolvendo alunos, professores e comunidade. O site do Núcleo é: <http://novasmidias.paraty.com/>.
José Domingos, João Adriano e Hermes Renato
O programa proposto para este curso de automação em Arduino foi o seguinte: 1. Introdução à eletrônica; 2. Componentes eletrônicos (sensores e atuadores); 3. Unidades de medida e cálculos básicos; 4. Entrada e Saída (I/O) do Arduino (analógico e digital); 5. Elaboração de projetos; 6. Exercícios variados com Arduino; 7. Arduino e Processing; 8. Planejamento de equipamento para monitorar o nível de rios; 9. Planejamento de estação meteorológica.
Momento de reflexão sobre possibilidades de uso do Arduino
Este curso foi também um momento útil para troca de experiências entre diferentes pesquisadores e usuários da plataforma Arduino. A participação de estudantes universitários em cursos como este colabora muito com o seu amadurecimento intelectual e acadêmico. Os estudantes presentes João e Rafael relataram que as suas participações foram importantes para as suas formações acadêmicas, para os projetos de pesquisa de iniciação científica que desenvolvem e para o planejamento de atividades científicas experimentais educacionais e de extensão com o objetivo de divulgar a ciência.
João e Rafael, durante as aulas do curso
As opiniões e os pontos de vista manifestados nas atividades descritas neste texto não necessariamente refletem a posição institucional do IFSP e são de inteira responsabilidade das pessoas que manifestaram tais opiniões e pontos de vista.
Redes Sociais